Análise à jornada europeia | Liga Europa e Liga Conferência

Finda mais uma jornada europeia, é tempo de fazer contas ao que falta e ao que aconteceu esta semana na Liga Europa e Liga Conferência.

Começando pela única equipa portuguesa a disputar a Liga Europa, o Sporting CP deslocou-se até Bérgamo, para defrontar a Atalanta BC. O resultado terminou num empate a uma bola, num jogo renhido em que os leões falharam algumas situações claras de golo.

Com este empate os italianos garantiram o primeiro lugar do grupo e o Sporting CP garantiu o segundo lugar, garantindo lugar no play-off de acesso aos oitavos de final. Neste play-off, a equipa portuguesa defrontará um dos terceiros classificados da fase de grupos da Champions League.

Ruben Amorim tem mais um grade desafio na visita ao Sporting de Braga
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Neste mesmo grupo (D) o RKS Rakow venceu o SK Sturm Graz por 1-0, igualando-se em pontos e vão discutir a passagem à Conference League.

No grupo A, o West Ham United FC venceu o TSC Backa Topola por 1-0 já perto do fim e o SC Freiburg goleou o Olympiacos FC por 5-0. Os ingleses e os alemães garantiram já a passagem à próxima fase, faltando discutir o primeiro lugar do grupo.

No grupo B, o Olympique de Marselha e Brighton & Hove Albion FC garantiram a passagem à próxima fase após vitórias por 4-3 e 0-1 respetivamente frente a AFC Ajax e AEK FC. O primeiro lugar do grupo decidir-se-á na próxima jornada.

O grupo C teve surpresas. O Real Bétis Balompié perdeu por 1-0 frente ao AC Sparta Praga e o Rangers FC empatou a uma bola frente ao Aris Limassol FC. Neste grupo ainda nada está decidido em termos de passagem à próxima fase.

Jurgen Klopp a treinar Liverpool Liga Europa
Fonte: Liverpool FC

O Liverpool FC recebeu e venceu o LASK Linz FC por 4-0, garantindo o primeiro lugar do grupo E. O outro jogo deste grupo, entre Toulouse e Royale Union SG, terminou empatado a zero, faltando decidir o segundo lugar.

O Stade Rennais FC assumiu o primeiro lugar do grupo F, após vitória sobre o Maccabi Haifa FC. Já o Villarreal CF garantiu o segundo lugar após vitória sobre o Panathinaikos FC por 3-2. O primeiro lugar ainda está por decidir.

No grupo G, o SK Slavia de Praga e a AS Roma, de José Mourinho, garantiram já a passagem à próxima fase. Os checos venceram o FK Sheriff por 3-2 e os italianos empataram a um frente ao Servette FC. Na última jornada decidir-se-á o primeiro lugar. O Servette FC já garantiu presença na Conference League. 

No grupo H, o Bayer Leverkusen manteve o pleno de vitórias, após vencer o Bollkluben Hacken por 2-0. O jogo entre Molde FK e Qarabag FK terminou empatado a duas bolas, levando a decisão do segundo lugar para a última jornada.

Passando agora para a Conference League, grande parte dos grupos já têm as classificações apuradas.

No grupo A, Lille OSC, de Paulo Fonseca, e Slovan Bratislava já garantiram presença na próxima fase, faltando apenas saber quem é o primeiro classificado.

Paulo Fonseca LOSC Lille Liga Europa
Fonte: LOSC Lille

No grupo B a situação é a mesma. Gent e Maccabi Tel Aviv já garantiram a passagem, faltando saber apenas quem será o líder do grupo.

A situação do grupo C já não é tão linear. O Plzen já garantiu o primeiro lugar do grupo, mantendo o pleno de vitórias. O segundo lugar será disputado entre as outras três equipas, neste caso Dinamo Zagreb, FC Astana e FC Balkani.

No grupo D, Club Brugge e Bodo/Glimt garantiram o apuramento após vitórias por 5-0 e 5-2 frente a Besiktas e Lugano respetivamente. O primeiro lugar será decidido na última jornada.

No grupo E, o Aston Villa FC venceu o Legia e o AZ venceu o Zrinjski. As equipas encontram-se todas separadas por três pontos entre elas. Não há nada definido ainda, mas a vantagem está no lado inglês e no lado polaco.

O grupo F está liderado pela Fiorentina, que já garantiu a passagem à próxima fase. Ferencvaros e Genk disputarão a segunda vaga.

No grupo G, PAOK e Frankfurt já garantiram vaga na próxima fase da competição em primeiro e segundo lugar respetivamente.

Por último, o grupo H está ao rubro. O Nordsjaelland lidera com 10 pontos, seguido do Ludogorets e Fenerbahce com nove pontos cada equipa. O Trnava é último com um ponto. As decisões ficarão tomadas na última e derradeira jornada.  

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez marca na estreia como jogador do Al Hilal

O Al Hilal goleou o Aarau da Suíça por 6-0, num encontro de preparação para a nova época. Darwin Núñez estreou-se e marcou.

Um início que põe à prova | FC Porto x Vitória SC

Após vencer o Atlético de Madrid no jogo de apresentação, o FC Porto chega à primeira jornada num grande momento de forma.

Rémy Vita oficializado como novo reforço do Tondela

Rémy Vita foi apresentado como novo jogador do Tondela. Lateral esquerdo reforça as opções às ordens de Ivo Vieira.

Ex-Benfica pede para sair do Vasco da Gama depois de insultos e críticas dos adeptos

João Victor pediu para sair do Vasco da Gama. Defesa central tem sido alvo da ira dos adeptos e ouvido críticas e insultos constantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense vence Alverca renovado nos descontos em jogo marcado por falha de André Gomes e festejo à Viktor Gyokeres

O Moreirense venceu o Alverca por 2-1 na primeira jornada da Primeira Liga. Cónegos garantiram triunfo nos descontos.

Braga arranca Primeira Liga com vitória frente ao Tondela

O Braga bateu o Tondela por 3-0, na primeira jornada da Primeira Liga. Vítor Carvalho, Pau Víctor e Ricardo Horta marcaram os golos.

Barcelona aplica chapa 5 ao Como 1907 e conquista Troféu Joan Gamper

O Barcelona venceu o Como 1907 por 5-0 no último jogo da pré-época. Culés venceram Troféu Joan Gamper.