Dybala e Vietto: dois craques do país dos craques

- Advertisement -

internacional cabeçalho

No último ano, quando fiz um artigo sobre alguns jovens do campeonato argentino que podiam dar o salto para o futebol europeu, Luciano Vietto ainda era a principal figura do Racing Avellaneda. Ao mesmo tempo, Paulo Dybala estava na Serie B italiana, mais concretamente no Palermo, clube que lhe abriu as portas do Velho Continente. A ascensão dos dois jovens no último ano foi absolutamente fantástica. Vietto transferiu-se para o Villarreal e tem brilhado no ataque do Submarino Amarelo, sendo um dos jogadores em maior evidência no campeonato espanhol; Dybala, depois de ajudar o Palermo a subir de divisão, está a ser uma das grandes figuras do emblema siciliano e o presidente já disse que não o deixa sair por menos de 40 milhões.

O Villarreal tem um historial muito interessante de aposta em sul-americanos, e Vietto tem tudo para ser mais um caso de sucesso. Contratado ao Racing por 5,5 milhões, um valor bastante acessível, o argentino não teve quaisquer problemas na adaptação e está a justificar plenamente o investimento. Titularíssimo na frente de ataque do Submarino Amarelo, o jovem de 21 anos já leva 8 golos no campeonato (11 em todas as competições) e tem sido preponderante na manobra ofensiva da equipa de Marcelino Toral. Vietto é, efectivamente, um avançado muito completo. Tem uma qualidade técnica muito acima da média, sobretudo com o pé direito, pensa e executa rápido e tem demonstrado excelentes atributos na finalização, impressionando pela facilidade de remate e sentido de baliza. Com muita mobilidade, é muito astuto nas movimentações e tem-se entendido na perfeição com Uche, com quem forma uma dupla extremamente interessante.

Vietto tem estado em grande no Submarino Amarelo
Fonte: Facebook do Villarreal

Já não há dúvidas de que Dybala é o herdeiro de Pastore na Sicília. A cumprir a segunda época no clube, o avançado explodiu definitivamente e é claramente o activo mais valioso do Palermo nesta fase. Quem o quiser, terá de pagar muito bem. O argentino, que tem características algo semelhantes às de Vietto, embora seja menos “elegante” no seu jogo, finalmente conseguiu aliar as boas exibições aos golos (já tem 9 no campeonato) e está, sem surpresas, a despertar a atenção de emblemas de maior dimensão. Com 21 anos, Dybala tem estado a um nível extraordinário e não deve demorar a dar o salto. É um jogador versátil, explosivo, com uma qualidade técnica assinalável, com muita capacidade de desequilibrar no 1×1 e um poder de finalização fora do comum, especialmente com o pé esquerdo. O Palermo tem uma jóia com um potencial tremendo e a sua dupla de ataque (Franco Vázquez também tem brilhado) tem sido absolutamente decisiva na boa temporada do clube, que ocupa o sétimo lugar.

Vietto e Dybala têm uma qualidade que não engana e são jogadores a seguir com muita atenção nos próximos tempos. O percurso que estão a fazer nos respectivos clubes certamente irá levá-los para os grandes palcos europeus, onde o seu futebol poderá atingir patamares altíssimos. No que diz respeito à selecção, que tem opções que nunca mais acabam no ataque, terão de esperar e conquistar estatuto, e não é certo que haja espaço para os dois. Veremos isso mais tarde, porque agora o melhor é desfrutar da genialidade dos dois craques argentinos.

Foto de Capa: Facebook do Palermo

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.