Manuel Ugarte: o Parque dos Príncipes tem um novo Rei!

    Cresceu em Famalicão, aquele que é hoje, um dos grandes médios defensivos da atualidade. Falamos de Manuel Ugarte, um dos reforços “surpreendentes” deste Paris Saint Germain FC, versão renovada, que perdeu estrelas planetárias como são os casos de Neymar Júnior e Lionel Messi.

    Aos poucos, a equipa de Paris foi redireccionando a sua estratégia, que agora passa pela aposta em jovens talentos, uns mais consolidados que outros, e não tanto em vedetas que cheguem para dividir um balneário que se quer harmonioso. O que é facto é que esta equipa está a surpreender, mas pela negativa, com alguns resultados menos conseguidos e exibições que não enchem o olho a nenhum adepto de futebol.

    No entanto, existe, no meio de toda esta densidade de um futebol que precisa de ser maturado lentamente, um nome que tem saltado à vista de todos os amantes do desporto rei! Custou 60 milhões de euros, o valor da sua cláusula de rescisão com o Sporting CP, e causou estranheza a muitos “entendidos” nesta matéria que é o futebol, ou não fossem estes sempre céticos em relação a talentos que são oriundos de países com menor expressão, e até com menor capacidade financeira.

    Mas Ugarte não desiludiu, muito pelo contrário, provou o seu valor assim que chegou à “Cidade Luz”, e continua a fazê-lo, jogo após jogo, com uma astúcia incrível e com um raio de ação tão alargado, que faz realmente lembrar um farol.

    Aos 22 anos de idade, tem tudo para ser um dos grandes craques da sua geração: capacidade de antecipação, potência, uma leitura de jogo acima da média, uma qualidade de passe muito evoluída, e um especial à vontade com a bola nos pés que, aliado à sua capacidade de levar a equipa para a frente no terreno, atesta a sua qualidade enquanto um dos grandes “trincos” da próxima geração!

    Ugarte encaixa que nem uma luva no novo PSG de Luis Enrique?

    Eu diria que encaixa que nem uma luva em qualquer equipa, para ser totalmente sincero. Saiu de Portugal como o melhor médio do campeonato, a par de Otávio, mas todos nós já sabíamos da sua qualidade. É, de facto, interessante apreciar o talento de Ugarte, e vê-lo crescer dentro de uma equipa da dimensão do PSG, um jogador que há bem pouco tempo estava a despontar em Famalicão, e hoje é uma certeza absoluta que vai morar em Paris durante muitos e largos anos, a menos que chegue outro tubarão europeu, e que leve o internacional uruguaio para fora da capital francesa.

    Formar, para valorizar e vender: a fórmula mágica!

    Neste ponto, temos de mencionar, claro, o grande trabalho realizado até agora pelo FC Famalicão, na captação de jovens talentos que geram, não só um enorme sucesso desportivo, mas, posteriormente, um belo retorno financeiro. Mas, felizmente, a mentalidade das equipas portuguesas está a evoluir, a experiência e a capacidade de trabalho também, e o medo que havia até então de apostar em jovens promessas, foi substituído por um desejo enorme de ver estes miúdos a triunfarem nas primeiras equipas dos seus clubes.

    Ugarte é, neste momento, uma das grandes bandeiras da formação em Portugal, e promete elevar o seu nome e o nome de todo o Uruguai, aos altos patamares do futebol mundial, onde brilharam recentemente jogadores como Luis Suárez, Diego Forlán ou Edinson Cavani!

    E sim, se me perguntarem, 60 milhões foram realmente uma pechincha!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A pode deixar de ter 20 equipas

    A Serie A conta com 20 equipas desde 2004,...

    Olheiro BnR | Carlos Baleba

    Após a saída de Moisés Caicedo para o Chelsea,...

    Valência interessado em antigo pupilo de José Mourinho

    O Valência está de olho em alguns jogadores para...
    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.