Luis Díaz no Liverpool FC: Que papel para o colombiano?

Luis Fernando Díaz Marulanda, ex FC Porto, foi no mercado de inverno transferido para uma das melhores equipas do mundo, o Liverpool FC. À extrema necessidade de vender ativos por parte dos dragões, juntou-se a vontade de Jurgen Klopp em adquirir os serviços do jogador, e o negócio foi feito com valores que rondam os 45 milhões de euros, mais 15 em objetivos futuros.

O colombiano era, sem margem para grandes discussões, o melhor jogador do campeonato português e já há algum tempo se começou a perceber que rapidamente teria de chegar a outros patamares, que infelizmente as equipas da nossa liga ainda não têm capacidade para alcançar (essencialmente devido ao fator financeiro). Muitas foram as possibilidades, incluindo outros clubes em Inglaterra, mas o colombiano viria mesmo a rumar a Anfield para se juntar a Salah, Mané e companhia.

FC Porto Vitória SC SC Braga
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Foi, sem dúvida, um passo que teria de ser dado, mas nesta fase muito se especula sobre se este terá mesmo sido o melhor destino para o extremo de 25 anos que tem, como “opositores” diretos, dois dos melhores jogadores africanos em atividade e que são, com naturalidade, as estrelas da companhia.

Por isso mesmo, e embora tenha entrado contra o Cardiff City FC e tenha sido titular contra o Leicester City FC, não se prevê um início fácil para Luis Díaz uma vez que, apesar de toda a sua qualidade, está ainda uns furos abaixo destas duas super estrelas, não só em termos de qualidade efetiva como em estatuto dentro do clube. E vendo deste prisma será, enquanto Salah e Mané estiverem, a terceira opção para o lugar, seja pela direita ou pela esquerda. Não tem (ainda) características que lhe permitam jogar pelo centro, e também nesse caso seria complicado uma vez que observamos, semana após semana, como Diogo Jota e Roberto Firmino dão conta do recado com muita qualidade.

Apesar de tudo isto, e do panorama que se prevê complicado nestes primeiros tempos, desengane-se quem acha que esta será uma passagem sem influência do colombiano. Se há coisa que o Liverpool FC tem mostrado nos últimos anos é a excelente organização, e certamente que a direção não gastaria possíveis 60 milhões de euros se não houvesse um plano bem delineado para o jogador. E é esse plano que poderemos esmiuçar, ou pelo menos uma parte dele, para perceber que o ex dragão poderá e deverá ser parte relevante no sucesso da equipa de Klopp.

O primeiro aspeto que importa analisar é a dor de cabeça que uma época longa e recheada pode oferecer. E se há dor de cabeça que significa que as coisas estão a andar como se espera, essa é uma delas. Semanas sem descanso e com jogos consecutivos devido à presença em várias competições é algo que representa sucesso desportivo, apesar de todas as condicionantes que isso trás.

E se uma equipa quer ser competitiva em todas as frentes – e recorde-se que o Liverpool FC está na luta pelo campeonato e irá disputar a Liga dos Campeões com todas as possibilidades de a vencer – tem de ter mais do que um bom 11 titular. Nenhum atleta aguenta jogar tantos jogos em tão pouco tempo de forma consecutiva, e nesse aspeto o colombiano será peça chave para o treinador alemão. Se a progressão na Liga Milionária correr como o esperado, vai ser nos jogos do campeonato que Luis Díaz assumirá extrema importância, uma vez que é uma alternativa (e bem válida) para ocupar um dos lugares da frente, e fazer assim descansar quer Salah quer Mané, que também recentemente chegaram à final da CAN (mais uma exigente fase que certamente terá desgastado muito ambos os jogadores).

Numa outra vertente, o colombiano é daqueles jogadores de uma irreverência ímpar, que não se vê em qualquer equipa do mundo, e por isso poderá assumir o papel da chamada “super sub” para quando as coisas não estiverem a correr tão bem como o esperado. A equipa não conseguirá estar ao seu nível em todos os jogos, muito devido ao que acima referi, e nessas ocasiões deverá ser o extremo de 25 anos a entrar para agitar a partida, podendo a qualquer momento sacar um coelho da cartola, quer através do drible, ou através de um remate, momento no qual tem evoluído muito desde que chegou à Europa.

Por outro lado, e num panorama de médio-longo prazo, há que olhar para as idades dos jogadores em questão e perceber que Luis Díaz (25) tem menos cinco anos do que Salah e Mané (29, farão 30 este ano). Quer se queira quer não, os anos começam a pesar e apesar da incrível intensidade e capacidade física de ambos, chegará a uma altura em que não será possível continuar a este nível altíssimo, pelo que o colombiano poderá aí começar a ganhar a sua titularidade e afirmar-se como a nova estrela de Anfield.

De certa forma, acredito que muita da ideia da direção do Liverpool FC em contratar o jogador tenha passado por estes fatores, uma vez que ele oferece não só qualidade no imediato e é, por outro lado, uma garantia para o futuro do clube que não poderá para sempre ficar dependente das estrelas do agora.

Enquanto isso, Luis Díaz continuará a evoluir, a amadurecer enquanto jogador e certamente que quando dermos por ele, ter-se-à tornado num dos melhores extremos do futebol mundial. A qualidade está lá toda, a capacidade física para a acompanhar também, e por isso resta-lhe ganhar dinâmicas que só se adquirem na melhor liga do mundo e esperar que chegue o seu tempo, porque quando for hora, o ex FC Porto estará pronto para se assumir como peça indispensável para o treinador alemão.

Guilherme Vilabril Rodrigues
Guilherme Vilabril Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação de Comunicação Social e é um apaixonado pelo futebol. Praticante desde os três anos, desde cedo que foi rodeado por bola e por treinadores de bancada. Quer ser jornalista desportivo, e viu no Bola na Rede uma excelente oportunidade para começar a dar os primeiros toques.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.