Última horaJosé Mourinho não compareceu na conferência de imprensa após o Real Madrid x Villarreal: Eis a razão
Publicidade

Bola de Ouro para Mbappé?

João Brandão · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Decorem bem este nome, se é que já não o decoraram: Kylian Mbappé. É ele o presente e o futuro do futebol. Aos 19 anos sagrou-se bicampeão francês e campeão do mundo de seleções, para além de ter sido distinguido como o melhor jogador jovem da competição e ainda como “Golden Boy”. A questão que se coloca é: num ano menos conseguido dos dois astros, conseguirá o francês conquistar a Bola de Ouro ou o prémio “The Best”?

A meu ver, enquanto Cristiano Ronaldo e Lionel Messi se mantiverem a jogar numa liga de topo, terão lugar cativo nos três nomeados e dividirão entre eles o número de distinções. O terceiro nomeado será o melhor “dos humanos”, que este ano deverá ser o francês, ainda que conte com a concorrência de Neymar e Modric para este lugar.

O fabuloso Mundial permitiu-lhe vencer, claramente, o prémio de melhor jogador jovem da competição
Fonte: FIFA

O desempenho de Mbappé chegará para fazer frente a Messi e Ronaldo? Bem, olhando a números, o jovem francês apontou 21 golos em 46 jogos pelo PSG, aos quais ainda juntou quatro golos na campanha vitoriosa da França no Mundial. Por sua vez, o português apontou 44 golos em outros tantos jogos pelo Real Madrid, aos quais ainda somou 4 golos no Mundial. Já o argentino apontou 45 golos em 54 jogos pelo Barcelona e ainda um tento no campeonato do mundo. Os números de Mbappé ainda ficam aquém dos dos concorrentes, mas é preciso ter em atenção que não é a principal figura do seu clube nem tão pouco da sua seleção.

No entanto, na prova mais importante do ano, foi ele quem mais brilhou. Ainda assim, a prestação de Cristiano Ronaldo na Liga dos Campeões pode ter sido determinante para o português voltar a conquistar o troféu “The Best”. A Bola de Ouro, sendo atribuída por um jornal francês (L’Équipe), pode ser mais realista para Mbappé, ainda que o facto de ter apenas 19 anos poder pesar na decisão (terá muitos anos pela frente para ser distinguido).

Ganhando ou não, a única certeza é a qualidade de Mbappé, que em muito engrandecerá o futebol.

Foto de Capa: PSG
Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

João Brandão

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.