AC Milan: rumo à regeneração?

Cabeçalho Liga Italiana

AC Milan, o nome de um histórico do futebol italiano e europeu. Quem não se lembra de jogadores como Kaká, Seedorf, Maldini, Pirlo, Nesta, Inzaghi, Gattuso, Gullit, Baresi, Rijkaard e até mesmo Van Basten? Um dos melhores clube do mundo onde jogaram várias das maiores e melhores estrelas do futebol mundial. O clube de Milão conta com um vasto palmarés, sendo que é o segundo clube com mais titulos da Serie A juntamente com o eterno rival Inter – 18 contra 31 da Juventus. É também o segundo clube com mais conquistas da prestigiada Liga dos Campeões, contando com 7 troféus. A última vez que se sagrou campeão italiano foi na época de 2010-2011, tendo nas duas épocas a seguir feito 2º e 3º lugar respectivamente.
Foi no ano de 2013 que o Milan se viu numa situação que outrora não tinha conhecido. Começou a ter algumas dificuldades pois foi perdendo alguns dos seus melhores jogadores e realizou de seguida duas das piores épocas de uma história com mais de 100 anos de história. Em 2013-2014 acabaram o campeonato fora da zona de qualificação europeia, acabando em 8º lugar onde ficaram a uns expressivos 45 pontos da campeã Juventus. Em 2014-2015 conseguiram piorar o seu registo, ficando mais longe ainda da zona europeia terminando em 10º lugar a 35 pontos da campeã Juventus.

O adolescente Donnaruma é candidato a figura do dérbi Fonte: UEFA
Donnarumma defende o rumo à regeneração milanesa
Fonte: UEFA

Hoje a conjuntura milanesa é diferente daquela que se vivia há uns anos atrás. Depois de perder recentemente algum prestígio e uma equipa de super-estrelas, a equipa de Milão está a tentar reerguer-se procurando voltar o mais cedo possível às provas europeias. Actualmente encontra-se em 3º lugar na Serie A a 8 pontos da lider Juventus. Após começar a sua campanha de forma positiva com vitórias sobre Lazio, Sassuolo e até Juventus, é altura de perceber se a boa forma é algum renascimento temporário ou um verdadeiro sinal de melhoria a longo prazo. Actualmente e sabendo que o futebol moderno não será nem de perto o que foi o futebol nos tempos mais antigos, o Milan procura formar um bom plantel mas sobretudo formar e desenvolver os seus jovens jogadores com maior potencial. Conta no seu plantel com jovens de enorme valor tais como Niang, Pasalic, Locatelli e o nome mais sonante e que já é visto como um dos mais influentes apesar de só ter 17 anos de idade, falo de Gianluigi Donnarumma.

Hoje o AC Milan vai ter pela frente mais um bom teste para provar a sua força e se realmente tem capacidade para chegar ao tão desejado título italiano. Defrontam o seu eterno rival Inter que recentemente trocou de treinador, estando ainda sem as ideias do mesmo a 100%, podendo então o Milan tirar proveito disso. Encontram-se também numa das suas piores fases e de orgulho ferido estando apenas num modesto 10º lugar. O Milan é aqui dado como favorito para o jogo e irá procurar vencer o encontro continuando assim à procura de garantir o seu principal objectivo: a qualificação para a Liga dos Campeões, correndo para o título como outsider dando esse principal protagonismo à Juventus e à Roma. Os adeptos querem o título mas sabem que o clube querendo voltar ao seu auge tem que estar na Liga dos Campeões e isso é a prioridade para este ano. Apesar de uma equipa algo jovem, apresenta um bom conjunto de jogadores que certamente num projecto mais a médio prazo, poderá vir a dar os frutos desejados e voltar então a aumentar o palmarés de um dos melhores clubes do mundo.

 

Foto de capa: AC Milan

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.