Messi: o rei do slalom

- Advertisement -

Numa altura em que se inicia mais uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno,  tendo como anfitriã a Rússia, nada melhor do que usar um termo bastante conhecido do mundo do futebol e que tem origem num desporto de inverno, neste caso, o Esqui Alpino.

Para os menos informados, a palavra Slalom refere-se a uma categoria do Esqui Alpino que consiste em percorrer um determinado percurso (marcado com estacas vermelhas) em zig-zag, no menor tempo possível. O desporto é famoso entre os amantes da modalidade porque, obviamente, permite aos esquiadores, durante a descida acentuada, atingir grandes velocidades, enquanto vão ultrapassando os obstáculos do percurso.

Na passada quarta-feira, em San Sebastián, houve um Slalom merecedor de uma medalha de ouro – e não, não foi feito em esquis.

Lionel Messi recebeu a bola, na linha do meio campo, graças a um corte deficiente do defesa José Ángel, e percorreu, literalmente, todo o meio campo contrário entre cinco defesas da Real Sociedad e, já em cima da linha da grande área, rematou para o fundo da baliza de Zubikarai, fazendo o 1-0 para o Barcelona. O encontro acabaria por terminar empatado (1-1), com o clube catalão a garantir a presença na final da Copa del Rey.

A verdade é que Messi, ao longo da sua curta carreira, já nos presenteou com vários golos em Slalom, capazes de fazer levantar do sofá até o mais fleumático dos apaixonados pelo futebol.

Quem não se recorda daquele golo ao Zaragoza? Ou do outro, com apenas 19 anos, frente ao Getafe? Todos eles têm algum em comum: Messi numa “descida” até à baliza adversária, tirando obstáculos pelo caminho a uma velocidade estonteante.

Apesar de o esqui ser um desporto individual e de o futebol ser praticado em equipa, o Slalom é, de facto, a individualização do futebol. É aquele momento em que percebemos a diferença entre o bom e o genial.

Não tenho qualquer duvida de que Lionel Messi é o rei dos Slaloms. O argentino alia a velocidade à técnica como muito poucos o conseguiram até hoje – o futebol de Diego Armando Maradona talvez tenha sido o exemplo mais idêntico daquilo que o astro do Barcelona consegue atualmente fazer.

Depois da lesão contraída no ano passado, que o deixou vários meses fora de competição, Messi está de volta e dá sinais de ser o mesmo que sempre conhecemos. O Barcelona agradece e o futebol também – ok, os adeptos do Real Madrid talvez não tenham ficado muito agradados com o regresso do argentino.

E, por falar em Real Madrid, tal como esperado, os merengues vão acompanhar o Barcelona na final da Copa del Rey (a sétima entre os dois colossos espanhóis).

Não sei se vamos ter Slalom de Messi na final e também não sei quem teve a arte e o engenho de roubar o termo associado ao Esqui Alpino para o futebol. No entanto, seja ele(a) quem for, deixo aqui o meu sincero elogio, pois não me recordo de uma palavra fazer tanto sentido comparativo entre uma corrida de esqui e uma corrida pelo golo.

Se quiserem ver o slalom de Messi frente à Real Sociedad vejam AQUI

Slalom de Messi frente ao Zaragoza, considerado o melhor golo do argentino:

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vinícius Júnior mais perto de chegar a acordo com o Real Madrid para a renovação de contrato

A imprensa espanhola avança que Vinícius Júnior está muito perto de renovar com o Real Madrid. Acordo deve ser anunciado nos próximos dias.

Jan Bednarek deixa mensagem nas redes sociais: «Juntos contra todos»

Jan Bednarek foi às redes sociais depois do FC Porto x Sporting deixar nova mensagem. Central já havia deixado grandes críticas.

Zeno Debast e os objetos arremessados pelos adeptos do FC Porto: «Alguém perdeu alguma coisa?»

Zeno Debast usou as redes sociais para mostrar os objetos arremessados pelos adeptos do FC Porto. Central esteve em campo diante do Sporting.

Rafael Leão desmente ligação ao caso de prostituição na Serie A: «Não estou envolvido e não cometi qualquer crime»

Rafael Leão negou qualquer envolvimento e afastou ligações ao escândalo que tem dominado o futebol italiano nos últimos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonardo Jardim após sexta vitória consecutiva do Flamengo: «O treinador tem que chegar e fazer acontecer»

Leonardo Jardim analisou o triunfo do Flamengo sobre o Vitória no Brasileirão, destacando a importância de «criar um jogo ofensivo».

Eis os onzes prováveis do Torreense x Fafe das meias-finais da Taça de Portugal

O Torreense e o Fafe defrontam-se nas meias-finais da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis da segunda mão.

Chelsea: Treinador português entre os candidatos à sucessão de Liam Rosenior

Marco Silva e Andoni Iraola são dois dos treinadores apontados ao comando técnico do Chelsea, após o despedimento de Liam Rosenior.