📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um Leão em França

- Advertisement -

Rafael Leão tem sido um dos jogadores em destaque esta temporada em França, mais concretamente, no Lille OSC. Formado no Sporting CP, o jovem avançado de 19 anos saiu no verão de 2018 após o ataque à Academia de Alcochete.

O jovem avançado é apontado como um dos melhores jogadores da sua geração e esteve na lista de pré-convocados de Fernando Santos para os jogos de apuramento do Euro 2020.

Na turma francesa não teve um começo fácil: primeiro devido a problemas burocráticos e financeiros que, inclusive, levaram a imprensa a colocá-lo fora do clube; depois, devido a problemas físicos.

Estreou-se a 9 de setembro pelos dogues. Desde aí que o avançado se tem tornado cada vez mais importante na manobra ofensiva da equipa. Na Ligue 1, Rafael já participou em 21 jogos e apontou sete golos. Rápido e forte no um contra um, Leão é um avançado móvel que tem muita facilidade em chegar à baliza contrária e, consequentemente, a zonas de finalização. Assim, em França, há quem já o apelide de “Mbappé português”.

A verdade é que a sua época de estreia na Liga Francesa não está a passar despercebida. Nos últimos tempos, o avançado já foi associado a colossos do Futebol mundial como o FC Barcelona e Paris Saint-Germain (PSG).

Rafael Leão e José Fonte são dois dos jogadores portugueses que jogam na equipa francesa
Fonte: Lille LOSC

Neste momento, o ponta de lança português encontra-se a treinar com a seleção nacional de sub-20. Espera-se que Leão seja um dos destaques da campanha lusa no Mundial da categoria, que se realiza no verão.

Mas Rafael Leão não está sozinho. Na Ligue 1 tem a companhia de mais três portugueses: José Fonte, Rui Fonte e Xeka. Central muito experiente, José Fonte tem sido um dos pilares da defesa do Lille. Aos 35 anos, e depois de uma experiência negativa pela China, aventurou-se pela primeira vez no campeonato francês e a experiência não podia estar a correr melhor. Titular indiscutível, o internacional português tem demonstrado que a idade não é um problema.

Outro português em destaque no Lille OSC e em França é Xeka. Aos 24 anos, e depois de ter estado uma época emprestada ao Dijon FCO, o médio está a assumir-se como figura maior do meio-campo da equipa da cidade de Lille. Com um bom remate de meia distância, o médio natural da Rebordosa conta já com dois golos.

Por fim, Rui Fonte. De todos os portugueses, o avançado de 28 anos é o único que ainda não conseguiu impor o seu futebol. Tem apenas 536 minutos divididos por 13 jogos.

A realizar uma campanha brilhante na liga francesa, o Lille é a equipa sensação e ocupa o segundo lugar do campeonato, atrás do PSG.

 

Foto de Capa: Lille OSC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.