Griezmann: “Le Petit Diable”

- Advertisement -

Quando se tem, no mesmo campeonato, jogadores como Cristiano Ronaldo, Leonel Messi, Neymar, Gareth Bale e Diego Costa, é difícil sobrar espaço para falar dos outros jogadores com menor prestígio. Porém, não podia deixar passar mais uma semana sem escrever um artigo sobre uma das grandes figuras desta edição da Liga BVVA. Falo de Antoine Griezmann.

Nascido em 1991, na França, em Mâcon (região da Borgonha), Griezmann desde cedo revelou uma paixão futebolística muito própria. De facto, desde criança que procurou juntar-se a alguns clubes europeus de renome. De experiência em experiência, de clube em clube, o resultado era sempre o mesmo: rejeição. Foi então que a Real Sociedad viu no jovem francês aquilo a que mais ninguém teve capacidade de atentar e, em 2005, Griezmann ingressou nos escalões de formação do conhecido clube basco.

Na época 2009/2010, Le Petit Diable, como é conhecido em França, foi chamado à equipa principal da Real Sociedad e ajudou o clube a subir à primeira divisão espanhola.

Antoine Griezmann ao serviço da Real Sociedad  Fonte: Foot Mercato
Antoine Griezmann ao serviço da Real Sociedad
Fonte: Foot Mercato

Começava uma história com muitos golos: na época após a subida de divisão, já entre “os grandes”, Griezmann marcou 7 golos em todas as competições. Em 2011/2012 aumentou o registo para 8 golos, e, em 2012/2013, bateu novamente o seu recorde, faturando 11 golos.

Esta época, o jogador da Real Sociedad contabiliza uns incríveis 17 golos em 32 jogos. É, no mínimo, notável. Na verdade, a notoriedade de Griezmann subiu de tal forma que o site Transfermarkt avalia, atualmente, o jogador em 25 milhões de euros – em 2010 o valor era de apenas 1 milhão de euros.

As razões para tal valorização devem-se aos golos, mas não só. Griezmann é um extremo, com capacidade para jogar a avançado, dotado de um pé esquerdo fabuloso. Aliando a velocidade a uma técnica apuradíssima, o jovem jogador é extraordinariamente eficaz no 1 para 1. Ao jogar na linha mais avançada, Griezmann revela possuir um remate colocado e uma distinta aptidão para fazer golos. Quando descaído sobre uma linha, exibe-se com passes e cruzamentos capazes de fazer corar David Beckham.

A nível defensivo, o facto de jogar numa equipa que utiliza, em diversas ocasiões, o contra-ataque como modelo de jogo, obriga o francês a evoluir taticamente e a ser uma mais-valia nas transições defensivas – algo extremamente importante no futebol atual.

No que toca às lacunas, Griezmann tem como grande ponto negativo a fragilidade física. Com 176 cm de altura e apenas 68 kg, o avançado francês tem sérios problemas em situações de choque e disputas de bola que exigem uma estrutura corporal mais forte.

Porém, a debilidade física não parece afastar os grandes clubes europeus, já que, aos 22 anos, a grande estrela da Real Sociedad tem visto o seu nome constantemente ligado a clubes como o Manchester United, o Arsenal, o Lyon e até a Juventus.

Griezmann é o ídolo dos adeptos da Real Sociedad  Fonte: Foot Mercato
Griezmann é o ídolo dos adeptos da Real Sociedad
Fonte: Foot Mercato

Creio que, tendo em conta as características físicas de Griezmann, a Liga Inglesa ou a Liga Italiana não seria a escolha acertada para o jogador. A opção de permanecer em Espanha ou de se transferir para uma liga de menor exigência física – como é o caso da Liga Francesa – parece-me a melhor para o jovem craque.

O que é certo é que, no próximo verão, Antoine Griezmann será um dos “must have” do mercado de transferências.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para serem aposta no futuro? Rui Borges estreou duas jovens promessas pelo Sporting

Rui Borges estreou duas jovens promessas na equipa principal do Sporting contra o Celtic: Rodrigo Dias e Gabriel Silva.

Luis de la Fuente e a passagem à final: «Era uma das melhores seleções do mundo contra a melhor equipa do mundo»

Espanha venceu França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Luis De la Fuente mostrou-se orgulhoso e deixou elogios a Dani Olmo e Rodri.

Atenção: Neymar Júnior com 3 opções para o seu futuro

Neymar Júnior finalizou a sua participação no Mundial 2026, com o Brasil a cair nos oitavos de final da competição.

José Mourinho vai analisar situação de jogador do Real Madrid: saída é uma possibilidade séria

Franco Mastantuono será avaliado por José Mourinho durante a pré-temporada do Real Madrid. Uma saída não está descartada.

PUB

Mais Artigos Populares

Foi destaque do Alverca e vai render alguns milhões de euros a Abel Ferreira

Naves está perto de deixar de ser jogador do Palmeiras. O defesa central prepara-se para reforçar no Necaxa.

Federação Francesa fecha acordo com o sucessor de Didier Deschamps: Eis os detalhes

Após 12 anos no comando da seleção francesa, Didier Deschamps está de saída do cargo. Zinedine Zidane será o próximo selecionador.

FC Porto confirma alteração importante no jogo de apresentação

O FC Porto confirmou que o jogo de apresentação aos sócios mudou de hora, estando agora marcado para as 20 horas do dia 25 de julho.