Borussia Dortmund: Porquê Stoger?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Alemã

A escolha foi rápida e, depois da derrota diante do Bremen no passado sábado, Peter Bosz foi despedido do comando do Borussia Dortmund, sendo para novo treinador escolhido Peter Stöger, conforme anunciado pelo clube alemão no passado domingo.

Foi, no mínimo, surpreendente a escolha, sobretudo depois da desastrosa campanha do Colónia na Bundesliga na presente época, o que conduziu o treinador austríaco ao despedimento, no passado dia 3 de dezembro, ao cabo de 14 jornadas sem uma única vitória e ocupando o último lugar.

Aos 51 anos, Peter Stöger teve uma modesta carreira como jogador, toda passada na Áustria, seu país natal, destacando-se as várias épocas em que defendeu as cores do Áustria de Viena. Foi no clube da capital austríaca que pendurou as botas, em 2004/05, e onde começou a carreira de treinador, em 2005/06.

Algumas épocas depois, em 2012/13, voltou ao Áustria de Viena e venceu o seu primeiro título enquanto treinador: o campeonato austríaco. Daí saltou para o Colónia, onde viria a cumprir quatro épocas e meia.

Logo na primeira, em 2013/14, vence a Segunda Liga Alemã e sobe à Bundesliga. Em 2014/15, consegue o 12º lugar. Em 2015/16, o 9º. Em 2016/17, o 5º e o apuramento para a Liga Europa. Sempre a subir, portanto!

Em 2017/18, em 21 jogos, venceu apenas quatro, dois na fase de grupos da Liga Europa e outros dois na Taça alemã. O campeonato foi um autêntico desastre: 11 derrotas e três empates em 14 jornadas fizeram da formação a destacadíssima última classificada.

 Peter Stöger estreou-se com uma vitória sobre o Mainz, por 2-0, a contar para a Bundesliga, na passada terça-feira Fonte: Borussia Dortmund
Peter Stöger estreou-se com uma vitória sobre o Mainz, por 2-0, a contar para a Bundesliga, na passada terça-feira
Fonte: Borussia Dortmund

          Esteve só uma semana sem clube o treinador alemão e de Peter para Peter o Dortmund mudou de treinador. Para o comum adepto do futebol, onde me insiro, pode ter assumido contornos de incredulidade quando esta notícia foi pública.

Por outro lado, há que reconhecer que, retirando este acidente de percurso de 2017/18, a carreira de Peter Stöger tem sido um crescimento sustentado baseado em resultados consistentes e até além das expectativas.

Há ciclos que, como começam no momento que se considera o certo, da mesma forma se pressente que o fim está próximo. Foi, provavelmente, o que aconteceu no Colónia.

Agora o desafio é maior para o austríaco e a crise também se vive no seu novo clube. Ele já sabe o que é superar as expectativas, mas também o que é a pressão e depressão das derrotas.

Resumindo, está mais treinador! E já começou a ganhar na Bundesliga, na terça-feira, 2-0 ao Mainz…Um caso a seguir.

Foto de capa: Borussia Dortmund

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O Estádio da Luz vai ser palco de uma corrida de karts e os bilhetes já estão esgotados

O Estádio da Luz vai ser palco de um evento de karting a 14 e 15 de março, quando o plantel estará em Arouca.

Podcast Papo de Bola #102 – Neymar vai ao Mundial 2026?

O "Papo de Bola" desta semana traz uma análise sobre o futuro de Neymar. Será que o avançado brasileiro do Santos vai ter capacidade para entrar na lista do Brasil para o Mundial 2026? O César Mayrinck está na condução do programa.

Lionel Messi bisa para dar a primeira vitória da época ao Inter Miami

Lionel Messi bisou na reviravolta do Inter Miami frente ao Orlando City. A vitória foi a primeira de sempre em casa dos seus rivais estaduais.

Juventus define treinador para a próxima temporada

A Juventus quer manter Luciano Spalletti na próxima época, desejando inclusivamente renovar o contrato do treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta fez a melhor exibição da carreira na vitória dos Celtics

Neemias Queta foi o melhor em campo na vitória dos Celtics desta madrugada. O português somou 27 pontos, o seu recorde pessoal.

Gil Vicente x Benfica: eis os onzes prováveis

O Gil Vicente e o Benfica enfrentam-se a partir das 20h15 desta segunda-feira, num encontro da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Barcelos não é passeio | Gil Vicente x Benfica

A margem de erro do Benfica é curta e jogos fora, contra equipas organizadas e combativas, valem quase tanto como um clássico