José Fonte – Uma solução a ter em conta

- Advertisement -

Visto que a má prestação da Seleção Nacional é um tema em voga, decidi escrever-vos sobre José Fonte. O defesa-central, que tem brilhado nas “terras de Sua Majestade” pelo Southampton, merece já a chamada à Seleção. Porém, Paulo Bento ateima em não o convocar.

A minha “revolta” perante esta situação resulta da boa forma em que se encontra Fonte. Um jogador que se tem destacado na melhor Liga do mundo, inclusive com um golo na segunda jornada, merece, sem qualquer dúvida, a chamada à seleção. Ainda para mais quando no banco de suplentes se encontra um jogador como Sereno, comparativamente bem mais fraco e “perdido” na liga turca. Mas esta história não acaba aqui, pois Rolando foi chamado a substituir Pepe (devido a lesão).

José Fonte / Fonte: SportsMole
José Fonte / Fonte: SportsMole

Será que Paulo Bento inclui na sua pré-convocatória jogadores só para dar a ideia de que convoca com base no rendimento? Não é um caso novo, e o facto de Rúben Micael ou Custódio (que nem é titular no seu clube) serem constantemente convocados causa muitas dúvidas. Ainda pior, quando pelo menos 8 dos 11 titulares em Alvalade são agenciados por Jorge Mendes. Isto é algo que me causa algum transtorno.

Enfim, não estou aqui para falar sobre a influência de todos os intervenientes à volta do futebol, mas sim de José Fonte. Formado nas escolas do Sporting, não teve dificuldades em afirmar-se como jogador de topo. Foi contratado pelo Benfica, onde acabou por não vingar, uma vez que se trata de um clube em que a aposta em portugueses é nula, ou perto disso.

Recebida a proposta de Inglaterra, José Fonte não mais olhou para trás, acabando por se destacar no Crystal Palace e vendido aos Saints. Na época 2012/2013 atingiu um ponto alto na sua carreira, com a estreia na Premier League, assinando, à sétima jornada, dois golos frente ao Fulham, garantindo o empate à sua equipa.

Contudo, nem tudo foram rosas para José Fonte na sua época de estreia na Premier League. O Southampton foi criticado por ter uma das defesas mais batidas no campeonato e a mudança de treinador (Pochettino substituiu Adkins) a meio da época foi bastante questionada. Ainda assim esta “chicotada” foi benéfica para o clube, que garantiu o 14º lugar no final da época.

A nova época trouxe poucas mas sonantes caras novas para o plantel, dando a José Fonte um novo parceiro no eixo da defesa, o experiente Dejan Lovren. À sétima jornada, o Southampton leva já 14 pontos, a apenas 2 do 1º lugar, dando-lhes o estatuto de grande surpresa do campeonato, com a defesa menos batida.

Não são já razões suficientes para merecer a convocatória, mister Paulo Bento? A mim parece-me que sim. Todavia ainda lhe dou mais. Afinal, não só dá garantias na defesa, como contabiliza 720 minutos ao mais alto nível (esta época), tendo ainda características mortíferas nos lances de bola parada.

Paulo Bento, Selecionador Nacional / Fonte: Público
Paulo Bento, Selecionador Nacional / Fonte: Público

Parece-me, claramente, que José Fonte é neste momento uma aposta mais segura que Sereno, ou Rolando, ou mesmo Ricardo Costa. São já 29 anos, o que lhe confere experiência. Pela sua carreira, a falta de ambição não é um problema.

Quando é que vamos realmente convocar os jogadores pelo que fazem em campo? Vamos continuar a zelar por uma seleção sem ambição, garra e determinação? Não será isto o que tem caraterizado Portugal nos últimos 10 anos? Qualificações à última da hora e sempre à “rasquinha”?

Está na hora de mudar a mentalidade e a forma de funcionar das coisas. Está na hora de convocar José Fonte pelo que tem feito. Se não é contra Israel, ou contra o Luxemburgo, será contra quem?

Subscreve!

Artigos Populares

Humilhações do governo, sonhos loucos, frustração e choro e orgulho incomparável: Pierre-Emerick Aubameyang, Antonio Rudiger, Juanfer Quintero e Edin Dzeko dizem adeus à seleção

Pierre-Emerick Aubameyang, Antonio Rudiger, Juanfer Quintero e Edin Dzeko retiraram-se das respetivas seleções. Anúncios nas últimas horas.

Sidney Lima a caminho do Partizan por empréstimo com opção de compra

Sidney Lima deixa o Santa Clara e está a caminho do Partizan por empréstimo, com opção de compra de 500 mil euros.

Besiktas libertou 2 vagas com saídas de português e ex-Braga e prepara quase 30 milhões de euros por reforços

O Besiktas quer reforçar o plantel com Léo Pereira e Ilaix Moriba. Turcos negoceiam dupla contratação.

Vasco Botelho da Costa projeta FC Porto x Moreirense: «É daqueles jogo em que sabemos que vamos estar muito tempo a defender»

Vasco Botelho da Costa marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão ao FC Porto x Moreirense.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: futuro de Otávio perto de estar resolvido

Otávio vai deixar de ser jogador do Al Qadsiah. O internacional português está perto de ser reforço do Al Rayyan.

Para terem direito a minutos? Sporting inscreve 2 jovens de 16 anos na Primeira Liga

Diego Farinha e Victor Bastianele foram inscritos por parte do Sporting na Liga Portugal e podem ser usados por Rui Borges.

Bruno Fernandes começa temporada a amealhar prémios individuais e é eleito melhor jogador da 2.ª jornada da Premier League

Bruno Fernandes foi o grande destaque no Manchester United na vitória sobre o Ipswich Town. Médio foi eleito melhor jogador da 2.ª jornada da Premier League.