A análise à competitividade dos “Big 5” na última década

- Advertisement -

Quem é que não gosta de um campeonato decidido só na última jornada? Lembro-me, como se fosse hoje, do golo do Kun Aguero ao serviço do Manchester City, contra o Queen Park Rangers, não só me lembro, como ainda fico com uma ligeira pele de galinha.

Confesso que, nos momentos em que preciso de alguma inspiração ou até de motivação, lanço-me à plataforma Youtube e procuro aquele momento, e quando não fico satisfeito ainda procuro por “Last Minute Goals”. Estes são momentos que ficam para a história e, por certo, a história do futebol é em grande parte feita por momentos desses.

Agora, vamos aos factos.

Vyom Chaundry e a sua equipa na Run Repeat fizeram um trabalho simplesmente fantástico. Foram analisados mais de 18.000 jogos na última década, das cinco mais importantes Ligas Europeias – Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e a Ligue 1, e neste artigo vou tentar sintetizar, analisar e resumir o que foi a luta frenética pelos títulos do topo das Ligas Europeias.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora reage à transferência de André Luiz para o Olympiacos

O Estrela da Amadora admite «estranheza» por não ter sido informado de detalhes da transferência de André Luiz para o Olympiacos.

Garantem na Arábia Saudita: Al Najma despede Mário Silva e já tem sucessor

O Al Najma, da Arábia Saudita, terá despedido Mário Silva e encontrado um sucessor para o comando técnico: Nestor El Maestro.

Fenerbahçe chega a acordo com Anderson Talisca para a renovação por mais duas temporadas

Anderson Talisca vai prolongar o seu contrato com o Fenerbahçe por mais duas temporadas. O brasileiro representou o Benfica entre 2014 e 2016.

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.

PUB

Mais Artigos Populares

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

Jérémy Jacquet sofre lesão no Rennes antes de reforçar o Liverpool

Jérémy Jacquet, defesa-central francês que o Liverpool contratou para a temporada 2026/27 por mais de 60 milhões de euros, sofreu uma grave lesão no ombro durante o duelo do Rennes com o Lens.

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.