Que se passa com o Valencia de Toral?

- Advertisement -

A vitória de anteontem sobre o Manchester United FC, que já de pouco ou nada valia, fez lembrar o Valencia CF de um passado recente, desde logo, o que terminou em quarto lugar na Liga Espanhola em 2017/18, e não o que se arrasta no 15º posto neste momento…

Nos últimos jogos, a equipa dá sinais de alguma retoma, tendo vencido o CD Ebro (1-0) para a Taça do Rei, empatado com o Sevilha FC (1-1) no campeonato e o tal triunfo sobre os red devils para a Liga dos Campeões.

Orientados pela segunda temporada seguida por Marcelino Toral, os ‘Los Che’ perderam neste verão jogadores como João Cancelo, que seguiu viagem para a Juventus, recebendo, por outro lado, Kondogbia, Murillo, Diakhaby, Daniel Wass, Cristiano Piccini, Michy Batshuayi, Kévin Gameiro, Cheryshev ou, com devido destaque, a compra tão ansiada de Gonçalo Guedes. Em termos qualitativos, o plantel parece não dever nada ao da temporada transata. Sendo assim, o que se passará com esta equipa?

Em termos de análise, creio que falta ao Valencia algum elemento diferenciador que faça toda a diferença e permita que a equipa vença mais vezes. Com 12 golos marcados e os mesmos 12 sofridos, a formação valenciana é uma das melhores defesas do campeonato do país vizinho, mas, ao mesmo tempo, um dos piores ataques.

A vitória da última quarta-feira sobre o Manchester United foi um ‘mini escape’ da crise valenciana
Fonte: Valencia CF

Santi Mina, Rodrigo e Gonçalo Guedes não se têm revelado parceiros de ataque muito goleadores e, para mais, o avançado português está agora obrigado a parar para ser submetido a cirurgia, por força de uma pubalgia.

Se usarmos, acrescente-se, os oito pontos conquistados numa fase de grupos que contava com equipas como o Manchester United e a Juventus FC e os 6-6 na diferença de golos, a tendência morna mantém-se…

O estado atual das coisas não se pode manter por muito mais tempo, e Peter Lim, o dono do clube, não se coibirá de investir no mercado de transferências. Para já, não me parece que se deva colocar em causa o treinador Marcelino Toral, que tem mostrado uma equipa equilibrada sob a sua égide, mas, infelizmente para os adeptos e estrutura ‘Che’, com pouco rasgo para ombrear com os do topo da tabela…E logo numa época em que o FC Barcelona e o Real Madrid CF deram algumas abébias e deixaram clubes de segunda linha se aproximarem.

A Liga Europa, prova para onde vão agora combater, é mais à imagem do Valencia e a equipa de Gonçalo Guedes é mais um candidato para manter a hegemonia do futebol espanhol no plano europeu.

Foto de capa: Marca

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United mostra interesse em 2 jogadores do Newcastle

O Manchester United está interessado em Sandro Tonali (médio defensivo) e Anthony Gordon (avançado), ambos do Newcastle.

O dia em que o Benfica goleou o Real Madrid de José Mourinho

O Benfica já venceu José Mourinho... no Real Madrid. Em 2012, os merengues eram treinados pelo português e foram goleados no Estádio da Luz.

FPF e a situação que se vive no México: «A segurança de jogadores, equipa técnica, staff e adeptos constitui a sua prioridade absoluta»

A Federação Portuguesa de Futebol emitiu um comunicado oficial sobre a situação que se vive no México.

Al Ittihad de Sérgio Conceição travado e Al Hilal pode perder terreno na luta pelo título: eis os resultados do dia na Liga Saudita

O Al Ittihad de Sérgio Conceição empatou a um golo no terreno do Al Hazem, na jornada 10 da Liga da Arábia Saudita. Também o Al Hilal de Rúben Neves empatou frente ao Al Taawon.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Atlético Madrid com dúvidas em relação ao castigo de Gianluca Prestianni: «Mexe com uma série de questões»

Enrique Cerezo também deixou a sua opinião sobre a suspensão preventiva de Gianluca Prestianni. O presidente do Atlético Madrid assumiu que tem dúvidas em relação ao castigo.

Quique Flores pode estar em vias de voltar ao ativo para assumir equipa na La Liga

Jagoba Arraste foi despedido do Mallorca e Quique Flores é um dos sete nomes em cima da mesa para suceder ao treinador espanhol no cargo.

PSG aceita pagar indemnização de 61 milhões de euros a Kylian Mbappé

O PSG desistiu de recorrer e vai pagar os 61 milhões de euros devidos a Kylian Mbappé. Com esta decisão, o clube aceita a sentença do tribunal e encerra o conflito financeiro com o atual jogador do Real Madrid.