Leões com sorteio livre de tubarões | Liga Europa

    Realizou-se aquele que é o último sorteio para uma fase de grupos da Liga Europa, pois, em 2024/2025, esta terá um novo formato onde todas as equipas irão competir numa liga que irá substituir os grupos.

    Este sorteio, contou com a presença do Sporting Clube de Portugal, como único representante português na competição, e com o Liverpool um autêntico tubarão de “Champions” que, este ano, terá de se contentar com a Liga Europa e dividir o favoritismo com o West Ham United FC, vencedor da Liga das Conferências Europeias da UEFA.

    Grupo A

    Com a presença de West Ham United FC, Olympiacos, SC Friburgo e TSC Backa Topola, a equipa inglesa, vencedora da última edição da Liga das Conferências Europeias da UEFA, tem um claro favoritismo num grupo que terá o Friburgo e o Olympiacos a lutar pela segunda posição. Já TSC Backa Topola não terá a vida facilitada nesta que é a sua estreia em fases de grupos de competições europeias.

    Grupo B

    Composto por Ajax FC, Marselha, Brighton & Hove Albion FC e o AEK, é mais um grupo onde a equipa inglesa deverá ter a primazia, apesar de estreantes, o Brighton apresente um futebol de qualidade e claramente superior aos seus concorrentes. O Ajax surge como claro candidato à segunda posição, já o Marselha vem colecionando desilusões europeias que demonstram algum amadorismo, não sendo certa e provável a conquista do terceiro lugar por parte dos franceses, visto que, o AEK tem todas as possibilidades de discutir o apuramento para a Liga das Conferências.

    Grupo C

    Rangers FC, Bétis, Sparta Praga e o Aris Limassol FC serão as equipas a disputar a glória neste grupo. Com o Bétis e Rangers a adquirirem um ligeiro favoritismo à passagem neste grupo, que é um dos mais equilibrados desta edição. O Sparta de Praga e Aris Limassol, mostram ser duas equipas “duras de roer” e podem muito bem discutir o apuramento. Realizando uma previsão, Sparta Praga tem bons argumentos para passar à próxima fase da Liga Europa, juntamente com o Rangers, o Bétis poderá ser a maior desilusão deste grupo, no entanto, deverá garantir a qualificação para a Liga das Conferências.

    Grupo D

    Casa temporária do Sporting Clube de Portugal que terá a Atalanta BC, SK Sturm Graz e RKS Rakow, como adversários. Apesar de não ser cabeça de série, a equipa portuguesa tem todas as possibilidade de vencer o grupo, tendo na Atalanta, o seu maior adversário. O Rakow tem todas as possibilidades em qualificar-se para a Liga das Conferências, disputando o lugar com o SK Sturm Graz.

    Grupo E

    Grupo do colosso Liverpool FC que, em condições normais, não terá dificuldades em vencer o grupo, no entanto, não seria a primeira vez que se via, um grande inglês, a não dar a devida importância a esta competição, como o Arsenal fez na anterior edição. A possível utilização das segundas linhas, por parte do Liverpool FC, poderá baralhar as contas para os restantes candidatos. O Royale Union Saint-Gilloise é o favorito a passar em segundo lugar, a grande incógnita está mesmo no Toulouse FC e no LASK Linz que se encontram, relativamente, ao mesmo nível.

    Grupo F

    O outro grupo equilibrado desta edição, não se conseguindo identificar um claro favorito, o Villarreal CF e Maccabi Haifa FC partem com ligeiro favoritismo devida à qualidade e vasta experiência em provas europeias, experiência que também está do lado do Panathinaikos, que foi eliminado pelo SC Braga da Liga dos Campeões, no entanto, o Stade Rennais FC já mostrou ser uma equipa capaz e que irá batalhar pela passagem à próxima fase.

    Grupo G

    O grupo onde está a AS Roma, equipa comandada pelo histórico José Mourinho, que não terá tarefa fácil, com a presença de SK Slavia Praga e FC Sheriff no mesmo grupo, sendo equipas, historicamente, combativas e que deixam tudo em campo, apesar de já não possuírem a qualidade de outros tempos. Mesmo assim, a Roma tem tudo para conseguir vencer o grupo e deixar os restantes a lutar pela segunda posição, já o Servette terá uma vida bastante difícil, sendo o principal candidato à última posição.

    Grupo H

    O último grupo desta fase conta com a presença do Bayer Leverkusen, Qarabag, Molde e Hacken. Os alemães de Leverkusen e os noruegueses do Molde, são os favoritos a passar à próxima fase, no entanto, o Qarabag deverá ter uma palavra a dizer, especialmente nos jogos em casa, o Hacken surge como o mais frágil do grupo e será difícil manter-se nas competições europeias.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Magalhães
    João Magalhães
    Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.