SC Braga 1-1 Estrela Vermelha: O segundo lugar por um canudo

- Advertisement -

A CRÓNICA: DE PENÁLTI EM PENÁLTI, NÃO CHEGOU PARA O PRIMEIRO LUGAR

O SC Braga queria entrar no jogo para vingar a derrota por 2-1 na Sérvia e assegurar um lugar na próxima fase da Liga Europa. Entrou bem no jogo, foi intenso como deveria ser para alcançar os pontos necessários para se manter em prova. Os adeptos presentes no Estádio Municipal de Braga pareciam gostar da exibição do conjunto arsenalista.

Com o Estrela Vermelha a jogar para o mesmo objetivo, a construção de jogo era feita de forma rápida nas transições pelas alas, enquanto os comandados de Carlos Carvalhal dominavam em posse de bola e no ataque organizado.

Sem ocasiões flagrantes parte a parte, a primeira parte do encontro mostrou-se bastante equilibrada e consistente por parte de ambas as formações. Faltavam os golos que animassem as bancadas e também as próprias equipas. Esperava-se mais na segunda parte.

E bem dito, bem feito. Aos 51 minutos, foi assinalada uma grande penalidade favorável ao SC Braga, depois de uma abordagem imprudente de um jogador da equipa sérvia ao lance, dando um soco na bola, parecendo um autêntico guarda-redes. Sem piedade, Galeno converteu e inaugurou o marcador que lançava os guerreiros para o primeiro lugar momentâneo da tabela classificativa do grupo.

Parecia estar tudo a correr como planeado pela equipa minhota e por Carlos Carvalhal. A formação ia vencendo e ocupava o primeiro lugar onde assumiam a qualificação direta para a próxima eliminatória da Liga Europa.

Até que o caldo entornou aos 68 minutos. Ou o Leite, neste caso. O jovem central português abordou mal o lance e o árbitro voltou a apontar para a marca dos onze metros, desta vez, de forma favorável à equipa do Estrela Vermelha. Katai foi chamado a converter, bateu para um lado e Matheus atirou-se para o lado oposto. O plano minhoto começava a correr mal.

Ambas as equipas ainda reclamaram uma grande penalidade cada por falta dos adversários, mas o árbitro mandou seguir em ambos os lances. Com o nervosismo à flor da pele, o Estrela Vermelha começou a jogar no erro do SC Braga, a par de uma grande agressividade na abordagem aos lances.

Os arsenalistas tentaram de tudo. Os últimos minutos foram totalmente dominados pelo SC Braga, mas não chegou. O empate permaneceu até final e os comandados de Carlos Carvalhal arrecadaram o segundo lugar do grupo e disputam, assim, os playoffs de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

 

A FIGURA

Yan Couto SC Braga
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Yan Couto (SC Braga) – O jovem da equipa do SC Braga cada vez mais demonstra o potencial iminente que tem para evoluir e este jogo foi mais uma prova disso mesmo. Foi fundamental para a construção ofensiva da equipa de Carlos Carvalhal.

 

O FORA DE JOGO

Diogo Leite (SC Braga) – O jovem central português bem tentou cumprir o objetivo, mas pecou em bastantes situações que poderiam ser críticas. Para além de ter cometido a grande penalidade que serviu para o golo do empate no marcador, Diogo Leite apresentou algum nervosismo e pressão.

 

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

Carlos Carvalhal montou um 3-4-2-1, com maior destaque para o retorno de Al Musrati ao meio-campo.

A defesa foi composta por três centrais, estando Raúl Silva a ocupar a zona central, com Diogo Leite e Paul Oliveira a compor o restante setor. Nas alas mantiveram-se Yan Couto e Galeno a dar profundidade e verticalidade no terreno de jogo.

Para além de Al Musrati, André Horta também ocupou o miolo, com Ricardo Horta e Iuri Medeiros a fazer ligação com Vitinha na frente.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Matheus (6)

Diogo Leite (5)

Raúl Silva (5)

Paulo Oliveira (6)

Wenderson Galeno (7)

André Horta (6)

Al Musrati (6)

Yan Couto (7)

Ricardo Horta (7)

Iuri Medeiros (6)

Vitinha (6)

SUBS UTILIZADOS

Francisco Moura (6)

Abel Ruiz (6)

Lucas Mineiro (6)

Lucas Piazon (5)

Mario Gonzalez (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – ESTRELA VERMELHA

Dejan Stankovic alinhou a equipa num 3-4-2-1 muito semelhante à composição do SC Braga.

Erakovic e Pankov fizeram companhia a Dragovic no setor defensivo, com Milan Rodic e Marko Gobeljic nas alas.

No meio-campo, Kanga e Srnic construíam jogo para Ivanic e Katai, sendo que maior parte da construção de jogo apareceu pelas alas, de forma a servir Zivkvovic.

11 INICAL E PONTUAÇÕES

Milan Borjan (6)

Strahinja Erakovic (6)

Aleksandar Dragovic 86)

Radovan Pankov (5)

Marko Gobeljic (5)

Kanga (6)

Slavoljub Srnic (5)

Milan Rodic (6)

Mirko Ivanic (6)

Aleksandar Katai (6)

Richairo Zivkovic (5)

SUBS UTILIZADOS

Milan Gajic (6)

Milan Pavkov (5)

El Fardou Ben (6)

Nenad Kristicic (6)

Milos Degenek (6)

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Oxford United cai à League One e completa lote de equipas despromovidas no Championship

O Oxford United viu ser confirmada a sua despromoção à League One, após uma época difícil no Championship, marcada pela instabilidade.

Um campeão anunciado | FC Porto

A exibição na 31.ª jornada, na vitória pela margem mínima diante do Estrela da Amadora, é mais um dos vários triunfos que pode ser usado para explicar a superioridade azul e branca nesta época

Corrida ao título: O que falta jogar a FC Porto, Sporting e Benfica na Primeira Liga?

Numa altura em que o FC Porto se aproxima do título da Primeira Liga, Sporting e Benfica ainda sonham com a conquista do troféu.

João Henriques: «A tabela mente em relação à capacidade destes jogadores»

João Henriques analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto pode ser campeão da Primeira Liga no próximo sábado: eis os cenários

O FC Porto pode sagrar-se campeão já no próximo sábado. Os dragões estão a apenas dois pontos de garantir o título da Primeira Liga.

Francisco Trincão e o penálti do AVS SAD: «Não me pareceu, mas não vou comentar»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

Adriel Ramos após brilhar no empate com o Sporting: «Jogámos contra uma grande equipa»

Adriel Ramos analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.