O futuro da Mannschaft passa por (Drax)ler o jogo

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Alemã

Um campeonato do mundo e uma Taça das Confederações no currículo não é, convenhamos, um registo habitual para um jogador de 23 anos. Ser capitão de uma seleção ‘A’ campeã, com esta idade, menos habitual será.

É certo que há um contexto que explica o facto de Julian Draxler ter usado a braçadeira de capitão na Rússia e tem que ver com a aposta, nesta prova, de Joachim Low, num tubo de ensaio com vários atletas a um ano de distância do mundial no país russo.

O 7 da Mannschaft adota o perfil do craque, do que “joga muito e dá a jogar”. Pode funcionar a partir da extrema esquerda, como mais centrado nas costas dos avançados, mas é nas entrelinhas que gosta de soltar a criatividade, a visão de jogo, a capacidade no 1×1.

Falar dos ídolos de infância é uma forma de nos conhecermos a nós próprios. Zidane era o ídolo de Julian. Draxler é o nome hoje estampado na camisola. O número é menos importante. O jovem alemão decide como um 10, é letal como um 7 e até sabe organizar como um 8.

Aos 17 anos, tornou-se o mais jovem a jogar pelo Schalke 04 e o quarto mais novo a estrear-se na Bundesliga. Na altura, já o mítico colega de equipa, Raúl González, via nele um diamante.

Aos 23 anos, o virtuoso atacante Julian Draxler capitaneou a Alemanha na inédita conquista da Taça das Confederações 2017, na Rússia Fonte: SporTV
Aos 23 anos, o virtuoso atacante Julian Draxler capitaneou a Alemanha na inédita conquista da Taça das Confederações 2017, na Rússia
Fonte: SporTV

Depois de, em 2015 se ter transferido por um valor recorde de vendas, do clube de Gelsenkirchen rumo ao Wolfsburgo, Julian Draxler chegou à Rússia após cumprir a primeira época ao serviço do PSG.

E, agora, este Draxler, mais europeu e menos alemão, mostrou ao mundo que tem liderança para combinar qualidade de jogo com sentido de coletivo. A cabeça que monitoriza as belas jogadas que prendem o adepto ao jogo é também a que monitoriza o coração de um líder que, neste, e voltemos à expressão que utilizei, tubo de ensaio, deu mostras de ser um grande candidato a brilhar no próximo Mundial.

Após a vitória na final diante do Chile, a entrega que lhe foi feita da Bola de Ouro a premiá-lo como Jogador do Torneio, apenas significou um ato académico e natural daquilo que acabou por ser o coroar individual de um campeão do coletivo…. ou não fosse ele o capitão.

Aos 23 anos, o virtuoso atacante Julian Draxler capitaneou a Alemanha na inédita conquista da Taça das Confederações 2017, na Rússia. Sob a sua batuta, outros futebolistas da nova geração…casos de Leon Goretzka, Joshua Kimmich, Timo Werner, Lars Stindl…

Nesta Taça das Confederações ganhou Joachim Low pela aposta, ganharam os atletas em quem apostou, e no final, ganhou a Alemanha. Sim, tudo certo.

Contudo, o escopo deste texto é salientar Julian Draxler, que, no meio da juventude, sobressaiu com a voz mais grave de quem toma as rédeas. Por vezes, o futebol mostra que a mais impactante vociferação autoritária pode provir apenas e só da autoridade da qualidade com que se joga. Draxler tem essa autoridade.

O futuro da Mannschaft passa pela arte de (Drax)ler o jogo.

Foto de Capa: Bleacher Report

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Venezia oficializa Thierry Correia, que assina até 2027: «Acredito que o clube tem um ótimo projeto»

O Venezia garantiu Thierry Correia a custo zero após não renovar com o Valencia. O defesa rubricou contrato até ao ano de 2027.

Promessa francesa assina pelo Manchester City por 25 milhões de euros e ruma ao AS Mónaco por empréstimo

Mathys Detourbet assinou pelo Manchester City, proveniente do Troyes. Avançado de 19 anos será cedido por empréstimo ao AS Mónaco.

Sporting a todo o gás: Rui Borges orienta segundo dia de treinos

O Sporting continuou a sua pré-temporada com mais um treino físico. Rui Borges contou com 29 jogadores presentes em campo.

Federação Alemã oferece oportunidade a Florian Nagelsmann para abandonar o cargo nos próprios termos

A Federação Alemã de Futebol aconselhou Julian Nagelsmann a deixar o cargo de selecionador. Caso não o faça, o técnico deve ser despedido.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City: Elliot Anderson é o primeiro grande reforço da era Enzo Maresca

Elliot Anderson é oficialmente jogador do Manchester City. Médio deixa o Nottingham Forest por 135 milhões de euros e torna-se no inglês mais caro da história.

Irmãos Martim e Kiko Costa já assinaram pelo Flensburg e deixam Sporting em 2027

Martim e Kiko Costa vão continuar no Sporting durante mais uma temporada, mas já têm o futuro definido. Os irmãos assinaram pelo Flensburg.

Boston Celtics preparam reforço para a posição de Neemias Queta após renovação do português

Os Boston Celtics estão perto de garantir a contratação de Mitchell Robinson. Apesar da chegada do poste, Neemias Queta renovou o contrato.