Arsenal FC 2-1 Chelsea FC: Gunners superam blues e conquistam a Taça de Inglaterra

- Advertisement -

A CRÓNICA: TRIUNFO SUADO GARANTE PRESENÇA EUROPEIA

Foi perante um Wembley despido de adeptos que a final da Taça de Inglaterra colocou em confronto dois rivais de Londres, o Chelsea FC e o Arsenal FC, num grande espetáculo de futebol, no qual os gunners levaram a melhor.

Numa primeira parte bem disputada, os blues entraram na partida com a corda toda, abrindo o marcador logo aos seis minutos de jogo, por intermédio de Pulisic, após uma boa jogada coletiva. Ante um maior domínio por parte do Chelsea, Nicolas Pépé introduziu espetacularmente a bola na baliza defendida por Caballero, à passagem do minuto 27, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Aubameyang restabeleceu a igualdade no marcador no minuto seguinte, depois da marcação de uma grande penalidade, por falta de Azpillicueta, que, pouco depois, acabaria substituído por lesão.

No início do segundo tempo, o Chelsea voltou a sofrer um duro golpe com nova lesão, desta feita do autor do golo, Christian Pulisic. O nó no marcador foi desfeito ao minuto 67, com Aubameyang a bisar na partida, depois de os gunners aproveitarem um desequilíbrio defensivo por parte da turma de Frank Lampard. Com a expulsão por segundo amarelo de Kovačić pouco depois, o Arsenal passou a controlar o encontro e o resultado não se voltou a alterar até ao apito final.

Com este triunfo, os gunners conquistaram a 14ª Taça de Inglaterra da sua história – é a equipa recordista da competição – e garantiram uma importante presença na fase de grupos da Liga Europa da próxima temporada.

 

A FIGURA

Pierre-Emerick Aubameyang – O avançado gabonês foi completamente decisivo na partida ao apontar os dois tentos da vitória dos gunners. Destaco ainda a grande exibição de Nicolas Pépé, um dos jogadores mais influentes em campo.

 

O FORA DE JOGO

Mateo KovačićAinda que a expulsão tenha sido algo exagerada, a sua displicência acabou por comprometer o jogo para a sua equipa, hipotecando por completo as hipóteses do Chelsea FC conquistar o troféu. 

ANÁLISE TÁTICA – ARSENAL FC

Os comandados de Mikel Arteta apresentaram-se no relvado de Wembley no seu habitual dispositivo base de 3-4-3, que se transformou numa defesa a cinco no processo defensivo e na primeira fase de construção. A formação do norte de Londres apostou muito em passes longos para as costas da defesa blue, à procura do trio de ataque que se manteve sempre muito subido no terreno. A aposta no contra-ataque acabou por ser decisiva.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Martínez (7)

Holding (6)

Luiz (6)

Tierney (6)

Bellerín (6)

Ceballos (7)

Xhaka (6)

Maitland-Niles (6)

Pépé (8)

Lacazette (6)

Aubameyang (9)

SUBS UTILIZADOS

Nketiah (-)

Sokratis (-)

Kolasinac (-)

ANÁLISE TÁTICA – CHELSEA FC

Frank Lampard também não fez alterações de maior ao sistema tático da sua equipa, apresentando os seus pupilos num 3-4-3. Com as linhas subidas e a apostar na pressão alta, os blues estiveram melhor, mas após a saída de Azpillicueta por lesão, ainda no primeiro tempo, a dinâmica mudou um pouco. Depois da expulsão de Kovačić, a equipa perdeu-se e mostrou-se incapaz de reverter o resultado.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Caballero (6)

Azpilicueta (5)

Zouma (6)

Rüdiger (6)

James (6)

Jorginho (7)

Kovačić (5)

Alonso (6)

Mount (6)

Giroud (6)

Pulisic (8)

SUBS UTILIZADOS

Christensen (7)

Pedro (6)

Barkley (-)

Hudson-Odoi (-)

Abraham (-)

Artigo revisto por Mariana Plácido

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona e Atlético Madrid lutam por Bernardo Silva: eis o ponto de situação

Bernardo Silva deixou o Manchester City ao fim de várias temporadas. Barcelona e Atlético Madrid lutam pelo médio português.

FC Porto mostra interesse em médio avaliado em 30 milhões de euros: eis a situação

O FC Porto olha com interesse para Caleb Yirenkyi. Médio ganês de 20 anos está avaliado em 30 milhões de euros pelo Nordjaelland.

Maxi Araújo sobre Rodrigo Zalazar: «Já lhe disse que tem de fazer 20 golos e 20 assistências no mínimo»

Maxi Araújo revelou conversa com Rodrigo Zalazar. Médio ofensivo uruguaio é reforço confirmado do Sporting por 30 milhões de euros.

José Mourinho já assinou contrato com o Real Madrid: eis as novidades

José Mourinho já assinou contrato com o Real Madrid. Técnico português deverá ser oficializado após as eleições presidenciais.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton fecha lateral com mais de 50 internacionalizações por Inglaterra

o Wolverhampton fechou a contratação de Kieran Trippier. Lateral de 35 anos terminou contrato com o Newcastle e vai disputar o Championship.

Roland Garros: Nuno Borges eliminado após perder com Andrey Rublev

Nuno Borges perdeu esta sexta-feira com o tenista russo Andrey Rublev e foi eliminado na terceira ronda de Roland Garros.

Barcelona continua em busca de um central esquerdino: eis o novo alvo

O Barcelona está em busca de um novo defesa central esquerdino. Josko Gvardiol é o mais recente alvo dos catalães.