Chelsea FC | Os Reis do mercado de inverno

    “Chegou, viu e comprou”. Este podia bem ser o título desta novela protagonizada pelos blues no mercado de transferências. Uma autêntica avalanche financeira que parece não ter fim à vista, nem tão pouco orientação no que diz respeito à composição da sua equipa. Com Graham Potter ao leme, o Chelsea procura voltar ao topo do futebol inglês, e partir para a conquista do futebol mundial, com a aquisição de jogadores de topo, numa quantidade absurda, que dá perfeitamente para fazer duas equipas, sem beliscar a qualidade e a falta de inteligência futebolística em nenhuma delas.

    Na minha opinião, o Chelsea atacou de forma exímia o mercado, embora ache que adquiriu demasiados jogadores para posições semelhantes, ainda que com características ligeiramente diferentes. Apesar de estar impressionado com as novas contratações da equipa, vejo um enorme desespero nesta gestão, com quantidades absurdas de dinheiro a serem gasta de forma desmedida. Hoje em dia os jogadores valem aquilo que o mercado paga e, por isso, vemos muitas vezes negócios completamente fora de contexto. 

    Na defesa, Badiashile parece ter sido uma alternativa mais em conta do que Gvardiol, que era até à data o grande alvo do Chelsea mas que acabou por permanecer na Alemanha, e parece ser uma opção muito interessante para a defesa dos londrinos, pela sua rapidez, posicionamento e leitura do jogo, a juntar ao facto de ser esquerdino. No meio campo entra Enzo Fernandez, uma coqueluche para Potter trabalhar. Após ganhar o mundial e de ser claramente o melhor jogador a atuar em Portugal, o argentino vai fazer companhia a Kanté no miolo blue, que acaba por perder Jorginho para um dos grandes rivais de Londres, o Arsenal FC de Mikel Arteta, que recebe um reforço de peso para continuar a caminhada rumo ao título. 

    No ataque, João Félix é claramente o reforço mais sonante, juntamente com Mudryk que, para mim, vai ser a grande surpresa deste Chelsea, pela enorme semelhança com Eden Hazard, no ataque ao espaço, na velocidade e no controlo de bola. Para além de todos estes nomes, a equipa londrina contratou ainda David Datro Fofana e Noni Madueke para o ataque, para além do centro campista Andrey Santos, sendo que Malo Gusto também já está assegurado pela equipa do Chelsea, mas apenas para a próxima época. 

    Será que Potter tem mãos para este Ferrari?

    A SURPRESA

    Para mim, a grande surpresa deste mercado blue é Noni Madueke, não pela sua qualidade, que é gigante, mas sim pela pertinência na sua contratação. Tal como João Félix e Mykhailo Mudryk, a contratação do jovem inglês parece-me mais uma jogada de antecipação do que realmente uma necessidade, num plantel que já conta com Sterling, Pulisic, Ziyech ou Mount.

    A ESTRELA

    Claro que a grande contratação da equipa londrina é João Félix, sem sombra de dúvidas. O português vem acrescentar qualidade e esclarecimento à frente de ataque de Potter, para além de ser um craque de altíssimo nível. O jovem avançado deixa Madrid com a esperança de que este projeto lhe permita entrar de vez na alta roda do futebol mundial, depois de anos a fio a passear classe na capital espanhola. Este empréstimo rende aos “colchoneros” uns impressionante 11 milhões de euros, o que vem provar que o tal desespero de que tenho falado é real.

    O FUTURO SORRIDENTE

    Ao analisar ao detalhe esta abordagem vitoriosa do Chelsea FC, tenho de destacar as contratações de Enzo e de Mudryk. O argentino é já uma confirmação de classe e de mestria do panorama europeu, e tantos milhões podiam não ser suficientes no verão. Quanto ao extremo ucraniano, o seu futebol dá água na boca, cada toque na bola é poesia, é ataque sobre ataque, com sede de triunfar e de ferir o adversário, muito rápido, virtuoso, esguio e letal. Não tenho dúvidas de que, com João Félix, vai formar uma dupla temível e será um sério candidato à Bola de Ouro num futuro próximo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Santos
    Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas, é um apaixonado por futebol desde tenra idade. O jovem natural de Tomar, mas residente em Lisboa, é um poço de sonhos por realizar, sendo que ser uma voz ativa no mundo do futebol é um deles! Comunicador, simpático, bem humorado e cheio de energia, assim é o Bernardo! Para solidificar os seus conhecimentos no desporto rei, completou os níveis I e II de Scouting no futebol, para além de uma formação de Team Manager. Atualmente, trabalha no departamento de comunicação internacional de uma grande empresa e divide o seu tempo entre as suas paixões e os seus vícios.