Liga Europa: Sem portugueses, mas com muita ação

- Advertisement -

O futebol europeu continua em grande plano e a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa decorrerá esta quinta-feira, enquanto ainda se jogam estas eliminatórias na Liga dos Campeões. A competição secundária a nível europeu conta com muita qualidade nesta fase, mesmo que os 16-avos-de-final tenham sido marcados por várias surpresas. Destaque para a eliminação de todas as equipas portuguesas da prova, com o FC Porto a cair contra os alemães do Bayer Leverkusen, o Benfica contra o Shakthar de Luís Castro, o Sporting a perder uma vantagem na Turquia frente o Basaksehir e o Braga apagado na 2.ª mão contra os escoceses dos Rangers.

SÃO VÁRIOS OS JOGOS DE INTERESSE NA LIGA EUROPA, COM DESTAQUE PARA WOLVES E OLYMPIACOS OU SEVILHA DE LOPETEGUI CONTRA A AS ROMA DE PAULO FONSECA. NÃO FIQUES DE FORA E APOSTA JÁ NA BET.PT!

Além da não continuidade de equipas portuguesas na competição, houve ainda uma ou outra eliminatória que surpreendeu o futebol europeu, tal como a eliminação do Arsenal perante o Olympiacos ou a postura do LASK Linz frente ao geralmente bem-sucedido Ajax.

O sorteio ditou uma série de jogos interessantes, incluindo o confronto entre fortes candidatos a vencer a prova. Há uma série de equipas com portugueses presentes, incluindo quatro treinadores e todos com hipóteses de levantar o troféu europeu.

Por essa razão, o Bola na Rede destacou primeiramente o duelo entre Pedro Martins e Nuno Espírito Santo. O Olympiacos vai defrontar o Wolverhampton e tudo indica que o conjunto grego será um osso duro de roer. Nuno é contra a realização do jogo, devido à contaminação do vírus Covid-19 do presidente do clube grego, no entanto, ao que tudo indica, o jogo decorrerá com normalidade.

Fonte: Wolverhampton Wanderers FC

O Olympiacos sente-se com força para seguir em frente, depois de eliminar o Arsenal, um dos favoritos a vencer a prova, e conta com Rúben Semedo e José Sá no plantel. A equipa inglesa é a mais bem representada com atletas portugueses e está a realizar uma campanha exímia. Nos ’16-avos’, Diogo Jota foi o herói da equipa com um hat-trick na primeira mão.

O Shakthar Donetsk é igualmente treinado por um técnico português – Luís Castro – e afastou o Benfica na eliminatória anterior. Encara agora os ‘oitavos’ com a mesma determinação para seguir em frente e apesar de o campeonato ucraniano ter estado parado, a equipa não sentiu assim tanta diferença. O Wolfsburgo eliminou o Malmo sem grandes dificuldades num agregado de 5-1.

O grande jogo desta fase será possivelmente o Sevilha contra a Roma. Dois treinadores bem conhecidos aqui em Portugal. Julen Lopetegui e Paulo Fonseca, dois antigos treinadores do FC Porto medem forças por um lugar nos ‘quartos’ da Liga Europa. Ambas fazem campeonatos razoáveis, embora melhores resultados fossem esperados. O Sevilha eliminou o Cluj com duas exibições atípicas e com vantagem de golo fora como fator de passagem. A Roma arrumou os belgas do Gent com um agregado de 2-1 e de forma tremida.

O Rangers e o Leverkusen foram as equipas que eliminaram os nortenhos do Braga e do FC Porto, respetivamente, e defrontam-se nesta fase com a mesma ambição. Ambas têm coletivos fortes e praticam um futebol atrativo. Os escoceses deram conta do recado contra um Braga em grande forma e os alemães nem deram chance aos dragões, num agregado de 5-2.

O Manchester United de Bruno Fernandes tem o LASK Linz como adversário e pode acontecer uma surpresa nesta eliminatória, visto que os austríacos estão a realizar uma época fantástica, estando em primeira no campeonato e perto de destronar o Red Bull Salzburgo. O LASK eliminou o AZ Alkmaar que está simultaneamente a realizar uma grande temporada na Holanda. Os red devils estão numa forma brilhante desde a chegada de Bruno Fernandes, que revolucionou a equipa a nível exibicional e na eliminatória passada arrumaram o Club Brugge por 6-1 no total das duas mãos.

Fonte: Europa League

O Eintracht Frankfurt tem o Basel pela frente e promete ser um embate renhido entre estas duas equipas. O Frankfurt tem estado abaixo do habitual no campeonato alemão, no entanto, eliminou tranquilamente o Salzburgo nos ’16-avos’ e apresenta um conjunto com capacidade para chegar longe nesta competição. Já o Basel, apesar de estar uns furos abaixo esta época, também passou facilmente o Apoel, sem sofrer qualquer golo e ambiciona deixar para trás a equipa de Gonçalo Paciência, Bas Dost e André Silva, que fez dois golos e uma assistência nos dois jogos anteriores.

O Inter de Milão apresenta-se como um sério candidato a vencer a Liga Europa, no entanto tem como próximo adversário uma das revelações desta temporada desportiva. O Getafe está apenas a um ponto do terceiro lugar na liga espanhola e eliminou o Ajax da Europa com duas exibições sólidas, demonstrando que tem capacidade para defrontar qualquer equipa. Já os italianos estão a realizar uma boa época na liga italiana, embora sejam inconstantes e por isso estejam já praticamente fora da corrida pelo título. Apesar disso, continuam a ser dos principais candidatos e procuram passar mais uma eliminatória, depois dos triunfos contra o Ludogorets.

Por fim, defrontam-se o Basaksehir e o Copenhaga. Os turcos eliminaram com mérito o Sporting, após uma desvantagem de dois golos do primeiro jogo. Venceram 4-1 o segundo e avançaram com distinção à próxima fase. Além disso, estão a realizar um campeonato excecional, mais uma vez. A nível interno o Copenhaga continua o seu domínio e a nível europeu demonstraram qualidade ao eliminar o experiente Celtic Glasgow. Espera-se um jogo equilibrado entre os dois clubes.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tribuna VIP: Quando o treinador percebe que já não controla o contexto

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.

PUB

Mais Artigos Populares

Gian Piero Gasperini exige reforços e pede à AS Roma contratação de avançado português

Gian Piero Gasperini quer ver reforços chegar à AS Roma e tem preferência. Fábio Silva é o nome de maior agrado para o ataque do treinador.

Darren Fletcher elogia avançado do Manchester United: «Mostrámos um vídeo com os seus movimentos e golos, para mostrar que ele precisa de continuar a...

Darren Fletcher analisou o empate entre o Manchester United e o Burnley. O treinador dos red devils falou de Benjamin Sesko.

Darren Fletcher sucedeu a Ruben Amorim no Manchester United e empatou na estreia: «Criámos mais do que o suficiente para vencer»

Darren Fletcher analisou o empate entre o Manchester United e o Burnley. O treinador dos red devils mostrou-se frustrado com o resultado final.