Força da Tática: O 3-4-3 de Antonio Conte

- Advertisement -

força da tática

Decorridas 24 jornadas o Chelsea FC lidera confortavelmente a Premier League com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado Tottenham Hotspur FC. Ainda que o futebol apresentado pela equipa de Mauricio Pochettino seja, sob o ponto de vista da posse e circulação de bola, mais atrativo do que o praticado pela equipa de Antonio Conte, é o Chelsea FC que leva vantagem com a sui generis ideia de jogo do treinador italiano: controlar o jogo…sem bola.

O Chelsea FC tem vindo a alinhar, na baliza, com um dos melhores guarda-redes do mundo, o belga Thibaut Courtois. À sua frente uma defesa a três composta por Gary Cahill mais descaído para o lado esquerdo, Azpilicueta no lado direito, e David Luiz na zona central. À frente da defesa encontram-se os dois esteios do meio-campo da equipa londrina, Kanté e Matic, com Marcos Alonso a jogar na ala esquerda e Victor Moses na ala direita. Na frente, sem verdadeiros extremos, é Eden Hazard o interior ofensivo que se apresenta mais à esquerda e Pedro Rodríguez aquele que alinha mais à direita, ambos em apoio ao ponta de lança espanhol Diego Costa.

Fonte: Chelsea FC
Fonte: Chelsea FC

A equipa de Antonio Conte, um dos melhores treinadores do mundo no momento de organização defensiva, tem uma dinâmica coletiva muito interessante e um modelo de jogo que, goste-se ou não, é consistente e encontra-se bem trabalhado. Partindo de uma estrutura de 3-4-3, a equipa tem em Kanté e Matic uma parte crucial do seu sucesso nos movimentos ofensivos. São os dois futebolistas que, por um lado, fazem a ligação entre o corredor central e os corredores laterais e, por outro lado, quando têm bola, atraem os defesas adversários abrindo espaços nos corredores laterais onde surgem os alas Alonso e Moses.

Foto de Capa: Chelsea FC

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença reage em comunicado à polémica onde está envolvido: «Conversas privadas, informais, truncadas, meticulosamente selecionadas, incompletas e descontextualizadas»

Pedro Proença escolheu os canais próprios para reagir ao leak de áudios onde, entre outros, criticava árbitros. Presidente da FPF critica vazamento.

Olympiacos anuncia Stefan Ortega antes de Gustavo Sá e apresenta guarda-redes a custo zero

O Olympiacos está bem ativo no mercado. Stefan Ortega foi oficializado como novo guarda-redes do clube grego.

AS Roma avança com 15 milhões de euros e está muito perto de contratar alvo do Benfica para a defesa

Konstantinos Koulierakis está muito perto da AS Roma. Defesa chegou a ser associado ao Benfica, mas vai para Itália.

Beni Mukendi tem interessados e futuro no Vitória SC está em risco

Beni Mukendi é alvo do AEK e de clubes espanhóis. Médio angolano é destaque no Vitória SC, mas pode não continuar no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid de José Mourinho inicia negociações pelo MVP do Mundial 2026 e está pronto para ir além dos 50 milhões de euros

O Real Madrid quer fechar a contratação de Rodri. O emblema merengue já encetou as negociações com o Manchester City.

Último teste em canal aberto: Onde ver o Sporting x Nottingham Forest?

No último jogo particular da pré-temporada, o Sporting recebe o Nottingham Forest. Encontro será transmitido em direto na TVI e DAZN.

FC Porto e a posição de ponta de lança: 2 jovens promessas alimentam esperanças de serem opção para Francesco Farioli

O FC Porto está em busca de um novo ponta de lança neste mercado de transferências, uma vez que Samu Aghehowa está lesionado.