Força da Tática: O 3-4-3 de Antonio Conte

- Advertisement -

força da tática

Decorridas 24 jornadas o Chelsea FC lidera confortavelmente a Premier League com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado Tottenham Hotspur FC. Ainda que o futebol apresentado pela equipa de Mauricio Pochettino seja, sob o ponto de vista da posse e circulação de bola, mais atrativo do que o praticado pela equipa de Antonio Conte, é o Chelsea FC que leva vantagem com a sui generis ideia de jogo do treinador italiano: controlar o jogo…sem bola.

O Chelsea FC tem vindo a alinhar, na baliza, com um dos melhores guarda-redes do mundo, o belga Thibaut Courtois. À sua frente uma defesa a três composta por Gary Cahill mais descaído para o lado esquerdo, Azpilicueta no lado direito, e David Luiz na zona central. À frente da defesa encontram-se os dois esteios do meio-campo da equipa londrina, Kanté e Matic, com Marcos Alonso a jogar na ala esquerda e Victor Moses na ala direita. Na frente, sem verdadeiros extremos, é Eden Hazard o interior ofensivo que se apresenta mais à esquerda e Pedro Rodríguez aquele que alinha mais à direita, ambos em apoio ao ponta de lança espanhol Diego Costa.

Fonte: Chelsea FC
Fonte: Chelsea FC

A equipa de Antonio Conte, um dos melhores treinadores do mundo no momento de organização defensiva, tem uma dinâmica coletiva muito interessante e um modelo de jogo que, goste-se ou não, é consistente e encontra-se bem trabalhado. Partindo de uma estrutura de 3-4-3, a equipa tem em Kanté e Matic uma parte crucial do seu sucesso nos movimentos ofensivos. São os dois futebolistas que, por um lado, fazem a ligação entre o corredor central e os corredores laterais e, por outro lado, quando têm bola, atraem os defesas adversários abrindo espaços nos corredores laterais onde surgem os alas Alonso e Moses.

Foto de Capa: Chelsea FC

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alarmes ligados no Al Nassr por João Félix: avançado está descontente e já se conhece a razão

João Félix está insatisfeito no Al Nassr. O internacional português esperava já ter uma proposta de renovação de contrato nas mãos.

Gabriel Veron voltou a usar a camisola do FC Porto

Gabriel Veron foi suplente utilizado durante o encontro entre o FC Porto B e o Vizela, partida relativa à Segunda Liga.

Moreirense vence Marítimo e regressa aos triunfos na Primeira Liga

O Moreirense venceu o Marítimo por 3-1 para a sexta jornada da Primeira Liga. Equipa de Moreira de Cónegos somou os três pontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Bétis vence com reviravolta o Villarreal e submarino amarelo continua sem atinar

O Real Bétis à Comunitat Valenciana vencer o Villarreal por duas bolas a uma, num encontro da quinta jornada da La Liga.

Inter Milão recupera desvantagem de 2 golos e vence Udinese em jogo de muitos golos: eis os resultados do dia da Serie A

O Inter Milão venceu em casa a Udinese por 5-3 para a quarta jornada da Serie A. Fica todos os resultados do dia.

Pepa furioso após o Rio Ave 3-3 Estrela da Amadora: «O lance do penálti é surreal»

Pepa mostrou-se muito descontente depois da partida entre o Rio Ave e o Estrela da Amadora, que terminou com um empate a três.