Publicidade

Borussia VfL Mönchengladbach: Há surpresas para todos os gostos

Guilherme Vilabril Rodrigues · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Praticamente todos os anos nas principais ligas europeias nos deparamos com algumas boas surpresas que acabam por revelar um futebol muito positivo e por fazer épocas muito acima das expetativas iniciais. Serve de exemplo o Leicester de 2015/16, campeão inglês, o RB Lepizig, que depois da subida de divisão rapidamente se afirmou no principal escalão do futebol alemão ou até o nosso conhecido Famalicão que se encontra no quarto lugar da Primeira Liga Portuguesa.

Na Alemanha as surpresas começam a tornar-se um hábito, e parece ter chegado a vez do Borussia Monchengladbach, que está a fazer uma época muito acima do esperado, pelo menos no que ao campeonato diz respeito.

Na Bundesliga, a equipa do Oeste da Alemanha encontra-se neste momento no segundo lugar, a apenas dois pontos do líder Lepzig, depois de ter escorregado nesta jornada frente ao Hertha de Berlim. Ainda assim, merece maior destaque o facto de estar dois pontos à frente do Bayern Munique, que apesar do atual terceiro lugar continua a ser o principal candidato ao tão disputado título alemão.

Mas, se por um lado esta equipa nos tem vindo a surpreender com grandes exibições no campeonato, nas outras duas vertentes não se mostrou tão competente e está já eliminado de ambas. Refiro-me à Liga Europa, onde acabou por perder o passe para os 16avos de final depois de sofrer um golo aos 90+1 dos turcos do Basaksehir que assim se apurou e da Taça da Alemanha, em que foi eliminado pelo Borussia Dortmund. Note-se que em ambos os jogos a equipa esteve a ganhar por 1-0 e acabou por ser batida por 2-1. Em contrapartida temos o jogo com o Bayern, por exemplo, em que esteve a perder por 0-1 e acabou por conseguir derrotar o atual campeão em título por 2-1, o que nos diz muito sobre esta equipa que tem na imprevisibilidade uma das suas maiores armas, mas também uma das suas maiores fraquezas.

O Borussia Monchengladbach é a equipa com melhor registo dentro de portas no campeonato
Fonte: Borussia VfL Monchengladbach

Algo muito representativo desta imprevisibilidade que acaba por se tornar em instabilidade é o contraste de resultados apresentados dentro e fora de portas. Em nove jornadas que jogou em casa, o Borussia ganhou sete, empatou um e perdeu outro, este último contra o líder Leipzig, arrecadando assim vinte e dois pontos. Já fora de portas, em oito jornadas a equipa d’Os Protos conseguiu somar apenas treze pontos, o que significa que ganharam quatro, perderam três e empataram um, aparecendo assim em sexto lugar na tabela dos jogos fora de casa.

Continuando a olhar para as estatísticas facilmente percebemos que é a nível defensivo que a equipa encontra a sua mais valia. Isto porque é o conjunto menos batido do campeonato, a par do Wolsburg, com apenas dezoito golos sofridos. Esta coesão defensiva deve-se aos seus dois centrais que mostram muita segurança no setor mais recuado do campo. São eles Ginter e Elvedi, que se assumem assim como importantes pilares na construção de um onze inicial que, ainda que varie muitas vezes, tem já muitas rotinas interessantes.

Para além destes, há outros jogadores que se revelam muito importantes na manobra de Marco Rose. Refiro-me a Yann Sommer, Denis Zakaria, Stefan Lainer e os quatro perigosos da frente, que vão rodando na titularidade: Marcus Thuram, Breel Embolo, Alassane Plea e Patrick Herrmann.

Como já referi, o onze inicial sofre sempre alterações de jogo para jogo, e isso acaba por ser um fator determinante para a imprevisibilidade de que falei, uma vez que há um leque de jogadores que conseguem desempenhar a mesma função, mas todos de forma diferente e com distintas valências. Também isso tem um preço a pagar, e talvez seja essa a razão que justifique o facto de este Borussia ser capaz de nos apresentar o seu melhor e o seu pior, tal como aconteceu na Liga Europa.

A equipa tem muitos jogadores jovens e também o seu treinador tem ainda uma curta carreira onde certamente continuará a evoluir e a aprender coisas, tal como fez nos seus tempos de jogador.

Ainda que com toda esta incerteza, a equipa não deixa de apresentar um bom futebol baseado em ideias firmes que tenta levar a cabo em todos os jogos. É também desta incerteza que é feito o futebol, e é por isso as partidas dos pretos e verdes são tão emocionantes. É uma pena para os amantes do desporto rei que não possam disputar uma competição europeia para vermos qual o patamar que conseguiriam atingir. Vão então focar-se apenas no campeonato e é aí que ansiamos ver onde vão chegar. A situação é bastante promissora e tem tudo para continuar a ser. Qualidade não falta, vontade é certo que também não.

Talvez seja este o ano de acabar com a hegemonia da turma de Munique e de mudarem as cores que se erguem quando se fala em campeão. Resta-nos esperar e ver daquilo que estes homens são feitos, numa prova que está mais intensa e disputada que os típicos “aborrecidos” campeonatos alemães.

Foto de Capa: Borussia VfL Mönchengladbach

artigo revisto por: Ana Ferreira

Guilherme Vilabril Rodrigues

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.