📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O novato que transformou o TSG Hoffenheim

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Alemã

Por estes dias há um nome que faz correr muita tinta por terras germânicas. Um treinador que chega à Bundesliga com apenas 29 anos já é um facto assinalável, mas quando completa uma volta inteira sem perder e num clube que esteve à beira da descida na época passada, esse feito torna-se quase heroico. Falamos, claro está, de Julian Nagelsmann. O ‘menino’ que na época passada comandava os juniores do clube e que este ano tem conduzido o Hoffenheim de forma brilhante, ao ponto de não ter perdido nenhum jogo em toda a primeira volta. O primeiro desaire surgiu na passada semana, na visita ao campo do RB Leipzig, a outra grande surpresa da Bundesliga.

Na época transata, ao cabo de 20 jornadas, Huub Stevens, até então o treinador,  deixou-lhe nas mãos uma equipa desmotivada e com apenas 14 pontos somados. Nas restantes 14 rondas do difícil campeonato alemão conseguiu 21 pontos e a tão desejada manutenção. Depois de 6 anos a servir as camadas jovens do clube, a boa campanha foi recompensada e a direção deixou-o na cadeira de sonho para a nova época. Assim, com uma idade tão tenra, Nagelsmann vive um autêntico conto de fadas neste momento.

O técnico está a espremer e a tirar todo o potencial de jogadores que andavam meio perdidos nas suas carreiras, como Kramaric e Sandro Wagner, dois atacantes que levam já 18 tentos em conjunto e que têm papel fulcral na manobra ofensiva da equipa. Outro dos destaques tem sido Sebastian Rudy, o médio é o equilíbrio de toda a equipa e a sua regularidade já lhe valeu um contrato rubricado com o Bayern de Munique para a próxima temporada.

A união tem feito a força na formação alemã Fonte: TSG Hoffenheim
A união tem feito a força na formação alemã
Fonte: TSG Hoffenheim

Sem nomes sonantes nas suas fileiras, este é um Hoffenheim que se destaca pela sua coesão e entreajuda, é uma equipa que sabe esperar pelo erro do adversário e dar o golpe final com contra-ataques muito bem delineados. Os 10 empates que tem no campeonato poderiam pressupor que se trata de uma formação defensiva, mas tal não acontece. Sabe é que na impossibilidade de ganhar um jogo, há empates que são importantes e obviamente melhor que derrotas, como foi na casa do campeão Bayern ou no seu reduto com o Dortmund.

Nota-se que este Hoffenheim sabe para onde quer ir, tem um rumo bem traçado e muito por culpa do homem que comanda o ‘barco’. Resta-nos esperar para ver como corre esta segunda volta e se o apuramento para a Liga Europa surge, ou mesmo se dá uma espreitadela nos lugares de acesso à champions. Mas de uma coisa não restam muitas dúvidas – Nagelsmann não engana. Dá todos os sinais de ser um treinador com um futuro risonho e que vai dar que falar no mundo do futebol, parece estar talhado para voos mais altos. O tempo encarregar-se-á de o mostrar.

 Foto de capa: TSG 1899 Hoffenheim

João Nuno Aguiar
João Nuno Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Deu o pontapé de partida no mundo do futebol aos 5 anos no G. D. Peniche. Com 14 anos chegou ao Boavista F.C. para integrar as camadas jovens e assistir ao primeiro e único título de campeão nacional do clube portuense. Licenciado em radiologia, trocou o futebol profissional pela saúde, mas manteve a paixão pelo desporto rei, que ainda joga por hobby e que o mantém sempre atento ao que se passa aquém e além-fronteiras.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Patrício | A carreira de um homem discreto

O tempo veio dar-lhe razão e Rui Patrício acabou por se tornar uma das mais destacadas figuras do clube e da seleção nacional

Cristiano Bacci diz que a Primeira Liga tem nível de intensidade superior ao da Serie A e destaca jogador do Tondela: «É um jogador...

Cristiano Bacci fez um balanço da sua experiência no Tondela. O técnico italiano de 50 anos falou do nível da Primeira Liga e destacou Brayan Medina.

Álvaro Carreras faz balanço de 2025 e não esquece o Benfica

Álvaro Carreras deixou uma mensagem nas redes sociais sobre o ano de 2025. O lateral espanhol deixou fotografias do seu momento no Benfica.

Enzo Maresca está em risco no Chelsea e já há 2 nomes apontados ao lugar

Enzo Maresca está em risco de ser afastado do comando do Chelsea. Liam Rosenior e Andoni Iraola estão a ser apontados ao lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

«Vai ser bonito perceber qual o caminho que esta geração vai levar» – Entrevista Bola na Rede a Bino Maçães

Bino Maçães foi o timoneiro de uma equipa que agarrou toda uma nação aos ecrãs e que junta nomes do futuro da seleção e deu uma entrevista ao Bola na Rede.

Seleção Nacional Sub-17 eleita Equipa do Ano Bola na Rede 2025

A seleção nacional sub-17 de Portugal foi eleita a Equipa do Ano de 2025 para o Bola na Rede. Conquistas do Europeu e do Mundial na categoria reconhecidas.

Famalicão tenta resolver futuro de Riccieli e já há uma equipa brasileira na linha da frente para fechar o defesa

O Famalicão está a tentar resolver o futuro de Riccieli. O defesa-central de 27 anos pode seguir a sua carreira no Brasil, ao serviço do Vitória.