📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vitimização vs Oportunidade

- Advertisement -

A FIFA castigou o Barcelona com uma multa de 370.000 euros e a punição de estar impedido de aceder ao mercado de transferências nas duas próximas temporadas. Todo este imbróglio surge do incumprimento, em 10 ocasiões entre 2009 e 2013, do artigo 19.º do regulamento sobre o estatuto e a transferência de jogadores. Foi dado ao clube um período de 90 dias para regularizar a situação de todos os menores afectados.

Devo dizer de antemão que a sanção me parece exagerada, diria até despropositada, e que a revisão de dito artigo deveria ser um tema a discutir, sobretudo porque penaliza categoricamente os clubes que apostam na formação – neste caso o Barcelona, que tão bem trata os meninos de “La Masia”, onde cresceram alguns dos melhores talentos do mundo, e onde seguramente muitos continuarão a crescer quer socialmente, quer desportivamente.

O Barcelona tem a melhor escola de futebol do mundo e o modelo deve ser para continuar a seguir. Até aqui estamos todos de acordo. Contudo, também deveríamos concordar que as regras são para todos, mesmo que nos pareçam de uma injustiça vil ou estupidez mundana. Não se pode vir pregar aos sete ventos, e muito menos fazê-lo de forma pública, a isenção da norma só para o FC Barcelona.

 La Masia , o centro de formação da equipa catalã Fonte: Getty Images
La Masia , o centro de formação da equipa catalã
Fonte: Getty Images

A prepotência permitiu ao clube cair no rídiculo de dizer frases como esta: “Estamos de acordo com a lei de proteção de menores, mas pedimos que se reconheça La Masia como uma excepção do artigo”. Mas que legitimidade tem o clube? Ter a melhor escola do mundo do futebol não significa que é a única que é trabalhada. Há tantos e tantos clubes que trabalham afincada e diariamente na formação dos jovens do futuro que também gostariam de poder contar nas suas escolas com jovens estrangeiros… E não o fazem porque sabem que é ilegal.

Este é um clube que cresceu na base do trabalho está, hoje em dia, sem a menor noção de autocrítica. Não é capaz de assumir os erros, rematando tudo e qualquer coisa com uma vitimização que chega a ser deprimente, desde o caso Neymar até a esta sanção imposta pela FIFA.

De um ponto de vista prático, parece óbvio que é uma pena pesada para aquele que vem sendo nos últimos anos o grande colosso europeu a abater, realidade que tem vindo a perdurar nos anos desde o futebol total de Guardiola.

Por outro lado, surge outra questão. Sabendo que La Masia é uma escola de verdadeiros talentos, talvez esteja aqui uma oportunidade de ouro para muitos dos jovens que nela militam de dar o salto com maior facilidade e poder demonstrar a sua grande qualidade. Esta sanção poderá querer dizer que muitos dos jovens que outrora acabavam por partir para ter uma oportunidade mais cedo – como aconteceu com Cesc, ou mais recentemente com Deulofeu, ou Rafinha (irmão de Thiago Alcântara), ou até de Sergi Samper e Denis Suarez – vão ter a possibilidade de registar um crescimento, quiçá meteórico, ao lado de astros como Messi, Iniesta ou Xavi.

Nelson Nunes
Nelson Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Nasceu há 28 anos e é um apaixonado pelo "fenómeno futebol" nas suas várias vertentes. Cresceu com o Dragão tatuado no coração, respira Porto e vive-o intensamente. Reside em Espanha, acompanhando de perto o futebol de nuestros hermanos.                                                                                                                                                 O Nelson não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.