Tottenham Hotspur FC 2-0 Manchester City FC: Mourinho vence e deixa Guardiola ainda mais longe do título

- Advertisement -

A CRÓNICA: JOGO INTENSO E ESTREIAS DE SONHO

Em terras de Sua Majestade, a 25ª. jornada da Premier League foi sinónimo de jogo grande e de um reencontro entre velhos rivais. José Mourinho e Pep Guardiola voltaram a medir forças num duelo entre duas equipas que têm ficado um pouco aquém das expetativas esta temporada.

Numa das partidas mais aguardadas da principal competição inglesa, foi o Manchester City quem entrou melhor, controlando o ritmo do jogo à sua maneira e a criar perigo constante à baliza do Tottenham. Apesar de a partida ter ido para o intervalo com o nulo no marcador, a colocar na frente da partida, não fosse a estrelinha estar com os spurs de Mourinho.

O técnico português bem deve ter respirado de alívio quando viu o seu guardião, Hugo Lloris, defender um pénalti perto do intervalo, que podia muito bem ter sido o início do fim para a sua equipa no encontro. A formação de Londres apostou forte no contra-ataque e na velocidade dos homens da frente, Bergwjin, Lucas e Son, mas com pouco perigo e eficácia, tão bem organizada estava a equipa de Guardiola.

Tudo mudou ao minuto 60, quando o Zinchenko, lateral-esquerdo ucraniano dos citizens, foi expulso por acumulação de amarelos e comprometeu por completo o plano de jogo desenhado por Guardiola. Em desvantagem numérica, o técnico espanhol foi obrigado a mexer, colocando em campo o internacional português mas de pouco ou nada valeu.

Após a expulsão, o Tottenham ficou com o jogo na mão e dois minutos depois Steven Bergwijn, que se estreou a titular depois de ter sido contratado ao PSV Eindovhen no mercado de inverno, fez um golaço e colocou os londrinos na frente do marcador. Com um City descompensado e a tentar jogar com as cartas que tinha, o segundo golo não demorou a aparecer e, desta feita, por intermédio do coreano Son.

Com esta vitória o Tottenham subiu ao quinto lugar, ficando a quatro pontos do pódio e deixou o Liverpool cada vez mais perto de se tornar campeão inglês, aumentado a distância do Manchester City em relação ao líder para 22 pontos.

 

A FIGURA

Fonte: Tottenham HFC

Hugo Lloris – O veterano guardião francês foi decisivo no encontro ao manter inviolada a sua baliza, após várias investidas perigosas dos citizens e, principalmente, por ter defendido um penálti a favor do Manchester City, batido por Gundogan, que podia ter mudado por completo a história deste jogo.

 

      O FORA DE JOGO

Fonte: Manchester City FC

Oleksandr Zinchenko – O lateral-esquerdo ucraniano acabou por ser peça-chave no encontro, mas contra a sua própria equipa, tendo sido expulso por acumulação de amarelos, “entregando” assim o jogo ao adversário, numa altura em que a partida era de sentido único a favor da sua formação.

 

       ANÁLISE TÁTICA – TOTTENHAM HOTSPUR FC

A formação orientada por José Mourinho apresentou-se num sistema base de 4-2-3-1, com Steven Bergwijn, que foi contratado neste mercado de inverno, a saltar diretamente para o onze inicial, devido à falta de opções atacantes dos spurs, e com o brasileiro Lucas Moura na frente de ataque – como tem sido habitual – devido à ausência por lesão de Harry Kane.

A equipa comandada pelo treinador português jogou cerca de uma hora em contra-ataque, devido à pressão exercida pelo Manchester City e pelo domínio que tinham no jogo. A partir do momento em que se encontraram em superioridade numérica, assumiram o controlo da partida e foram extremamente eficazes, com dois golos marcados em três remates enquadrados com a baliza.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Lloris (8)

Aurier (7)

Alderweireld (7)

Sanchez (7)

Tanganga (7)

Winks (6)

Lo Celso (6)

Bergwijn (7)

Alli (6)

Son (7)

Lucas (6)

       SUBS UTILIZADOS

Lamela (6)

Ndombélé (7)

Dier (6)

 

            ANÁLISE TÁTICA – MANCHESTER CITY FC

Com Bernardo Silva no banco de suplentes, Pep Guardiola apostou no habitual 4-3-3 como sistema base. Os citizens controlaram a maior parte da partida, dominando a posse de bola e pautando o ritmo do jogo, estando sempre mais perto do golo que o adversário.

Tudo isso mudou ao minuto 60 com a expulsão de Zinchenko, que retirou por completo o domínio da partida ao atual campeão inglês, e que obrigou Guardiola a mexer na equipa. Em inferioridade numérica o técnico espanhol colocou João Cancelo, Gabriel Jesus e Bernardo Silva em campo, mudando o esquema para algo perto do 3-5-1, de maneira a povoar o meio campo, e com Cancelo a participar constantemente no processo ofensivo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Ederson (6)

Walker (7)

Fernandinho (7)

Otamendi (6)

Zinchenko (5)

De Bruyne (7)

Rodri (6)

Gundogan (6)

Mahrez (6)

Sterling (6)

Aguero (6)

       SUBS UTILIZADOS

 Cancelo (6)

Gabriel Jesus (6)

Bernardo Silva (7)

 

 

Foto de Capa: Premier League

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 gigantes da América do Sul interessados em Darwin Núñez

O Flamengo e o River Plate estão interessados em Darwin Núñez. Avançado uruguaio representa o Al Hilal desde o início da época.

Sporting contará com três jovens da academia no plantel principal para 2026/27

A geração de 2007 da academia do Sporting conta com grandes talentos e três deles farão parte das opções de Rui Borges para a próxima temporada.

Martín Anselmi após nova derrota do Botafogo: «Conformo-me pela entrega, com o resultado não»

Martín Anselmi reagiu à derrota do Botafogo frente ao Nacional Potosí. Emblema brasileiro segue com seis derrotas seguidas.

Como está Prestianni em relação à deslocação a Madrid? Eis o que se sabe

Gianluca Prestianni está pronto para um eventual ambiente hostil em Madrid. Avançado do Benfica de consciência tranquila.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal: Já são conhecidas as 25 convocadas para iniciar a qualificação para o Mundial 2027

Francisco Neto revelou as 25 jogadoras convocadas para as duas primeiras jornadas da qualificação de Portugal para o Mundial 2027, com três novidades.

José Mourinho volta a falar em exclusivo à BTV: eis o horário da antevisão do Benfica x AVS SAD

José Mourinho vai fazer a antevisão ao Benfica x AVS SAD em exclusivo à BTV. Técnico não fará conferência de imprensa.

Onde ver o Dérbi do Minho entre o Braga e o Vitória SC?

A 23.ª jornada conta no cardápio com um Dérbi do Minho. O Braga recebe o Vitória SC para a Primeira Liga.