Força da Tática: O SSC Napoli de Maurizio Sarri

- Advertisement -

força da tática

Ponto prévio: Maurizio Sarri é, provavelmente, o melhor treinador italiano da atualidade, sendo o único que domina os quatro momentos de jogo (organização defensiva, transição defensiva, transição ofensiva, e organização ofensiva). Este trata-se, provavelmente, do verdadeiro herdeiro de Arrigo Sacchi, reconhecidamente um dos melhores treinadores da história do futebol.

O SSC Napoli, partindo de um sistema de 4-3-3 com um pivô no meio campo e dois médios interiores, trata-se de um dos mais entusiasmantes projetos futebolísticos da atualidade. Ainda assim, parece claro que falta à equipa alguma qualidade individual em determinadas posições, sem a qual os resultados dificilmente refletirão a verdadeira qualidade das ideias do seu treinador.

Na defesa a quatro, à frente de Pepe Reina, destaca-se Kalidou Koulibaly, certamente um dos melhores defesas centrais do mundo. Com o senegalês em campo é garantido que a fase de construção se liga, com qualidade, com a criação. Neste particular o SSC Napoli trata-se de uma das melhores equipas da atualidade, sendo que a utilização da dinâmica do terceiro homem se revela preciosa nesse momento. Porém, é Koulibaly quem alia à sua capacidade posicional um tremendo conforto para ligar o jogo, em passe vertical, com os médios ou os avançados. Muitas das vezes esse passe é feito por dentro do bloco adversário com o objetivo de ligar o jogo com quem surge entre linhas.

Koulibaly é uma peça-chave na equipa Fonte: Facebook Oficial de Coulibaly
Koulibaly é uma peça-chave na equipa
Fonte: Facebook Oficial de Coulibaly

É esta dinâmica que permite ao SSC Napoli adotar posicionamentos mais ofensivos em campo, ou seja, que permite que os médios interiores não tenham que baixar no terreno para pegar no jogo desde trás, mantendo-se mais próximos das zonas de definição das jogadas onde estes podem ser, efetivamente, mais perigosos. Koulibaly frequentemente realiza passes verticais que ultrapassam, desde logo, um número significativo de adversários e atraem alguns dos opositores da linha defensiva. O apoio frontal liga então com um médio que fica de frente para o jogo e com possibilidades de explorar a profundidade, sobretudo depois do desequilíbrio que é causado pelo arrastamento dos defesas.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição trava saída de 2 estrelas do clube

O Al Ittihad rejeitou propostas por N'Golo Kanté e Moussa Diaby. Emblema saudita segura dois jogadores a Sérgio Conceição.

Rio Ave perdeu muito dinheiro com venda de André Luiz ao Olympiacos em detrimento do Benfica

O Rio Ave optou por vender André Luiz ao Olympiacos. Benfica ofereceu mais dinheiro que os gregos pelo extremo brasileiro.

Trubin muito elogiado: «Está entre os melhores guarda-redes europeus por algum motivo»

Rustam Khudzhamov, treinador de guarda-redes na Seleção da Ucrânia, deixa fortes elogios a Anatoliy Trubin, guardião do Benfica.

Jogos loucos e vitórias gordas: Estoril Praia volta a vencer por 4-2 e chega à 3ª vitória consecutiva na Primeira Liga

O Estoril Praia venceu todos os jogos da segunda volta da Primeira Liga. Na 20.ª jornada, vitória sobre o Santa Clara.

PUB

Mais Artigos Populares

Roman Yaremchuk pode deixar 4 milhões de euros no Olympiacos e vai ser treinado por português

Roman Yaremchuk já está em França e vai ser reforço do Lyon. Avançado vai juntar-se às opções de Paulo Fonseca por empréstimo.

Basquetebol: Sporting bate Benfica na Luz

O Sporting venceu o Benfica por 86-78 na jornada 13 da Liga de Basquetebol. Leões ganharam no Pavilhão da Luz.

Swansea de Vítor Matos regressa às vitórias no Championship e vence Watford

O Swansea de Vítor Matos voltou aos triunfos no Championship. Triunfo sobre o Watford na 30.ª jornada da competição.