Armada portuguesa derrotada mas não abalada

- Advertisement -

O Wolves continua em grande. Após uma campanha fenomenal que o trouxe à elite do futebol inglês, o elevado pormenor técnico que apresenta; uma fluídez q.b.; e uma defesa que dá garantias, contam como fatores muito importantes nas aspirações do emblema. Apesar do histórico mais recente, em que contabiliza três derrotas consecutivas, tal não me impede de apreciar todo o potencial desta equipa recém promovida à Premier. A última, frente ao Tottenham, foi esquisita: afinal, sofreram dois golos numa primeira parte em que ameaçaram muito mais do que o adversário, e inclusive estiveram a perder por uma diferença de três golos! Para quem viu o jogo, foi completamente contra a maré, e também provou que individualidades como Lamela ou Kane são mortíferas…

É claramente inevitável falar de Portugal quando o tema é o Wolverhampton. Comando técnico, jogadores naturais de Portugal, jogadores com passagem pelo país mais a oeste da Europa, fazem parte do conjunto recordista no último Championship. Bons investimentos, particularmente, no mercado português deram azo a essa conquista: Nuno, Rúben Neves, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, Rúben Vinagre, Diogo Jota foram peças fundamentais nesse trajeto.

Correu tão bem que os reforços para dar azo a uma campanha consolidada no patamar máximo do futebol britânico, foram novamente resgatados pela mesma via: afinal, Patrício, João Moutinho, com vasta experiência internacional; Raúl Jiménez, Boly, estes últimos com uma fome tremenda de afirmação, contribuíram imenso para uma maior estabilidade da equipa em contexto de maior competitividade.

De modo a analisar mais ao detalhe a prestação de cada um dos jogadores enunciados, realço, por ordem hierárquica de boas exibições: Neves, Patrício, Moutinho, Boly, Hélder Costa, Jiménez, Ivan Cavaleiro, Diogo Jota. Os três primeiros, imperiais. Muita experiência aliada com uma categoria invejável, complementam fundamentalmente a também “mocidade” facilmente encontrada no plantel.

Diogo Jota tem sentido bem a diferença de escalões
Fonte: Wolves FC

Hélder, Patrício, Neves, Moutinho, são os portugueses mais em forma. Por oposição, vimos Diogo Jota desaparecer aos poucos, devido à sua quebra de rendimento. Acredito no seu potencial, mas na via inversa, assistimos ao regresso de Ivan Cavaleiro em grande estilo, já que marcou logo quando entrou após lesão, num jogo bastante difícil. Rúben Vinagre conta com menos espaço que no ano passado, mas é compreensível, dada a sua idade.

Mas tenho de realçar Rúben Neves e Rui Patrício como os melhores até agora: o primeiro, continua a surpreender. Passes magníficos de longa distância, tendo como fiel aliada a sua visão de jogo. É raro vê-lo perder o timing, cada lance seu é pertinente para o jogo. Joga com muita objetividade, algo que aprecio bastante. Os golos que vai fazendo são prova disso mesmo!

Mais atrás, Patrício tem sido uma grande referência defensiva: embora seja um pouco suspeito, visto ser um grande fã do nosso guarda-redes, com defesas incríveis, daquelas mesmo que desvia só com a pontinha do dedo e tal é suficiente para salvar; ou as manchas que tapam a baliza ao oponente por completo… Foi realmente uma excelente aquisição, para uma posição que requer brilhantismo, em Inglaterra.

Pelo potencial reconhecido, e por ter sido o melhor marcados da equipa na época transata, não será estranho voltar a ver Diogo Jota em grande. Hélder e Ivan também são bons de bola, mas isso não chega. E nenhuma liga é melhor que a inglesa para colocar qualquer profissional de futebol à prova!

Foto de capa: Wolverhampton Wanderers FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica bisa e coloca a Argélia no Mundial 2026

A Argélia venceu por 3-0, num jogo em que o antigo alvo do Benfica Mohamed Amoura marcou dois golos e garantiu a qualificação para o Mundial.

Olheiro BnR | Jim Thwaites

Jim Alec Joseph Thwaites é uma das maiores promessas do futebol inglês e da formação do Manchester United.

FC Porto e Sporting multados pelo comportamento dos adeptos na última jornada

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou multas para o Sporting e FC Porto, relativas aos jogos da oitava jornada. 

Ficar em Portimão ou voltar ao Estoril? | Fórmula 1

Com a possibilidade da Fórmula 1 regressar a Portugal em 2027, anunciada pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro em agosto de 2025

PUB

Mais Artigos Populares

Caso Lamine Yamal | O conflito entre o Barcelona e a Federação Espanhola

Lamine Yamal costuma ser notícia por vários motivos, desde a sua vida pessoal, à sua vida amorosa, a atitudes que muitos consideram pouco humildes

Cristiano Ronaldo deixa mensagem antes do Portugal x Irlanda: «Focados na nossa missão»

Cristiano Ronaldo deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado português falou antes do encontro da equipa das quinas frente à Irlanda.

Luís Freire e João Carvalho confiantes para o jogo de Portugal Sub-21 com a Bulgária: «Temos um grupo unido, alegre e confiante, com qualidade...

O treinador e o guarda-redes da seleção Sub-21 de Portugal mostraram otimismo sobre o jogo de qualificação contra a Bulgária.