A análise à competitividade dos “Big 5” na última década

- Advertisement -

Quem é que não gosta de um campeonato decidido só na última jornada? Lembro-me, como se fosse hoje, do golo do Kun Aguero ao serviço do Manchester City, contra o Queen Park Rangers, não só me lembro, como ainda fico com uma ligeira pele de galinha.

Confesso que, nos momentos em que preciso de alguma inspiração ou até de motivação, lanço-me à plataforma Youtube e procuro aquele momento, e quando não fico satisfeito ainda procuro por “Last Minute Goals”. Estes são momentos que ficam para a história e, por certo, a história do futebol é em grande parte feita por momentos desses.

Agora, vamos aos factos.

Vyom Chaundry e a sua equipa na Run Repeat fizeram um trabalho simplesmente fantástico. Foram analisados mais de 18.000 jogos na última década, das cinco mais importantes Ligas Europeias – Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e a Ligue 1, e neste artigo vou tentar sintetizar, analisar e resumir o que foi a luta frenética pelos títulos do topo das Ligas Europeias.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea continua a surpreender e tem 150 milhões de euros reservados para destaque da Premier League

O Chelsea quer fechar a contratação de Morgan Rogers. Avançado do Aston Villa está a ser um dos grandes destaques desta Premier League.

Maioria dos jogadores do Manchester United ficou desiludida e insatisfeita com a saída de Ruben Amorim

Os jogadores do Manchester United não ficaram satisfeitos com a saída de Ruben Amorim. Treinador era apreciado pela maioria do grupo de trabalho.

O «I Believe» de Luís Pinto e de Guimarães | Sporting 1-2 Vitória SC

O Vitória SC venceu o Sporting por 2-1 e qualificou-se pela primeira vez para a final da Taça da Liga. Grande reviravolta nos descontos.

Antigo jogador do Manchester United arrasa possível sucessor de Ruben Amorim: «Se vier devolvo os meus bilhetes de época»

Nicky Butt não quer ver Enzo Maresca no Manchester United. Antigo jogador não esquece passado do técnico no Manchester City.

PUB

Mais Artigos Populares

Roni confirmado como reforço do AVS SAD

O AVS SAD confirmou a contratação de Roni como reforço da equipa. O médio canarinho de 26 anos deixou o Mirassol, do Brasil.

Estrasburgo oficializa Gary O’Neil como sucessor de Liam Rosenior

O Estrasburgo confirmou Gary O’Neil como treinador principal. O treinador inglês de 42 anos foi o escolhido para suceder a Liam Rosenior, que rumou ao Chelsea.

Fenerbahçe chega a acordo para a contratação de estrela por 30 milhões de euros

O Fenerbahçe fechou a contratação de Mattéo Guendouzi. Médio vai deixar a Lazio e rumar ao futebol turco.