📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O surpreendente Getafe CF

- Advertisement -

O Getafe, que ascendeu esta temporada à primeira Liga Espanhola, após sair vencedor do play-off de subida da Liga Adelante, pode ser desde já considerado como a surpresa da temporada, tanto pela posição que neste momento ocupa na classificação, pelo bom nível exibicional apresentado e também pelo facto de ter cumprido com relativa facilidade e rapidez o seu objetivo principal: fugir à despromoção.

Sob comando do técnico espanhol, José Bordalás, os azulones trouxeram do segundo escalão do futebol espanhol o estilo de jogo que lhes permitiu fazer uma bela campanha na época transata. Alguns dados ilustram o grande potencial desta equipa, tais como: foi uma equipa que, para aquilo que eram os seus objetivos, se revelou sempre regular; é a terceira melhor defesa do campeonato e está prestes a voltar a uma classificação há muito não alcançada.

Nesta equipa do Getafe predomina o equilíbrio entre todos  os seus constituintes, mas é possível destacar, sobretudo, dois jogadores: Vicente Guaita, antigo guardião do Valência, e Ángel Rodriguez, avançado contratado ao Zaragoza. Mesmo jogando em locais opostos, ambos têm assumido um papel fulcral no conjunto madrileno com Guaita a impor toda a sua experiência e qualidade no jogo da equipa, o que se revelou fundamental aos poucos golos sofridos.

Por outro lado, Ángel teve o mérito de transpor a sua veia goleadora do segundo para o primeiro escalão espanhol e é, de forma isolada, o melhor marcador da equipa com 13 golos, tendo revelado-se decisivo em jogos diante Las Palmas e Sevilha com golos ao cair do pano.

Ángel é a figura deste Getafe CF
Fonte: Getafe CF

Apresentados os principais ativos individuais, retomamos esta análise pelo todo e podemos destacar que um dos aspetos característicos desta é equipa é a sua consistência, tanto pelos razoáveis resultados que tem obtido assim como, num ponto de vista tático, a sólida defesa que tem apresentado, onde na asa esquerda atua o português Antunes.

No final da primeira volta, o Getafe surgia na décima posição com um registo de sete vitórias, cinco empates e sete derrotas, verificando-se o Coliseum Alfonso Pérez como um palco temível para todas equipas onde apenas ganharam e pela margem mínima Sevilha, Barcelona e Real Madrid, adversários esses que “não são do mesmo campeonato”, pois não partilham dos mesmos objetivos.

Falando em objetivos é importante salientar que o do Getafe era somente continuar no principal escalão de futebol espanhol, o que no término da primeira volta estava muito bem encaminhado pois já contabilizava 26 pontos. Assim que a manutenção foi confirmada, os pupilos de Bordalás mantiveram o nível e com um conjunto de bons resultados o sonho europeu deixou de ser uma miragem e tornou-se uma realidade pela qual tinham hipóteses de disputar.

Desta feita, à data deste artigo e faltando apenas duas jornadas, o Getafe ocupa a oitava posição da tabela. Conta com 52 pontos e está apenas a dois do Sevilha e da oportunidade de ficar em posição de ir ao play-off de acesso à Liga Europa.

A temporada não acabou e o sonho europeu ainda está de pé, contudo, o principal foi alcançado. O Getafe voltou e veio para ficar, o que por si só torna esta época positiva. Restam duas jornadas: receber o Atlético de Madrid e ir ao terreno do, já despromovido, Málaga para tentar ascender à sétima posição e ficar assim mais próximo de atingir algo que escapa há sete anos.

Foto de Capa: Getafe CF

Artigo revisto por: Jorge Neves

Gonçalo Miguel Santos
Gonçalo Miguel Santoshttp://www.bolanarede.pt
Ainda era caracterizado com um diminutivo e sentado ao lado do seu pai, já vibrava com o futebol, entusiasmado e de olhos colados na televisão à espera dos golos. O menino cresceu e com o tamanho veio o gosto pela escrita e o seu sentido crítico.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.