Uma Europa sem surpresas | Análise à 1.ª jornada da Liga Europa e Liga Conferência

As competições europeias já começaram e na passada quinta-feira, dia 21 de setembro, deram-se as partidas da Liga Europa e da Liga Conferência.

Depois de 36 jogos, a 1.ª jornada das competições secundárias da UEFA trouxe-nos mais certezas que surpresas, mas várias partidas de futebol dignas do palco do velho continente. O Bola na Rede debruça-se em análise à jornada internacional.

Liga Europa

Os 16 jogos da Liga Europa trouxeram-nos os seguintes resultados: Olympiacos FC 2-3 SC Freiburg, West Ham FC 3-1 TSC Backa Topola (Grupo A); AFC Ajax 3-3  Olympique de Marseille, Brighton Hove Albion FC 2-3 AEK FC (Grupo B); Rangers FC 1-0 Real Bétis, AC Sparta Praga 3-2 Aris Limassol FC (Grupo C); Atalanta BC 2-0 Rakow Czestochowa, SK Sturm Graz 1-2 Sporting CP (Grupo D); LASK Linz 1-3 Liverpool FC, RU Saint-Gilloise 1-1 Toulouse FC (Grupo E); Panathinaikós FC 2-0 Villareal CF, Stade Rennais FC 3-0 Maccabi Haifa FC (Grupo F); Sheriff Tiraspol FC 1-2 AS Roma, Servette FC 2-0 Slavia Praga (Grupo G); Bayer 04 Leverkusen 4-0 BK Hacken, Qarabag FK 1-0 Molde FK (Grupo H).

A única equipa portuguesa em prova foi o Sporting, que conseguiu conquistar uma vitória, depois de estar em desvantagem no marcador, por 1-0, com Viktor Gyökeres e Ousmane Diomandé a fazerem a diferença no Merkur Arena, com o golo do costa-marfinense a aparecer já no minuto 84’.

Continuando no tópico nacional, José Mourinho saiu da Moldávia com os três pontos, após vencer o Sheriff, numa partida onde Renato Sanches saiu com queixas físicas, depois do minuto 20’. Darwin Núñez esteve em evidência na partida do Liverpool, com um golo e uma assistência.

A surpresa da noite tem de cair para a derrota do Brighton em Inglaterra, frente a um AEK que mostrou ter trunfos na manga, numa partida onde os seaguls só marcaram de grande penalidade. A vitória do Freiburg frente ao Olympiacos, na Grécia, também é algo pouco usual de se observar.

A partida da noite tem de cair para o escaldante duelo travado na Johan Cruyff Arena, num embate entre franceses e neerlandeses, onde Pierre-Emerick Aubameyang provou continuar com condições de decidir partidas na Europa. O atropelo de Xabi Alonso ao Hacken também é de realçar, com os germânicos a continuarem em destaque esta temporada, com seis jogos, cinco vitória e um empate (2-2, frente ao FC Bayern Munique).

Carlos Borges também esteve em destaque, marcando o seu primeiro golo pelos neerlandeses.

Liga Conferência

Depois da partida entre o Lille LOSC e o NKO Ljubljana (2-0, Grupo A) ter sido disputada na quarta-feira, a Conferência contou somente com 15 partidas: SK Slovan Bratislava 2-1 KÍ Klaksvik (Grupo A); Maccabi Tel Aviv FC 3-2 Breidablik UBK, FK Zorya 1-1 KAA Gent (Grupo B); GNK Dinamo Zagreb 5-1 FC Astana, FC Viktoria Plzen 1-0 FC Balkani (Grupo C); Club Brugge KV 1-1 Besiktas JK, Lugano FC 0-0 FK Bodø/Glimt (Grupo D); KP Légia Varsóvia 3-2 Aston Villa FC, HSK Zrinjski 4-3 AZ Alkmaar (Grupo E); Ferencvaros TC 3-1 FC Cukaricki Stankom, KRC Genk 2-2 ACF Fiorentina (Grupo F); Eintracht Frankfurt FC 2-1 Aberdeen FC, HJK 2-3 PAOK FC (Grupo G); Fenerbahçe SK 3-1 FC Nordsjaelland, PFK Lugodorets 4-0 FC Spartak Trnava (Grupo H).

O destaque da Liga Conferência é a vitória esclarecedora do Dinamo Zabreg sobre o Astana, provando que têm equipa para mais e melhor que a Liga Conferência. Bruno Petkovic destacou-se nos croatas, com dois golos e uma grande exibição. A derrota do AZ Almaar na Bósnia e Herzegóvina surge como inesperada, especialmente pela quantidade de golos na partida, com a equipa da casa a recuperar de uma desvantagem de três golos, definida logo na primeira parte, para dar uma verdadeira noite europeia para recordar aos seus adeptos.

O Aston Villa também esteve abaixo do esperado, saindo derrotado da Polónia, especialmente devido às decisões de Unai Emery em poupar alguns dos titulares. O empate entre o Genk e a Fiorentina apanhou os italianos desprevenidos, sendo outro favorito a tropeçar, fazendo a equipa de Vizenco Italiano começar a campanha na Europa da pior forma.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica protagoniza um título para recordar | Futsal

Benfica é novamente campeão nacional de futsal, seis anos depois. Os encarnados, ao fim de cinco jogos eletrizantes, conquistaram o seu nono título nacional.

Reforço para o FC Porto confirmado pelo agente do jogador: «É um reforço direto, substituindo Ivan Marcano»

A transferência de Dominik Prpic foi confirmada pelo agente do jogador. O defesa-central croata vai representar o FC Porto.

Ex-Sporting Shikabala termina carreira como futebolista

Shikabala terminou oficialmente a carreira como futebolista profissional. O avançado egípcio fechou o ciclo aos 39 anos.

Mallorca garante acordo verbal com antigo alvo de Benfica e de FC Porto

O Mallorca já tem um acordo verbal com Pablo Torre. O médio do Barcelona esteve na mira do Benfica e do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Sporting junta-se à equipa técnica de Mikel Arteta no Arsenal

O Arsenal vai passar a contar com Gabriel Heinze na equipa técnica. O treinador argentino vai integrar o staff de Mikel Arteta.

O vídeo emocionante publicado pelo Liverpool em homenagem a Diogo Jota

O Liverpool publicou um vídeo emocionante dedicado a Diogo Jota. O avançado português perdeu a vida nesta quinta-feira.

Fábio Cardoso regressa ao FC Porto após experiência no Mundial de Clubes 2025

Fábio Cardoso vai regressar ao FC Porto. Defesa-central esteve emprestado ao Al Ain e ainda jogou o Mundial de Clubes 2025.