O pequeno ASF Andréziuex-Bouthéon faz história na França

- Advertisement -

A Taça de França é o torneio mais democrático do país e, sem dúvidas, o mais interessante de acompanhar. A competição reúne não apenas os clubes que se localizam na França, como também as equipas que ficam nas regiões ultramarinas francesas espalhadas pelo Mundo. Os maiores clubes entram na disputa nas fases mais avançadas e geralmente qualificam-se com facilidade para a próxima etapa. Porém, surpresas acontecem…

Na fase dos 32 avos-de-final, o Olympique de Marselha, que é o segundo maior vencedor da competição com dez títulos, enfrentou o modesto ASF Andrézieux-Bouthéon, clube da quarta divisão Nacional. A partida foi disputada no Estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, e contou com a presença de 13.200 adeptos. A expectativa era que o clube de Marselha conseguisse facilmente a sua qualificação, mas o que todos presenciaram foi um espetacular dois a zero para o ASF Andrézieux-Bouthéon. O resultado espantou o Futebol mundial e foi destaque nos maiores jornais desportivos franceses.

O placar mais expressivo da história do modesto ASF Andrézieux 
Fonte: ASF Andrézieux-Bouthéon

O ASF Andrézieux-Bouthéon foi fundado em 1947, após uma fusão entre os vermelhos da ASF e os azuis do Bouthéon, assim tornando-se na Associação Desportiva Forezienne Andrézieux-Bouthéon. O clube é da cidade de Saint-Étienne e tem uma parceria com o AS Saint-Étienne, da elite francesa. Em pouco mais de 70 anos de história, o ASF Andrézieux-Bouthéon ainda mantém o estatuto de amador na França, apesar de se poder orgulhar por estar há 16 anos consecutivos a competir em ligas profissionais. Alguns jogadores possuem outra fonte de rendimento além do futebol e a expectativa para a atual temporada é modesta: apenas permanecer na quarta divisão Nacional. As maiores glórias do clube foram a conquista, por duas vezes, em 2007 e 2016, da quinta divisão francesa.

Atualmente, o ASF Andrézieux-Bouthéon ocupa a sexta posição no grupo B da National 2, e enfrentará o AS Lyon-Duchère, da terceira divisão francesa, na próxima fase da Taça de França. Até onde pode chegar ninguém sabe, mas o certo é que este simpático clube registou um dos maiores momentos da sua história ao bater o poderoso Olympique de Marselha.

Foto de capa: ASF Andréziuex-Bouthéon

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Para suceder a Morten Hjulmand? Conhece melhor Silas Andersen

Silas Andersen está a ser associado ao Sporting, de maneira a suceder a Morten Hjulmand no meio campo dos leões.

Franclim Carvalho e o empate na estreia no comando do Botafogo: «Não estamos satisfeitos»

O Botafogo empatou na estreia de Franclim Carvalho como treinador. O português assumiu que não ficou satisfeito.

Ibrahima Ba apontado ao Sporting: quem é o central da moda do futebol português?

Ibrahima Ba foi associado ao Sporting recentemente. O defesa é um dos destaques da equipa principal do Famalicão.

Andreia Jacinto e a qualificação para o Mundial: «Portugal é obrigado a ganhar todos os jogos»

Andreia Jacinto falou sobre os próximos jogos da Seleção Nacional e defendeu que Portugal tem de fazer o pleno de vitórias na qualificação para o Mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluigi Donnarumma afasta rumores de pedido de prémio pela qualificação para o Mundial 2026: «Nunca pedi um único euro à seleção»

Gianluigi Donnarumma revoltou-se com os comentários da imprensa italiana, sobre o prémio que supostamente os jogadores iriam pedir por se qualificarem para o Mundial 2026.

Ricardo Costa e a passagem do Sporting aos quartos-de-final da Champions League: «É um feito enorme do Sporting e do desporto português»

O Sporting passou pela segunda vez consecutiva aos quartos de final da Champions League. Ricardo Costa mostrou-se satisfeito a seguir ao jogo.

Luciano Gonçalves elogia a chamada de João Pinheiro, Luciano Maia e Bruno Jesus ao Mundial 2026: «É uma grande notícia para o futebol português»

Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, elogiou a chamada de João Pinheiro, Luciano Maia e Bruno Jesus ao Mundial 2026.