PSG: o Rei da Gália

- Advertisement -

ligue 1

O Paris Saint-Germain tornou-se bicampeão pela primeira vez na sua história. Depois do ano passado, com Ancelloti, este ano foi Blanc a conquistar o título, o que já lhe valeu, inclusive, a renovação do contrato. O PSG sagrou-se campeão após o empate do Mónaco: uma conquista importante de uma equipa que tem crescido muito e que tem apresentado argumentos fortes para se impor entre os gigantes do futebol europeu. Apesar de tudo, esta conquista pode ser ensombrada por uma multa aplicada pela UEFA à equipa gaulesa por não ter cumprido o fair-play financeiro.

Esta época da Ligue 1 criou muitas expectativas nos adeptos de todo o mundo. A subida de divisão do Mónaco proporcionou um elevado investimento e as estrelas contratadas fizeram com que os adeptos esperassem uma grande disputa entre o clube monegasco e o da capital francesa. Apesar disso, o Mónaco mostrou-se incapaz de competir sempre lado a lado com o PSG, apenas conseguindo dar-lhes umas “mordidelas nos calcanhares”. A época também ficou marcada pelo desaparecimento do Lyon, que, habituado a disputar lugares cimeiros da tabela classificativa, se viu este ano impotente para competir com as carteiras dos dois primeiros classificados e anda nesta altura por um 5º lugar bastante desanimador. Por outro lado, a queda desamparada do Lyon e do Marselha abriram os lugares europeus ao Lille e ao Saint- Etienne.

As conquistas por parte dos parisienses sucedem-se Fonte: Maisfutebol
As conquistas por parte dos parisienses sucedem-se
Fonte: Maisfutebol

No final de contas, o PSG manteve-se fiel a si mesmo. Com uma filosofia bem enraizada desde a época transacta e contando com reforços de peso, conseguiram dominar por completo e ainda fazer uma boa campanha Liga dos Campeões. Sempre em todas as frentes, a conquista do campeonato mostrou que em França manda uma só equipa. E se assim continuarem não há ninguém que lhe faça frente. Para isso muito têm contribuído as excelentes épocas de Zlatan Ibrahimovic, que só esta época conta com 25 golos na Ligue 1.

A meu ver, o PSG só pode progredir. Com um orçamento quase ilimitado, jogadores de classe mundial e uma filosofia de jogo enraizada, só podemos esperar o salto do topo da Liga Francesa para o topo do futebol francês. Agora, se a UEFA confirmar as sanções que têm sido noticiadas, o projecto pode estar em risco. Com uma restrição a 21 inscritos na Liga dos Campeões, limite de transferências e congelamento de prémios monetários de competições internacionais, o poderoso Paris Saint-Germain, que tanto vive da sua carteira gorda, pode encolher-se.

Agora é altura de festejar. É um marco histórico. Esperemos que na próxima época o Mónaco venha reforçado e pronto a oferecer maior concorrência a Ibrahimovic e companhia.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lucas Herrington supera Nestory Irankunda e Alessandro Circati e é eleito jovem do ano no futebol australiano

Lucas Herrington foi eleito o jogador jovem do ano no futebol australiano. Alessandro Circati e Nestory Irankunda estavam na corrida pelo prémio.

Foi para a Juventus por empréstimo e está no radar do Bayern Munique

O Bayern Munique pode avançar por Nick Woltemade no próximo verão. Avançado alemão está na Juventus por empréstimo.

Manchester United estava preparado para pagar mais de 100 milhões de euros por médio do Barcelona

O Manchester United estava preparado para pagar mais de 100 milhões de euros por Fermín López. Barcelona quer a continuidade.

Vítor Matos: «Portugal tem um novo selecionador, muito bom, experiente, provavelmente um dos melhores treinadores portugueses»

Vítor Matos, treinador do Swansea, elogiou Jorge Jesus e o plantel da Seleção Nacional, ao falar sobre o Portugal x País de Gales.

PUB

Mais Artigos Populares

Más notícias para Marco Silva: ‘Recaída’ afasta Alexander Bah do estágio da Dinamarca

Alexander Bah foi dispensado do estágio da seleção da Dinamarca, depois de uma recaída da lesão no ombro direito, sofrida ao serviço do Benfica.

Luís Figo aborda início de temporada do Barcelona: «Estão a jogar muito bem e a marcar muitos golos»

Luís Figo falou sobre vários temas em entrevista à Rádio Marca: início de temporada do Barcelona, Real Madrid e Kylian Mbappé.

FC Porto: Dragão pode ser interditado e técnico de equipamentos arrisca suspensão de dois anos

O gesto de Jardel, técnico de equipamentos do FC Porto, no Clássico pode ser suspenso entre um mês a dois anos.