Força da Tática: O 3-4-3 de Antonio Conte

- Advertisement -

força da tática

Decorridas 24 jornadas o Chelsea FC lidera confortavelmente a Premier League com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado Tottenham Hotspur FC. Ainda que o futebol apresentado pela equipa de Mauricio Pochettino seja, sob o ponto de vista da posse e circulação de bola, mais atrativo do que o praticado pela equipa de Antonio Conte, é o Chelsea FC que leva vantagem com a sui generis ideia de jogo do treinador italiano: controlar o jogo…sem bola.

O Chelsea FC tem vindo a alinhar, na baliza, com um dos melhores guarda-redes do mundo, o belga Thibaut Courtois. À sua frente uma defesa a três composta por Gary Cahill mais descaído para o lado esquerdo, Azpilicueta no lado direito, e David Luiz na zona central. À frente da defesa encontram-se os dois esteios do meio-campo da equipa londrina, Kanté e Matic, com Marcos Alonso a jogar na ala esquerda e Victor Moses na ala direita. Na frente, sem verdadeiros extremos, é Eden Hazard o interior ofensivo que se apresenta mais à esquerda e Pedro Rodríguez aquele que alinha mais à direita, ambos em apoio ao ponta de lança espanhol Diego Costa.

Fonte: Chelsea FC
Fonte: Chelsea FC

A equipa de Antonio Conte, um dos melhores treinadores do mundo no momento de organização defensiva, tem uma dinâmica coletiva muito interessante e um modelo de jogo que, goste-se ou não, é consistente e encontra-se bem trabalhado. Partindo de uma estrutura de 3-4-3, a equipa tem em Kanté e Matic uma parte crucial do seu sucesso nos movimentos ofensivos. São os dois futebolistas que, por um lado, fazem a ligação entre o corredor central e os corredores laterais e, por outro lado, quando têm bola, atraem os defesas adversários abrindo espaços nos corredores laterais onde surgem os alas Alonso e Moses.

Foto de Capa: Chelsea FC

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para abandonar José Mourinho? Representantes de Vinícius Júnior ofereceram extremo a histórico europeu

Os representantes de Vinícius Júnior ofereceram os serviços do internacional brasileiro ao Liverpool, que optou por não fazer uma proposta.

Benfica vai encaixar mais 5 milhões de euros nas próximas horas

O Benfica está perto de fechar duas vendas nas próximas horas, que vão gerar mais de cinco milhões de euros.

Não é só o Real Madrid: Há mais 2 emblemas interessados em Rodri Hernández e embate promete mexer com o mercado

Rodri Hernández pode abandonar o Manchester City neste mercado. O PSG e o Barcelona são dois dos emblemas interessados.

Frederico Varandas fala sobre o mercado do Sporting: «É muito provável que ainda saiam mais e muito provável que ainda entrem mais»

Frederico Varandas analisou o mercado do Sporting e confirmou que devem existir mais entradas e mais saídas do plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Luta de gigantes: Manchester City entra na corrida por Yan Diomande

O Manchester City também entrou na corrida por Yan Diomande. Os citizens têm concorrência de PSG, Real Madrid e Liverpool pelo extremo.

Vozinha confirmado como reforço do Colo-Colo após destaque no Mundial 2026

O Colo-Colo anunciou a contratação de Vozinha a custo zero. O guarda-redes cabo-verdiano representou o Chaves na última temporada.

Alberto Costa já treina no relvado: Oskar Pietuszewski em contrarrelógio para a Supertaça

Alberto Costa recuperou de uma lesão na coxa direita. Martim Fernandes e Oskar Pietuszewski continuam em dúvida para a Supertaça.