A bola de Berlim é do Hertha

- Advertisement -

Após seis jornadas da Bundesliga, atrás do líder Borussia Dortmund e Bayern Munique está logo o Hertha de Berlim, em terceiro lugar. O conjunto da capital alemã venceu a equipa bávara e campeã em título por uns categóricos 2-0 e continua a ser a ‘pedra no sapato’ da Baviera.  É a única equipa do campeonato alemão que não perdeu com o Bayern nos últimos quatro encontros (uma vitória e três empates). Muitos procuram explicações em Munique para entender como é que o hexacampeão já perdeu tão cedo no campeonato, mas porque não saber o que se anda a fazer na terra da bola de Berlim?

O treinador do Hertha é o húngaro Pál Dárdai. Com 42 anos e já a orientar esta equipa desde 2014, antes de uma experiência como selecionador daquele país, tem andado a ‘remar contra a maré’ no que toca ao estilo de jogo. Posse de bola não é a principal estratégia, como tem sido apanágio daquelas equipas de menor dimensão da Europa do futebol que despertam a atenção a muitos dos nossos leitores.

Berlim provou que pode ser a capital do futebol alemão
Fonte: Bundesliga

O forte do Hertha é de facto a finalização e a agressividade. A equipa nunca terminou os seus jogos esta época com superioridade nessa estatística. Só em golos, exceto na partida da quinta jornada da Bundesliga contra o Werder Bremen, onde perdeu por 3-1.

Para chegar lá, o conjunto de Berlim joga num esquema 4-4-1-1 muito aberto, atacando muito bem pela direita, oferecendo muita largura aos defesas laterais que obrigam os extremos a aproximarem-se do centro da área, local onde podem ser servidos para o golo ao lado dos avançados. Há uma bela reunião de jogadores jovens e promissores com futebolistas mais experientes, com muitos minutos de Bundesliga.

Valentino Lázaro, angolano naturalizado austríaco de 22 anos contratado ao Salzburgo por 6,5M€, é uma das referências desta estratégia pela faixa direita do Hertha Berlim, em conjunto com o veterano e costa marfinense desta equipa, Salomon Kalou. Basta ver o entendimento entre ambos no segundo golo do Hertha contra o Bayern, marcado por outro jogador em grande forma neste arranque de Bundesliga, Ondrej Duda. O médio ofensivo eslovaco de 23 anos é o atual melhor marcador do campeonato alemão com cinco golos, mais um que o avançado bósnio, também experiente e do Hertha, Vedad Ibisevic.

Duda (5) e Ibsevic (4) já deram nove golos ao Hertha de Berlim na Bundesliga
Fonte: Hertha BSC

A larga amplitude que os laterais do Hertha têm pode ser um problema, mas isso parece por enquanto estar nas previsões da equipa de Dárdai. O promissor médio defensivo alemão – Arne Maier, de 19 anos – é o jogador que compensa as constantes subidas de Lázaro, bem como o norueguês Skjelbred – com 31 anos – quando o defesa esquerdo Mittelstadt avança para terrenos mais adiantados. Já os centrais Niklas Stark e Karim Rekik, ambos com 23 anos, assumem a marcação aos pontas de lança, numa linha defensiva sempre muito bem organizada. No jogo com o Bayern, Lewandowski ficou praticamente ‘no bolso’.

Há de facto uma estratégia bem montada no Hertha, clube que costuma dificultar a tarefa aos gigantes da Bundesliga, especialmente quando se trata de jogar no mítico estádio Olímpico de Berlim, onde é difícil levar pontos. Depois de um 10º lugar na temporada passada, o objetivo é com certeza regressar aos lugares europeus. Entre 2015 e 2017, o Hertha ficou sempre entre o 6º e o 7º lugar, tendo sempre arranques bastante interessantes. As presenças europeias têm vindo sempre a atrapalhar a prestação interna, mas o projeto a longo prazo que se vai cumprindo com Pál Dárdai pode trazer frutos a longo prazo. É ainda necessário um plantel mais profundo, que ofereça opções válidas.

Deixamos o resumo da primeira derrota impingida ao Bayern Munique esta temporada no vídeo em baixo:

Foto de capa: Hertha BSC

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: Camarões de Michaely Bihina fazem história e conquistam a CAN pela primeira vez

Michaely Bihina, guarda-redes do Benfica, foi titular na vitória dos Camarões por 3-0 frente ao Malawi, na final da CAN 2026.

Sporting empata com London City Lionesses no Algarve

O Sporting empatou com as London City Lionesses de Alexias Putellas. O encontro foi de carácter particular e terminou com empate a uma bola.

Jamie Vardy no Brasil? Eis o clube que está interessado e o abordou

O São Paulo está interessado em contratar Jamie Vardy a custo zero. Avançado inglês de 39 anos encontra-se livre no mercado.

Fafe vence no terreno do S. João Ver e Varzim derrota o Marco 09: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Fafe viajou até casa do S. João Ver para vencer por 3-1 e o Varzim superou o Marco 09 por 2-1, em jogos da segunda jornada da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.