Sevilla F.C.: Sampaoli dá asas ao sonho andaluz

Cabeçalho Liga Espanhola

Sampaoli cria, os jogadores realizam, os adeptos sonham. É por aqui que este texto começa. E provavelmente, acaba. Mas já lá vamos, caro leitor

Quando Unai Emery foi anunciado como novo técnico do PSG, muitas dúvidas se levantaram sobre a questão da sucessão do comando técnica do Sevilla. O agora treinador do campeão francês, conseguiu vencer três ligas europas consecutivas (!) ao leme do clube andaluz e deixou um legado difícil de igualar. Jorge Sampaoli, o apaixonante treinador argentino foi o escolhido para a sucessão e depressa o legado de Unai Emery caiu no esquecimento.

O ex-selecionador do Chile comprometeu-se a montar uma equipa capaz de ombrear lado a lado com os principais emblemas espanhóis e de fazer uma boa prestação na Champions – um dos calcanhares de aquiles das equipas de Unai Emery -, e as expectativas não têm sido defraudadas.

Sampaoli montou uma equipa à sua maneira. Intensa, criativa e tecnicista. Potenciou bons jogadores que já lá estavam – N’Zonzi à cabeça – e recrutou jogadores capazes de assimilar com facilidade as suas ideias. Resultado? Intérpretes perfeitos para a ideia que o treinador argentino pretende.

O Sevilla tornou-se, então, sinónimo de mais vitórias e, acima de tudo, futebol de alto quilate. A equipa do português Daniel Carriço é, sem dúvida, das equipas mais entusiasmantes do futebol europeu. Praticam um futebol de alta intensidade, com muita criatividade e mobilidade ofensiva, e defensivamente, através de uma linha defensiva muito alta e de uma pressão altíssima, chegam asfixiar para os adversários. Uma equipa à Sampaoli, portanto.

Sampaoli conseguiu "congelar" euforia merengue Fonte: Sevilla F.C.
Sampaoli conseguiu “congelar” euforia merengue
Fonte: Sevilla F.C.

No entanto, há um factor ainda mais importante do que tudo isto – o Sánchez Pizjuán. Os adeptos do Sevilla sempre foram conhecidos por, provavelmente, serem os mais fervorosos de Espanha, mas esta época, o nível tem aumentado. Em cada partida disputada em casa parece que os comandados de Jorge Sampaoli já entram a vencer por 1-0, tal é a efervescência nas bancadas. Prova disso foi o último jogo, em que os Sevillistas venceram o líder Real Madrid e acabaram com a invencibilidade do clube blanco de quarenta partidas sem conhecer o sabor da derrota. A equipa perdia por uma bola a zero nos último minutos, conseguiu empatar e, já nos descontos, com um ambiente incrível nas bancadas, Jovetic consumou a reviravolta. Um resultado que catapultou definitivamente o Sevilla para outro nível, isolando-se no segundo lugar a apenas um ponto do líder, embora a equipa de Zidane ainda tenha um jogo em atraso.

Nem mesmo as mais mentes positivas imaginariam que o Sevilla chegaria a esta altura da época nos oitavos-de-final da Champions League – realizou uma fase de grupos tranquila e vai defrontar o Leicester nos oitavos – e na luta pelo título espanhol, estando inclusivamente à frente do todo poderoso Barcelona.

Com o caso do Atlético de Madrid ainda tão presente na memória, é difícil para os mais românticos dos adeptos de futebol não imaginar um Sevilla campeão espanhol esta época. Seja como for, Sampaoli e o Sevilla estão a escrever uma página bonita do futebol europeu e prometem não ficar por aqui. Com um treinador apaixonante, um plantel recheado de bons jogadores e uns adeptos sem igual, sonhar faz mesmo parte do dicionário do clube. Afinal, Sampaoli cria, os jogadores realizam, os adeptos sonham.

Foto de capa: Sevilla F.C.

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.