Ranieri para salvar os Blucerchiati

- Advertisement -

A UC Sampdoria está a ter um início de temporada penoso. Em 8 jogos oficiais, venceram apenas duas partidas (uma delas para a Taça de Itália contra um adversário de escalão inferior), ocupando, nesta altura, o último lugar da Serie A, com 6 derrotas e 1 vitória, 4 golos marcados e 16 sofridos. Números horripilantes para uma equipa dotada de talentos e com o objetivo de se qualificar para as competições europeias.

Quem não resistiu a estes números foi Eusebio Di Francesco. O ex treinador da AS Roma foi considerado um excelente substituto para Marco Giampaolo, ele que havia rumado ao AC Milan e que, curiosamente, foi despedido também na mesma semana. No entanto, a teoria não passou à prática e o arranque da UC Sampdoria foi desastroso para surpresa de muitos.

Uma equipa sem ideias, com inúmeros problemas na transição defensiva e que acumulou erros individuais que traçaram o destino de Di Francesco e que puseram a equipa na última posição da Liga.

Para dar a volta a esta situação, o excêntrico Massimo Ferrero, principal responsável da UC Sampdoria, escolheu Claudio Ranieri. A “velha raposa” volta assim ao ativo e engrossa a lista de treinadores catedráticos e consagrados presentes na Serie A. O técnico já orientou alguns dos melhores clubes do mundo, em ligas como a italiana, espanhola, inglesa ou francesa, e tem como expoente máximo o título do campeão inglês, de uma forma sensacional, com o Leicester City FC em 2016.

Quagliarella, aos 36 anos, fez a melhor época da carreira com 26 golos marcados
Fonte: UC Sampdoria

Ferrero e Ranieri têm formas de estar diferentes e é curioso este casamento. Ferrero sempre vistoso e extremamente exigente (por vezes, irracionalmente exigente) junta-se a um treinador que pauta o seu trabalho por muita qualidade técnico-tática, mas que tem uma postura de low profile, respeito e admiração pelo jogo.  É um casamento peculiar entre dois pólos totalmente opostos.

No entanto, a tendência será para uma melhoria. Esta lufada de ar fresco que chega com Ranieri, aliada à qualidade do plantel, de certeza que fará a UC Sampdoria galgar posições e deixar a zona perigosa de descida o mais distante possível.

A estreia do técnico será feita contra a AS Roma em casa, sendo um excelente primeiro desafio para a nova equipa de Ranieri. São expectáveis alterações no sistema da Samp, tendo em conta que, com Di Francesco, a equipa tem vindo a jogar com uma linha de três centrais, num 3x5x2, e com Fabio Quagliarella a ser a grande estrela da equipa. Normalmente, Ranieri adota o 4x2x3x1 e há a ideia que poderá implementar essa disposição tática já contra a AS Roma.

Depois do super título com o Leicester City FC, Ranieri não impressionou no FC Nantes e falhou no Fulham FC e na AS Roma a época passada. Regressa agora ao ativo e tem uma belíssima oportunidade de salvar a época à UC Sampdoria e voltar a ter um trabalho de sucesso.

Foto de Capa: UC Sampdoria

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Morreu o histórico treinador Mircea Lucescu

Esta terça-feira, Mircea Lucescu faleceu aos 80 anos em Bucareste. O histórico treinador tinha abandonado a seleção romena por problemas de saúde.

Rui Borges antes do Sporting x Arsenal: «Vamos ter momentos para tudo e temos de ser maduros»

Rui Borges falou com a imprensa antes do apito inicial do Sporting x Arsenal. O técnico explicou a escolha de João Simões e abordou as bolas paradas.

Manuel Pellegrini antevê duelo com o Braga: «Dão mais importância à construção do que à destruição»

O técnico do Real Bétis Manuel Pellegrini e o médio Marc Roca fizeram a antevisão à visita a Braga nos quartos-de-final da Europa League.

Viktor Gyokeres recebe salva de palmas à entrada para o relvado de Alvalade

Na entrada para o aquecimento do Sporting x Arsenal, Viktor Gyokeres foi aplaudido no regresso ao relvado de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

A máscara não vai voltar a Alvalade: Viktor Gyokeres não celebrará se marcar frente ao Sporting

Segundo o Maisfutebol, Viktor Gyokeres ainda guarda um grande carinho pelo Sporting e não pretende celebrar no regresso a Alvalade.

Ibrahima Ba supera dupla do FC Porto e recebe prémio de Defesa do Mês de março na Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou que Ibrahima Ba foi distinguido com o prémio de Defesa do Mês de março, superando Jakub Kiwior e Jan Bednarek.

Custou 62 milhões de euros ao Manchester United mas Paul Scholes afirma: «Provavelmente vendê-lo-ia»

Leny Yoro custou 62 milhões de euros, mas ainda não conseguiu afirmar-se por completo na equipa do Manchester United.