Marco Silva e a ‘relegation’: O fracasso não conta tudo

Janeiro foi também o mês de tentar reajustar o pobre aproveitamento do período de transferências do verão de 2016 num clube que atravessa sérios problemas financeiros cujo dono, Assem Allam, é uma figura ‘sui generis’ cuja relação com os adeptos não é a melhor, longe disso, mas isso já são outros assuntos. Uma série de transferências foram realizadas, tentando servir um treinador que logo entusiasmou o dono egípcio-inglês pela sua “filosofia”.

As saídas de Livermore para o West Bromwich por 11,50 milhões de euros e de Robert Snodgrass para o West Ham por um valor semelhante (12 milhões de euros) constituíram duas saídas de jogadores influentes na manobra da equipa, mas, por outro lado, foram dois bons encaixes financeiros para o clube, que fez um total de 8 contratações anti-despromoção, sendo a mais cara a do avançado Kamil Grosicki, polaco, que se transferiu do Stade Rennais FC por 9 milhões de euros, depois o médio-ofensivo norueguês, Markus Henriksen, que estava emprestado pelo AZ Alkmaar, foi adquirido pelo clube em troca de 5,30 milhões de euros e o também ofensivo meio-campista Evandro, que rumou desde o FC Porto numa transferência fixada nos 2,50 milhões de euros.

16,80 milhões foi o total do valor pago pelo clube na compra de jogadores, mas, quanto a entradas, ainda resta falar dos empréstimos, que não foram nada menos ‘sonantes’ que as compras propriamente ditas. Listemo-los: Alfred N’Diaye, médio senegalês do Villarreal, Andrea Ranocchia, central italiano do Inter de Milão, Elabdellaoui, lateral/ala norueguês do Olympiacos, Lazar Markovic, avançado do Liverpool, e Oumar Niasse, avançado do Everton.

Niasse foi reforço sonante Fonte: SkySports
Niasse foi reforço sonante
Fonte: SkySports

Em termos de saídas, encimadas pelas duas mais marcantes de Livermore e Snodgrass, as restantes foram de jogadores pouco ou nada utilizados, com empréstimos a clubes ‘menores’, casos do central inglês Alex Bruce e do também inglês James Weir, médio (Wigan), o guarda-redes escocês, Allan McGregor (Cardiff City) e o eslovaco Dusan Kuciak, também guarda-redes, com saída a custo zero para o Lechia Gdansk, da Polónia.

Depois de um janeiro com seis jogos, fevereiro não começou por ser meigo, com uma deslocação a Old Trafford para o campeonato e uma receção de seguida ao Liverpool. Empate no primeiro (0-0) e vitória caseira no segundo (2-0), que até fez Klopp elogiar o técnico luso.

“Time running out, that was for definite. A sleeping giant with barely a breath in it” (“O tempo a esgotar-se, isso era definitivo. Um gigante adormecido que mal conseguia respirar”). A parte inicial do hino do Hull City, fundado em 1904, parecia ser a melhor forma de analisar epigraficamente a travessia do clube ‘amber and black’ (‘âmbar e preto’) até à chegada de Marco Silva, que parecia ter o condão que havia despertado o ‘gigante adormecido’.

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Gomes analisa evolução do futebol na Arábia Saudita: «As equipas pequenas precisam de mais apoio para que a Liga Saudita possa efetivamente crescer»

Paulo Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede, onde abordou a evolução do futebol na Arábia Saudita e o investimento feito nos últimos anos.

Sporting só teve 2 ausências no regresso aos treinos para preparar arranque na Primeira Liga em 2025/26

O Sporting arrancou esta segunda-feira a preparação para o arranque da Primeira Liga. Casa Pia é o primeiro adversário dos leões.

Rúben Dias tem o futuro no Manchester City definido

Rúben Dias vai continuar no Manchester City. O defesa vai renovar contrato com os cityzens até 2028.

Estrela da Amadora continua a reforçar plantel e encaminha a chegada de mais um jogador

O Estrela da Amadora está próximo de completar a transferência de Ryan Sousa. Lateral esquerdo a caminho de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea continua a limpar a casa e vende médio ao Everton por quase 29 milhões de euros

Kiernan Dewsbury-Hall está a caminho do Everton. Médio vai deixar o Chelsea apenas um ano após chegar ao clube.

Alioune Ndoye confirmado como reforço do Vitória SC

Alioune Ndoye foi oficializado como novo jogador do Vitória SC. Avançado reforça opções de Luís Pinto para o ataque.

Besiktas já procura substituto para David Jurásek após 92 minutos pelo clube

O Besiktas está no mercado por um novo lateral esquerdo. Turcos querem Ridvan Yilmaz depois de contratar David Jurásek.