Força da Tática: O 3-4-3 de Antonio Conte

- Advertisement -

força da tática

Decorridas 24 jornadas o Chelsea FC lidera confortavelmente a Premier League com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado Tottenham Hotspur FC. Ainda que o futebol apresentado pela equipa de Mauricio Pochettino seja, sob o ponto de vista da posse e circulação de bola, mais atrativo do que o praticado pela equipa de Antonio Conte, é o Chelsea FC que leva vantagem com a sui generis ideia de jogo do treinador italiano: controlar o jogo…sem bola.

O Chelsea FC tem vindo a alinhar, na baliza, com um dos melhores guarda-redes do mundo, o belga Thibaut Courtois. À sua frente uma defesa a três composta por Gary Cahill mais descaído para o lado esquerdo, Azpilicueta no lado direito, e David Luiz na zona central. À frente da defesa encontram-se os dois esteios do meio-campo da equipa londrina, Kanté e Matic, com Marcos Alonso a jogar na ala esquerda e Victor Moses na ala direita. Na frente, sem verdadeiros extremos, é Eden Hazard o interior ofensivo que se apresenta mais à esquerda e Pedro Rodríguez aquele que alinha mais à direita, ambos em apoio ao ponta de lança espanhol Diego Costa.

Fonte: Chelsea FC
Fonte: Chelsea FC

A equipa de Antonio Conte, um dos melhores treinadores do mundo no momento de organização defensiva, tem uma dinâmica coletiva muito interessante e um modelo de jogo que, goste-se ou não, é consistente e encontra-se bem trabalhado. Partindo de uma estrutura de 3-4-3, a equipa tem em Kanté e Matic uma parte crucial do seu sucesso nos movimentos ofensivos. São os dois futebolistas que, por um lado, fazem a ligação entre o corredor central e os corredores laterais e, por outro lado, quando têm bola, atraem os defesas adversários abrindo espaços nos corredores laterais onde surgem os alas Alonso e Moses.

Foto de Capa: Chelsea FC

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nike revela equipamentos de Brasil, EUA e Canadá para o Mundial 2026

Brasil, Canadá e EUA revelam equipamentos para o Mundial. A nova coleção destaca-se pela tecnologia de arrefecimento para enfrentar o calor extremo durante a prova.

Luís Castro comenta empate do Levante: «Se tocar na bola com a mão, não pode ser golo. A regra é essa»

Luís Castro comentou o empate do Levante contra o Rayo Vallecano, jogo no qual o golo da equipa da casa está a gerar polémica.

Para darem o salto para a Primeira Liga? Há três laterais esquerdos em destaque na Segunda Liga

Vários jogadores da Segunda Liga estarão a ser analisados por olheiros de emblemas da Primeira Liga e podem mesmo dar o salto.

Empate a duas bolas entre Brentford e Wolverhampton dá réstia de esperança à equipa de Rob Edwards na permanência na Premier League

O Brentford empatou 2-2 com o Wolverhampton. A equipa de José Sá, Rodrigo Gomes e Toti Gomes conquista mais um ponto e não desiste da permanência na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Torreense derrota Portimonense e mantém sonho da promoção direta vivo

O Torreense recebeu e venceu o Portimonense por uma bola a zero, num encontro da 26.ª jornada da Segunda Liga.

Fiorentina goleia Cremonese e afasta-se dos lugares de despromoção da Serie A

Fiorentina venceu a Cremonense por 4-1. A formação viola, com esta vitória, afasta-se cada vez mais dos lugares de despromoção, depois de um início de época abaixo das expectativas.

Levante de Luís Castro desperdiça hipótese de vencer jogo aos 90+3′

O Levante foi a Vallecas empatar com o Rayo Vallecano a uma bola, num encontro da 28.ª jornada da La Liga.