De Rossi: o capitão do futuro

- Advertisement -

Daniele De Rossi faz 31 anos este ano. Para muitos passou ao lado de uma carreira fenomenal, principalmente em termos de conquistas, muito por causa do seu amor incondicional à AS Roma – situação parecida com a de Francesco Totti. Não me verão a mim proferir uma palavra de desagrado com esta situação, pois folgo em saber que ainda existem jogadores que preferem o amor ao clube e à camisola ao dinheiro, isto apesar de De Rossi ser o jogador mais bem pago a actuar na Serie A, auferindo um salário anual de 6,5 milhões de euros. Já o pai de De Rossi, Alberto, foi jogador da Roma e subsequentemente treinador dos escalões de formação do clube, logo a paixão pela Roma é uma herança de família.

De Rossi juntou-se às camadas jovens da Roma em 2000, vindo do Ostia Mare, onde jogava como avançado. Estreou-se pela equipa principal dos giallorossi em 2001 num jogo da Liga dos Campeões contra o Anderlecht, mas o seu primeiro jogo na Serie A veio apenas em 2003 contra o modesto Como. A sua primeira titularidade, nesse mesmo ano, deu-se contra o Torino, jogo onde apontou também o seu primeiro golo pelo clube.

De Rossi é um dos médios mais completos da actualidade. Mais do que ele talvez apenas o gigante do meio-campo do Manchester City Yaya Touré. É um faz-tudo no meio-campo da Roma e da Itália. É forte e rápido e tanto rouba bolas como as passa e remata. Defende e ataca com mestria, constrói e destrói jogo com facilidade. O que quer que a equipa precise ele fornece. Arrisco dizer que é o melhor médio defensivo do mundo, o que explica as constantes propostas de Real Madrid, Chelsea ou Manchester United para a aquisição do jogador. Continua a ser importantissimo no meio-campo da Roma, estando a ser um dos maiores responsáveis pela excelente época que a Roma está a fazer este ano. É também figura fundamental no meio-campo da selecção italiana que disputa este Verão o Mundial no Brasil. Uma boa campanha da squadra azzurra passará com certeza pelos pés deste excelente jogador.

Daniele de Rossi é um dos pilares da Roma e da selecção italiana Fonte: Getty Images
Daniele de Rossi é um dos pilares da Roma e da selecção italiana
Fonte: Getty Images

De Rossi usa desde 2005/2006 o número 16 nas costas da sua camisola devido ao nascimento da sua filha a 16 de Julho de 2005. Antes disso usou os números 27 e 4.

O palmarés de De Rossi pela Roma inclui apenas duas Taças de Itália e uma Supertaça Italiana, mas junta a isso um Campeonato da Europa de sub-21 e o Mundial de 2006 pela selecção transalpina. Foi eleito o jovem do ano em Itália em 2006 e em 2009 ganhou o prémio de jogador italiano do ano.

Totti ganhou a sua única Serie A pela Roma na época de 2000/2001, jogando ao lado de jogadores como Samuel, Cafú, Emerson, Nakata, Montella ou Batistuta. De Rossi continua e continuará atrás desse título, tendo ficado em segundo lugar por seis ocasiões se contarmos com esta época. Contudo, a Roma está no bom caminho e com um pouco de sorte De Rossi conseguirá a tão cobiçada Serie A antes de pendurar as botas. Ninguém o merece mais que ele.

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Avançado emprestado pelo FC Porto deixa elogios a Francesco Farioli: «Fez-me crescer mentalmente e ensinou-me o que se exige ao mais alto nível»

Ángel Alarcón deixou elogios a Francesco Farioli em entrevista. O avançado está atualmente emprestado pelo FC Porto ao Utrecht.

Imprensa internacional mete 3 portugueses e antigos jogadores de Sporting e FC Porto nos favoritos à Bola de Ouro

A Bola de Ouro já mexe com os tabloides. A GOAL desenvolveu uma lista com os 20 favoritos à conquista do troféu.

Lyon de Paulo Fonseca visita o PSG na 30.ª jornada da Ligue 1: Onde ver?

PSG defronta o Lyon de Paulo Fonseca no Parc des Princes na jornada 30 da Ligue 1. O encontro terá transmissão na SPORT TV 4.

Benfica destaca Óscar Cardozo depois do anúncio do fim da carreira: «O melhor marcador estrangeiro da nossa História»

Óscar Cardozo terminou a carreira profissional como futebolista. O Benfica destacou o avançado paraguaio, que vestiu de encarnado por sete épocas.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a data e hora da antevisão de Francesco Farioli ao FC Porto x Tondela

O FC Porto recebe o Tondela na 30.ª jornada da Primeira Liga. Fica a conhecer a data e hora da antevisão de Francesco Farioli.

Andoni Iraola e a saída do Bournermouth: «A decisão não teve nada a ver com nenhum outro clube»

Andoni Iraola, anunciou esta semana a saída do Bournermouth no final da época. O treinador afirmou que a saída não está relacionada com o interesse de outros clubes.

Paços de Ferreira agarra-se ao “talismã” Capital do Móvel: eis o registo caseiro recente

O Paços de Ferreira reforça a luta pela manutenção na Segunda Liga apoiado ao rendimento caseiro na reta final da temporada.