O renascido Luca Toni

- Advertisement -

Aos 36 anos de idade, do alto dos seus 1,93 metros de altura, Luca Toni vive um dos momentos mais fulgurantes da sua já extensa carreira. Depois de uma ascensão meteórica, que o fez brilhar na Fiorentina (onde foi Bota de Ouro), ser campeão do Mundo pela Selecção italiana e jogar na primeira equipa do Bayern Munique, o avançado atravessou um período menos conseguido, para voltar agora a ser decisivo com a camisola do Hellas Verona.

Dia em que Luca Toni assinou pelo Hellas Verona.  Fonte: Serie A
Dia em que Luca Toni assinou pelo Hellas Verona.
Fonte: Serie A

Toni tem feito jus ao número nove que enverga na camisola do Hellas. Com 13 golos marcados no campeonato, é o terceiro melhor marcador da prova, tendo marcado em seis dos últimos oito jogos que realizou. A pontaria afinada do jogador transalpino tem sido fundamental para a equipa de Verona, que ocupa a sexta posição da Serie A, num ano em que regressou à primeira divisão do futebol italiano. Com sensivelmente um terço de campeonato já disputado, o Hellas Verona está na luta pelo último lugar de acesso à Liga Europa, ao mesmo tempo que vê o seu grande rival, Chievo, numa tentativa desesperada de evitar a despromoção.

O habitual 4-3-3 do Hellas, escalonado por Andrea Mandrolini, contempla o sérvio Jankovic e o tão nosso conhecido Iturbe na frente de ataque, no auxílio a Luca Toni. Tanto Jankovic como o argentino, emprestado pelo Futebol Clube do Porto, têm sido decisivos no excelente aproveitamento do camisola nove do Hellas.

Sem ser um jogador veloz, e com uma capacidade para ocupar espaços fora da área muito discutível, Luca Toni vale, essencialmente, pelo seu sentido posicional acima da média e pela capacidade de finalização. Faz parte daquele grupo de avançados de que muitos adeptos não gostam, porque o acham demasiado lento e desenquadrado com as dinâmicas da equipa, mas a capacidade goleadora acima da média permite que outros tantos adeptos vejam nele uma pedra fundamental.

Fora da selecção desde 2009, quando jogou a qualificação para o Mundial da África do Sul, Toni promete fazer ainda muitos golos em solo italiano, juntando a isso o seu festejo tão característico, durante o qual faz um gesto com a mão direita junto ao ouvido.

O habitual festejo de Luca Toni.  Fonte: The Guardian
O habitual festejo de Luca Toni.
Fonte: The Guardian

Já se sabe que em Itália os veteranos e experientes jogadores são mais valorizados do que em outras paragens, pelo que a carreira do avançado nascido em Pavullo Nel Frignano tem tudo para perdurar mais umas épocas.

João Dias
João Dias
O João é um apaixonado pelo futebol, gosta de escrever e discutir a modalidade. É fã incondicional do Barça e do Napoli!                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gianluca Prestianni relata alegada ofensa de Vinícius Júnior no Benfica x Real Madrid

Gianluca Prestianni ter-se-á pronunciado junto da UEFA para revelar as palavras que Vinícius Júnior lhe dirigiu no Benfica x Real Madrid.

Onde andam os jogadores do Benfica e do Real Madrid que em 2020 jogaram a final da Youth League?

Em 2020, o Real Madrid venceu a final da Youth League e derrotou o Benfica na final. Seis anos depois, onde andam os elementos dos dois plantéis.

Sporting vence Eintracht Frankfurt e avança para os quartos de final da Youth League: eis os possíveis adversários dos leões na próxima fase

O Sporting derrotou o Eintracht Frankfurt por 1-0 e avançou para os quartos de final da Youth League. Os leões vão defrontar Real Madrid ou Chelsea.

Gianluca Prestianni e José Mourinho no treino do Benfica no Santiago Bernabéu na véspera do confronto contra o Real Madrid

O Benfica treina no Santiago Bernabéu esta terça-feira. Águias pisaram relvado do jogo contra o Real Madrid e Gianluca Prestianni e José Mourinho estiveram no treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique reage ao julgamento de Achraf Hakimi por alegado crime de violação

Luis Enrique reagiu ao alegado caso de violação que envolve Achraf Hakimi. O defesa do PSG será julgado em tribunal.

Fredrik Aursnes: «Não deveria haver nenhum lugar para o racismo»

Fredrik Aursnes realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Encontro marca a segunda mão do playoff da Champions League.

João Tralhão e o árbitro do Real Madrid x Benfica: «É um grande árbitro, que respeite o gigante que é o Real Madrid e...

João Tralhão realizou a antevisão do Real Madrid x Benfica. Técnico comentou a nomeação de Slavko Vincic como árbitro para o encontro no Bernabéu.