Força da Tática: O SSC Napoli de Maurizio Sarri

- Advertisement -

força da tática

Ponto prévio: Maurizio Sarri é, provavelmente, o melhor treinador italiano da atualidade, sendo o único que domina os quatro momentos de jogo (organização defensiva, transição defensiva, transição ofensiva, e organização ofensiva). Este trata-se, provavelmente, do verdadeiro herdeiro de Arrigo Sacchi, reconhecidamente um dos melhores treinadores da história do futebol.

O SSC Napoli, partindo de um sistema de 4-3-3 com um pivô no meio campo e dois médios interiores, trata-se de um dos mais entusiasmantes projetos futebolísticos da atualidade. Ainda assim, parece claro que falta à equipa alguma qualidade individual em determinadas posições, sem a qual os resultados dificilmente refletirão a verdadeira qualidade das ideias do seu treinador.

Na defesa a quatro, à frente de Pepe Reina, destaca-se Kalidou Koulibaly, certamente um dos melhores defesas centrais do mundo. Com o senegalês em campo é garantido que a fase de construção se liga, com qualidade, com a criação. Neste particular o SSC Napoli trata-se de uma das melhores equipas da atualidade, sendo que a utilização da dinâmica do terceiro homem se revela preciosa nesse momento. Porém, é Koulibaly quem alia à sua capacidade posicional um tremendo conforto para ligar o jogo, em passe vertical, com os médios ou os avançados. Muitas das vezes esse passe é feito por dentro do bloco adversário com o objetivo de ligar o jogo com quem surge entre linhas.

Koulibaly é uma peça-chave na equipa Fonte: Facebook Oficial de Coulibaly
Koulibaly é uma peça-chave na equipa
Fonte: Facebook Oficial de Coulibaly

É esta dinâmica que permite ao SSC Napoli adotar posicionamentos mais ofensivos em campo, ou seja, que permite que os médios interiores não tenham que baixar no terreno para pegar no jogo desde trás, mantendo-se mais próximos das zonas de definição das jogadas onde estes podem ser, efetivamente, mais perigosos. Koulibaly frequentemente realiza passes verticais que ultrapassam, desde logo, um número significativo de adversários e atraem alguns dos opositores da linha defensiva. O apoio frontal liga então com um médio que fica de frente para o jogo e com possibilidades de explorar a profundidade, sobretudo depois do desequilíbrio que é causado pelo arrastamento dos defesas.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis de la Fuente rendido a Iván Fresneda e a ex-Braga: «Estiveram muito bem, cumpriram com o que pedimos e tiveram momentos brilhantes»

Iván Fresneda e Roberto Fernández estrearam-se este sábado pela seleção A de Espanha. Luis de la Fuente elogiou-os.

Sporting negoceia cláusula milionária para blindar Flávio Gonçalves

O Sporting está numa fase adiantada das negociações com Flávio Gonçalves para a renovação, procurando fixar a cláusula de rescisão nos 100 milhões de euros.

Pepê pondera acabar carreira no FC Porto e relembra o Clássico: «Foi um jogo limpo, no qual fomos superiores»

Pepê abriu o livro sobre a ligação especial e duradoura com o FC Porto e refletiu sobre a vitória frente ao Benfica no Clássico.

Iván Fresneda ‘impressionado’ com golo: «É um grandíssimo jogador»

Iván Fresneda admitiu ter ficado impressionado com o golo de Lamine Yamal no Espanha x Chéquia e deixou mais elogios.

PUB

Mais Artigos Populares

Argentina goleia Burkina Faso com Gianluca Prestianni a fazer golo e assistência

A Argentina goleou esta madrugada a Burkina Faso por 7-0 num jogo particular. Gianluca Prestianni marcou e assistiu.

Portugal x Noruega: Rafael Leão continua com a camisola 7

Já saiu a lista oficial de Portugal para enfrentar a Noruega na Liga das Nações. Rafael Leão continua com a camisola 7.

Portugal x Noruega: Francisco Conceição regressa aos convocados e há ausência

Portugal vai jogar esta noite contra a Noruega para a Liga das Nações. Francisco Conceição regressa e Gonçalo Inácio fica de fora.