A ascensão do Brentford FC

Estávamos no ano de 1889 e decorria uma reunião num pavilhão em Cambridge, perto de Kew Bridge, quando a 10 de outubro foi decidida a fundação do clube Brentford Football Club. O que era para ter sido um clube de Rugby, seis dias após aquela noite fria em Cambridge tornou-se num clube onde as forças seriam concentradas na modalidade de Futebol.

John Henry Strachan, o Chairman fundador anunciou que, apesar de não ser um jogador de futebol, se interessava pelo mesmo e que estava pronto para o patrocinar. Passaram-se 130 anos desde então, e o Brentford FC milita atualmente no Championship, o segundo escalão do futebol Inglês. Os Apelidados “The Bees” registaram a sua melhor performance na época de 1934-35 onde conquistaram um prestigiado quinto lugar na First Division (Premier League nos tempos que correm).

Mas a verdade é que o Clube de Londres tem vivido a maior parte da sua história arredada de grandes feitos e palcos, mas existe uma pessoa que quer mudar o rumo do Brentford FC e trazê-lo para a ribalta das luzes Inglesas, Matthew Benham é o seu nome.

Matthew Benham é um ex-aluno da Universidade de Oxford onde se licenciou em Física, um dos apostadores profissionais de desporto mais bem-sucedidos do mundo e owner da companhia especializada em estatísticas SmartOdds e por fim, dono do Brentford FC e Midtjylland (atual campeão Dinamarquês).Reconhecido fã de Futebol, Benham decidiu investir parte da sua fortuna adquirida através das apostas, e mais recentemente da SmartOdds, e em 2012 decidiu tornar-se o investidor maioritário do Brentford FC.

Mas não foi só dinheiro que Matthew Benham trouxe para dentro do clube Londrino, aliás, contrariando a tendência do investidor tradicional, Benham trouxe mais projeto do que dinheiro, falando em bom português.

Com a sua natural proximidade à matemática, Benham acredita que a complexidade de um jogo de Futebol é mais facilmente decifrada através de KPI´s, estatísticas (como os Expected Goals – ver o meu artigo anterior para mais informação) e algoritmos.

Benham acredita que os clubes de Futebol são geridos de forma pouco eficiente, e acredita que o “segredo” por trás de uma de uma gestão mais eficaz, alcançado resultados positivos tanto desportivos como financeiros.

Atualmente não podemos falar de Matthew Benham sem falar de Rasmus Ankersen, autor dinamarquês de dois livros fantásticos, que recomendo vivamente, de seu nome “The Gold Mine Effect” e “Hunger in Paradise”, Rasmus desafiou o já dono do Brentford na altura, Benham a experimentar a sua filosofia no, até à data falido, FC Midtjylland.

Os métodos de Matthew Benham não só equilibraram as contas do clube dinamarquês como ajudaram às suas primeiras conquistas do campeonato nórdico, fazendo história e levando o troféu nas épocas 2014/15, 2017/18 e preparando-se (até ver) para levantar o trofeu na época corrente.

Fonte: Brentfort FC

Não é mentira dizer que Matthew tem utilizado o FC Midtjylland como “cobaia” para os seus métodos inovadores, e o sucesso está à vista de toda os adeptos. Ficando bem patente a qualidade da sua filosofia na época de 2013/2014 onde os “Bees” conquistaram o segundo lugar na difícil League One (terceiro escalão Inglês) e foram promovidos ao Championship.

O trabalhado sustentado de Matthew Benham tem passado por assegurar a permanência do clube no Championship de forma fácil e sem sobressaltos e, ao mesmo tempo, alcançado uma sustentabilidade financeira rara de ver no mundo do Futebol nos dias que correm. O Brentford tem, de forma consistente, contratado jogadores de divisões inferiores através dos seus algoritmos, métricas e estatísticas definidos pela equipa de cientistas que dividem o seu trabalho entre o Brentford, FC Midtjylland e a SmartOdds para depois os vender por quantias muito superiores comparando com o preço de aquisição.

Neul Maupay é uma das portas estandartes deste modelo bem-sucedido, o francês foi adquirido ao Saint-Étienne por uma quantia de dois milhões em julho de 2017, tendo sido vendido por 22 Milhões no verão de 2019, e esta lista continua por aqui fora.

Mas como disse anteriormente, Benham planeia não só alcançar uma saúde financeira próspera, como também deseja o sucesso desportivo e nesta época, interrompida de momento, o Brentford candidata-se de forma real a atingir os playoffs de subida a Premier League pela segunda vez desde o ingresso do brilhante físico no clube – mesmo tendo consecutivamente um dos cinco orçamentos mais baixos da divisão.

Não sabemos, e podemos vir a não saber o desfecho desta época para os “Bees”, mas é uma realidade que não só poderemos como devemos ter um Brentford FC na Premier League num futuro próximo, assim como veremos clubes europeus seguindo as pisadas do sucesso analítico no Futebol.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Dahl vai ser reforço do Benfica por 9 milhões de euros

Samuel Dahl vai ser reforço em definitivo do Benfica. O lateral esquerdo prepara-se assim para deixar a AS Roma.

A situação dos médios do Sporting: há um jogador que pode sair

O Sporting conta com quatro médios de raiz no seu plantel principal. Há um jogador que pode sair.

Al Nassr oferece salário de 20 milhões de euros anuais a jogador do Inter Milão

O Al Nassr está interessado em garantir a contratação de Alessandro Bastoni na próxima janela de transferências.

Jogadores do PSG tomam decisão em relação ao bónus da vitória na Champions League

O PSG venceu a mais recente edição da Champions League e os jogadores vão partilhar o bónus com os funcionários do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Arouca confirma contratação de Boris Popovic

O Arouca oficializou esta segunda-feira a contratação de Boris Popovic, jogador que esteve cedido ao clube na última temporada.

Nottingham Forest perto de garantir avançado do Botafogo

O Nottingham Forest quer garantir a contratação de Igor Jesus no mercado de transferências de verão. O avançado representa o Botafogo.

João Palhinha fala dos rumores que ligam José Mourinho a Portugal: «Ninguém dá atenção a isso»

João Palhinha faz parte dos convocados de Portugal para a Liga das Nações e comentou os rumores que ligam José Mourinho à seleção.