AC Milan: Este clube (já) não é para velhos

Cabeçalho Liga Italiana

Todos estarão recordados, com maior ou menor dificuldade, de equipas míticas do Milan. Começando na dinastia holandesa – Gullit, Rijkaard e Van Basten – e, mais recentemente, as equipas de Ancelotti, que na primeira década atingiram três finais europeias – duas vitórias e… a final perdida de Istambul. Nessas equipas pontificavam nomes como Maldini, Nesta, Cafú, Pirlo, entre tantos outros. Chegando a 2017, o panorama mudou. E muito. Com o título, caro leitor, não fica fechada a porta para que o Milan, nesta nova era do futebol, tenha experiência – ela é sempre bem-vinda, especialmente a equipas com falta de identidade. Porém, já todos percebemos que o “novo Milan” terá de se fortalecer e construir com miúdos. Com tudo o que de bom e mau isso tem. E a construção começa logo na baliza…

Donnaruma, Locatelli, Romagnoli. Três homens que personificam uma nova identidade num clube órfão de títulos, ideias e referências. É claro que um processo destes tem as suas particularidades. Não é fácil construir uma equipa com base no talento de jovens.

Donnarumma já conquistou os adeptos milaneses e, porque não o dizer, o futebol europeu. Impressiona pela juventude, pela segurança e pela personalidade. Os adeptos não precisaram de muito para perceber que está ali uma futura referencia das balizas milanesas.

 

Com 17 anos, Donnarumma já é um ídolo no San Siro Fonte: AC Milan
Com 17 anos, Donnarumma já é um ídolo no San Siro
Fonte: AC Milan

Avançando um pouco no terreno, encontrámos Romagnoli. Um jovem central, que depois de dar nas vistas na Sampdoria, chegou aos rossoneri e pegou de estaca. É claro, voltamos à conversa dos riscos da aposta nos jovens. Romagnoli ainda não pode ser um central feito – tem apenas 22 anos – mas a segurança que demonstra quer no processo defensivo, quer depois a sair com a bola na primeira fase de construção – sabemos que isso numa equipa grande é essencial -, não enganam.

Locatelli entrou de rompante no Milan. O grande golo que valeu a vitória importante e inesperada frente à Juve, catapultou o jogador para um patamar de ídolo. Locatelli tem de ter estabilidade emocional para saber lidar com todo o mediatismo e, avaliando pelas últimas amostras, não se tem dado mal. Falta-lhe intensidade, sempre importante para quem joga na zona nevrálgica do terreno, mas o jovem italiano – é estrela nas seleções mais jovens – já evidencia classe e, sobretudo, inteligência. Não dá muitos toques na bola, mas joga simples.

Além destas três “referências” – aqui as aspas não surgem por acaso -, o Milan vive doutros talentos. Suso, na faixa direita do ataque, vai tentando dar consistência a um talento indiscutível; Niang tenta acrescentar golos à força e à potência e Pasalic, não sendo um craque, dá consistência e intensidade ao meio-campo. Bacca, Bonnaventura, Paletta e Abate, neste contexto, são os veteranos. Não pela idade, mas porque servem de modelo para os mais jovens. No que depender dos adeptos do Milan, um dia, estes poderão ser “os velhos” do clube.

Foto de capa: A.C. Milan

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal bate França e conquista Euro de Hóquei em Patins pela 22.ª vez

Portugal é o grande vencedor do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. Seleção Nacional derrotou a França.

Treinador do Benfica e do Torreense falam antes da Supertaça Feminina: «Vamos ser crentes que poderá ser o nosso dia»

O Benfica e o Torreense lutam este domingo pela conquista da Supertaça Feminina. Ivan Baptista e Gonçalo Nunes anteviram jogo.

Passou o verão e continua sem haver tempo de Praia no Estoril: Santa Clara vence pela 1ª vez na Primeira Liga

O Santa Clara venceu o Estoril Praia por 1-0. Jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga realizado na pausa de seleções, envolvido em alguma polémica pelo calendário.

Sporting foca-se em renovar contrato de 4 jogadores: Eis a situação de cada um

O Spoting quer renovar os contratos de Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Geny Catamo e Ousmane Diomande. Eis a situação de cada um.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta comenta participação de Portugal no EuroBasket 2025: «Conseguimos competir com as melhores equipas»

Portugal foi eliminado este sábado pela Alemanha no EuroBasket 2025. Neemias Queta aborda derrota e faz balanço geral da prova.

Carissa Boeckman reforça o meio-campo do Benfica

O Benfica oficializou a chegada de Carissa Boeckman. Média norte-americana chega a Portugal proveniente do Portland Thorns, na primeira experiência europeia.

Cristiano Ronaldo perto de quebrar novo recorde após bis por Portugal

Cristiano Ronaldo bisou este sábado no Arménia x Portugal. Avançado português persegue mais um recorde nesta fase de qualificação.