Uma Europa sem surpresas | Análise à 1.ª jornada da Liga Europa e Liga Conferência

- Advertisement -

As competições europeias já começaram e na passada quinta-feira, dia 21 de setembro, deram-se as partidas da Liga Europa e da Liga Conferência.

Depois de 36 jogos, a 1.ª jornada das competições secundárias da UEFA trouxe-nos mais certezas que surpresas, mas várias partidas de futebol dignas do palco do velho continente. O Bola na Rede debruça-se em análise à jornada internacional.

Liga Europa

Os 16 jogos da Liga Europa trouxeram-nos os seguintes resultados: Olympiacos FC 2-3 SC Freiburg, West Ham FC 3-1 TSC Backa Topola (Grupo A); AFC Ajax 3-3  Olympique de Marseille, Brighton Hove Albion FC 2-3 AEK FC (Grupo B); Rangers FC 1-0 Real Bétis, AC Sparta Praga 3-2 Aris Limassol FC (Grupo C); Atalanta BC 2-0 Rakow Czestochowa, SK Sturm Graz 1-2 Sporting CP (Grupo D); LASK Linz 1-3 Liverpool FC, RU Saint-Gilloise 1-1 Toulouse FC (Grupo E); Panathinaikós FC 2-0 Villareal CF, Stade Rennais FC 3-0 Maccabi Haifa FC (Grupo F); Sheriff Tiraspol FC 1-2 AS Roma, Servette FC 2-0 Slavia Praga (Grupo G); Bayer 04 Leverkusen 4-0 BK Hacken, Qarabag FK 1-0 Molde FK (Grupo H).

A única equipa portuguesa em prova foi o Sporting, que conseguiu conquistar uma vitória, depois de estar em desvantagem no marcador, por 1-0, com Viktor Gyökeres e Ousmane Diomandé a fazerem a diferença no Merkur Arena, com o golo do costa-marfinense a aparecer já no minuto 84’.

Continuando no tópico nacional, José Mourinho saiu da Moldávia com os três pontos, após vencer o Sheriff, numa partida onde Renato Sanches saiu com queixas físicas, depois do minuto 20’. Darwin Núñez esteve em evidência na partida do Liverpool, com um golo e uma assistência.

A surpresa da noite tem de cair para a derrota do Brighton em Inglaterra, frente a um AEK que mostrou ter trunfos na manga, numa partida onde os seaguls só marcaram de grande penalidade. A vitória do Freiburg frente ao Olympiacos, na Grécia, também é algo pouco usual de se observar.

A partida da noite tem de cair para o escaldante duelo travado na Johan Cruyff Arena, num embate entre franceses e neerlandeses, onde Pierre-Emerick Aubameyang provou continuar com condições de decidir partidas na Europa. O atropelo de Xabi Alonso ao Hacken também é de realçar, com os germânicos a continuarem em destaque esta temporada, com seis jogos, cinco vitória e um empate (2-2, frente ao FC Bayern Munique).

Carlos Borges também esteve em destaque, marcando o seu primeiro golo pelos neerlandeses.

Liga Conferência

Depois da partida entre o Lille LOSC e o NKO Ljubljana (2-0, Grupo A) ter sido disputada na quarta-feira, a Conferência contou somente com 15 partidas: SK Slovan Bratislava 2-1 KÍ Klaksvik (Grupo A); Maccabi Tel Aviv FC 3-2 Breidablik UBK, FK Zorya 1-1 KAA Gent (Grupo B); GNK Dinamo Zagreb 5-1 FC Astana, FC Viktoria Plzen 1-0 FC Balkani (Grupo C); Club Brugge KV 1-1 Besiktas JK, Lugano FC 0-0 FK Bodø/Glimt (Grupo D); KP Légia Varsóvia 3-2 Aston Villa FC, HSK Zrinjski 4-3 AZ Alkmaar (Grupo E); Ferencvaros TC 3-1 FC Cukaricki Stankom, KRC Genk 2-2 ACF Fiorentina (Grupo F); Eintracht Frankfurt FC 2-1 Aberdeen FC, HJK 2-3 PAOK FC (Grupo G); Fenerbahçe SK 3-1 FC Nordsjaelland, PFK Lugodorets 4-0 FC Spartak Trnava (Grupo H).

O destaque da Liga Conferência é a vitória esclarecedora do Dinamo Zabreg sobre o Astana, provando que têm equipa para mais e melhor que a Liga Conferência. Bruno Petkovic destacou-se nos croatas, com dois golos e uma grande exibição. A derrota do AZ Almaar na Bósnia e Herzegóvina surge como inesperada, especialmente pela quantidade de golos na partida, com a equipa da casa a recuperar de uma desvantagem de três golos, definida logo na primeira parte, para dar uma verdadeira noite europeia para recordar aos seus adeptos.

O Aston Villa também esteve abaixo do esperado, saindo derrotado da Polónia, especialmente devido às decisões de Unai Emery em poupar alguns dos titulares. O empate entre o Genk e a Fiorentina apanhou os italianos desprevenidos, sendo outro favorito a tropeçar, fazendo a equipa de Vizenco Italiano começar a campanha na Europa da pior forma.

Subscreve!

Artigos Populares

Segunda Liga: jogador do Mérida analisado por várias equipas

Vários emblemas da Segunda Liga estão de olho em Chiqui, extremo que pertence aos quadros do Mérida, da Primera RFEF.

Souleymane Faye no Sporting: eis o tempo contratual e a cláusula de rescisão

Souleymane Faye prepara-se para trocar o Granada pelo Sporting. A mudança do extremo para Portugal vai ser em definitivo.

Ruben Amorim viu desejo negado: Manchester United não contratou o guarda-redes que o luso queria

Ruben Amorim queria que o Manchester United contratasse Emiliano Martínez para a baliza, mas Senne Lammens acabou por ser o eleito.

Gabriel Costa vai deixar o Feirense e rumar a emblema galego

Gabriel Costa deve ser confirmado nas próximas horas como reforço do Lugo. O jogador abandona assim o Feirense.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do FC Porto vai assinar pelo Feirense

O Feirense deve confirmar nas próximas horas a contratação de André Lopes, jogador que passou pelo FC Porto.

Após oito anos nos Atlanta Hawks, Trae Young será a nova estrela dos Washington Wizards

Na madrugada desta quinta-feira, os Atlanta Hawks enviaram Trae Young para os Washington Wizards a troco de CJ McCollum e Corey Kispert.

Vizela anuncia a contratação de Ivan Cvijanovic a custo zero

No passado sábado, o Vizela confirmou a contratação de Ivan Cvijanovic, que deixou o NK Osijek e assinou um contrato de dois anos.