Paulo Dybala: O herdeiro de Carlos Tévez

- Advertisement -

cab serie a liga italiana

Após um início de temporada bastante conturbado, a Juventus FC está de regresso à senda das vitórias e conseguiu recolocar-se na corrida ao tão apetecido quinto scudetto consecutivo. A Vecchia Signora encurtou uma larga distância pontual, que foi consequência de exibições e resultados inconsistentes nos primeiros meses da época, e está apenas a seis pontos do atual líder da Serie A, o FC Inter. Entre nomes preponderantes como Paul Pogba, Mario Mandzukic, Álvaro Morata, Gianluigi Buffon, há um que deve ser apontado como crucial para este renascer das cinzas bianconnero: Paulo Dybala.

O jovem prodígio argentino, de 22 anos, chegou a Turim este verão depois de ter realizado uma época 2014/15 de afirmação no futebol italiano ao serviço do Palermo (clube no qual esteve três anos). Com um saldo de 13 golos e 10 assistências, chamou a atenção de toda a elite do futebol europeu e levou a Juventus a desembolsar a quantia de 32 milhões de euros para contratar la Joya.

No entanto, a adaptação de Dybala ao tetracampeão italiano não foi, de início, tarefa fácil. Vestir a camisola de um histórico do futebol como a Juventus acarreta uma maior responsabilidade do aquilo a que estava habituado e, embora tenha marcado três golos nos seus quatro primeiros jogos, o argentino não conseguia manter consistência a nível exibicional, não demonstrava total adaptação às ideias da equipa e consequentemente nem sempre constava no onze inicial delineado por Massimiliano Allegri.

Todavia, também é verdade que no começo da época poucos eram os jogadores da Juve que mostravam estar em forma, e a equipa ressentia-se disso nos resultados (chegou a estar bastante distante dos lugares cimeiros da tabela classificativa). O conjunto transalpino evidenciava, nomeadamente, problemas no que concerne à manobra ofensiva, e a principal causa disso estava na ausência de Carlos Tévez (regressou ao CA Boca Juniors no verão) e de toda a qualidade que o endiabrado Apache trazia ao futebol da equipa.

Dybala e Pogba, os dois jogadores em maior destaque na Vecchia Signora  Fonte: Juventus FC
Dybala e Pogba, os dois jogadores em maior destaque na Vecchia Signora
Fonte: Juventus FC

A solução para este problema estava, porém, dentro do plantel de Allegri, mais precisamente no jogador que protagonizou a maior transferência a nível interno em Itália nesta época. O esquerdino Paulo Dybala, que é dotado de um enorme talento com a bola nos pés, tem um estilo de jogo muito similar ao de Tévez, seja na qualidade técnica, na velocidade ou na movimentação em manobra atacante. Embora possa atuar como a referência ofensiva, a posição ideal para la Joya é jogar como avançado recuado ou segundo avançado, pois é para a qual as suas capacidades mais se adequam. É a jogar aí que Dybala tem vindo a assumir papel de destaque e tem mostrado o seu melhor futebol e criatividade, quer através de golos quer de assistências para Mandzukic ou Morata (um dos dois costuma atuar como referência no ataque).

A evolução de Dybala no curto espaço de tempo desde que está em Turim valeu-lhe um lugar no onze titular da Vecchia Signora e tem sido, a par de Paul Pogba, o principal trunfo da Juventus, com várias exibições e golos de belo efeito decisivos para a recuperação que a equipa está a conseguir realizar (seis vitórias consecutivas na Serie A) e que permitem aos adeptos voltar a sonhar com o penta-campeonato. Em 23 partidas esta época, o herdeiro de Carlos Tévez na Juventus soma 10 golos e cinco assistências, dados que despertam já a atenção de colossos como FC Barcelona e Real Madrid CF.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Paulo Dybala

Fernando Gamito
Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto deve ficar alarmado? Imprensa espanhola aponta equipa interessada em Diogo Costa

Diogo Costa ainda pode sair do FC Porto neste mercado de transferências. O Chelsea está interessado no guarda-redes.

Vitória SC: defesa com ordem de saída neste mercado

O Vitória SC não tem Orest Lebedenko nos seus planos para a presente época. O lateral vai sair de Guimarães neste mercado.

Sporting: defesa central volta aos planos em 2 semanas

Zeno Debast está a recuperar de uma lesão. O defesa central do Sporting deve voltar à ação nas próximas duas semanas.

Celtic com vitória curta frente ao Dundee FC no arranque da nova temporada na Liga Escocesa

Na jornada inaugural da Liga Escocesa, o Celtic abriu a nova campanha com um triunfo por uma bola a zero na receção ao Dundee FC.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: imprensa turca revela proposta dos dragões por ponta de lança

O FC Porto apresentou uma proposta para garantir Sidiki Chérif, ponta de lança que pertence aos quadros do Fenerbahçe.

Oficial: Gonzalo García e César Palacios deixam o Real Madrid e reencontram-se com Álvaro Arbeloa no Fulham

O Fulham confirmou as chegadas de Gonzalo García e César Palacios. Dupla espanhoal deixou o Real Madrid por um total de 52 milhões de euros.

Rúben Neves regressa à ação no empate do Al Hilal frente ao Al Ahli SC

O Al Hilal empatou a três golos frente ao Al Ahli SC em mais um jogo do estágio na Áustria. Rúben Neves marcou presença no onze titular.