Manchester United FC: Os títulos ainda são possíveis

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

A derrota no dérbi de Manchester, frente ao City, tem sido vista como a estocada final na pretensão do Manchester United em conquistar a Premier League. No entanto, a equipa de Mourinho está longe de poder ser descartada, pois ainda é uma candidata séria a vencer as várias competições em que está inserida.

Se é verdade que o campeonato está muito difícil, com um Manchester City em primeiro lugar, e a 11 pontos de distância, também é um facto que o United tem algumas vantagens ao seu dispor. A sequência de jogos no Inverno, em Inglaterra, é muito complicada. Com vários encontros para disputar, e poucos dias de descanso entre eles, a equipa de Guardiola tem uma missão mais complexa do que as restantes equipas, já que a grande vantagem que tem em termos classificativos, mais o facto de ainda não ter perdido no campeonato, torna-a no principal alvo a abater, sobretudo para as equipas mais pequenas, que tentam obter pontos para fugir à despromoção. O United, por sua vez, não tem a mesma pressão, e na Premier League espera apenas por um deslize dos rivais do Etihad Stadium. Para além disso, conta com um técnico muito experiente, que conhece todas as especificidades do futebol em Inglaterra.

Algo também importante é o estilo de jogo do Manchester United. O futebol defensivo, pragmático, e muito calculado da equipa não é apelativo para os adeptos, mas é eficiente. Atualmente, o conjunto de Old Trafford tem apenas 12 golos sofridos na Premier League, e, contrariando um pouco as críticas, é o segundo melhor ataque da competição. Mesmo não impressionando nas suas exibições, o Manchester United tem sido uma equipa consistente, e que continua inserida, também, na Taça de Inglaterra e na Liga dos Campeões.

A recente eliminação da Taça da Liga, frente ao Bristol City, não deixa de ser um ponto negativo na temporada do United. Afinal, são os detentores do troféu, e deixar escapar a hipótese de renovar o título, sendo eliminados por uma equipa do Championship, pode afetar os níveis de confiança em Old Trafford. Mas, curiosamente, a derrota colocou o clube exatamente no estado em que Mourinho queria: criticado, com dúvidas a surgir de todo o lado, na expetativa na Premier League, mas com boas hipóteses de qualificação nas restantes competições a eliminar.

 Manchester United saiu derrotado frente ao City, no jogo que opos os dois primeiros classificados da Premier League Fonte: Manchester United FC
Manchester United saiu derrotado frente ao City, no jogo que opos os dois primeiros classificados da Premier League
Fonte: Manchester United FC

O treinador português tem usado a mesma estratégia em todos os clubes por onde passou: para unir o grupo, Mourinho cria polémicas com clubes rivais e imprensa, até estar isolado o suficiente para considerar que está tudo contra si e o seu clube. A consequente mentalidade de guerrilha, que consegue muitas vezes incutir nos seus jogadores, é uma das grandes características das equipas mais vitoriosas de Mourinho.

A qualidade tática do treinador ex-Real Madrid, aliada à sua aptidão para vencer os jogos mais importantes, tornam-no num especialista em situações desportivas adversas. Estando o Manchester United numa dessas situações, é justo considerar o clube um sério candidato na FA Cup e na Liga dos Campeões. Por outro lado, a estadia de Mourinho em Old Trafford tem sido diferente da passagem do português por outros clubes: mais que obcecado por vencer, o treinador parece estar a tentar devolver o clube ao topo do futebol inglês de forma gradual, sem seguir por atalhos que se poderiam tornar prejudiciais à equipa a longo prazo.

Com sorteios acessíveis na Taça de Inglaterra e na Liga dos Campeões, frente ao Derby County e ao Sevilha, respetivamente, o United tem ainda muito para jogar para além do campeonato. E, com a recuperação de Zlatan Ibrahimovic, a equipa tem finalmente uma referência para os jogos mais complicados.

É injusto achar que Mourinho possa estar ultrapassado, ou que Guardiola e as suas ideias sejam invencíveis. Tal como foi o português a acabar com o reinado de Pep em Espanha, quando poucos lhe davam crédito, também desta vez o experiente técnico do United parece ter ainda uma palavra a dizer. A época futebolística é muito longa, e nem sempre se consegue ganhar jogos a praticar um futebol ofensivo, e a marcar 4 ou 5 golos. Ganhar de forma mais esforçada, arrastando jogos e frustrando o adversário, muitas vezes obtendo vitórias por 1-0, também tem o seu  mérito. E ninguém faz isso melhor que Mourinho.

Por isso, mesmo que pareça mais fraco que outros clubes rivais, e que o seu futebol ou a sua abordagem aos encontros não agrade aos críticos, enquanto o Manchester United estiver presente numa competição, será sempre candidato a vencê-la.

Foto de capa: Manchester United FC

Guilherme Malheiro
Guilherme Malheiro
É na música e no futebol que encontra a sua inspiração. Quando escreve, gosta de manter escondido o lado de adepto. Também gosta de ténis, snooker e boxe.                                                                                                                                                 O Guilherme não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim considerado um erro por vários nomes da hierarquia do Manchester United

Ruben Amorim foi despedido do Manchester United já em 2026. Hierarquia do clube considera a contratação do técnico um erro.

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

PUB

Mais Artigos Populares

Lanús vence Flamengo e ganha vantagem na final da Supertaça Sul-Americana

O Lanús está em vantagem na Supertaça Sul-Americana. Na primeira mão da final, vitória dos argentinos sobre o Flamengo por 1-0.

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.