Reportagem BnR – Outra mentalidade, outro espetáculo: um(a) Fortuna no Futebol

- Advertisement -

Imagina que estás em Portugal e o teu clube está abaixo da chamada «linha de água», quantos adeptos estariam no estádio? Eu digo-te o atual cenário das últimas equipas da Primeira Liga Portuguesa nos seus últimos jogos. O Portimonense SC teve 2.522 espetadores e o CD Aves teve 1.779 (e a média total da Liga Portuguesa é de 11.692, em 2019). Digamos que, para além da falta de cultura desportiva, temos o problema de a maioria ser de um dos ditos «três grandes», mas com uma certa tentativa de mudança à vista.

Agora imagina estares na Alemanha e o teu clube estar nessa mesma posição? Com uma média de audiência de 43.441 espetadores (2019), a 1. Bundesliga, principal Liga Alemã, conhece um clube que luta ferozmente pela permanência na mesma. Uma liga onde o difícil não é subir, mas sim ficar e se não existir um bom investidor a sua estadia na elite do Futebol alemão será efémera.

Ora, pois bem, estamos a dia 15 de fevereiro de 2020 e a situação do Fortuna Düsseldorf 1895 é entre o lugar do play-off de descida e os lugares que dão bilhete direto para a 2. Bundesliga. O adversário desta jornada é o Borussia VfL Mönchengladbach, um «rival» da cidade que para muitos devido à sua boa relação não o consideram como um. Mas, ainda assim, era um jogo com essa envolvência de dérbi.

Neste artigo, vou tentar demonstrar, através de palavras, a enorme cultura desportiva que este país tem e também o ambiente completamente diferente daquele que é vivido no nosso país. Talvez, tenhamos muito que aprender com o Futebol por estes lados da Europa (Talvez não. Temos mesmo). Sejam bem-vindos a Düsseldorf e ao Merkur Spielarena.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting começa pré-época a 1 de julho: Morten Hjulmand e Pedro Gonçalves apresentam-se no arranque

O Sporting inicia os trabalhos nesta quarta-feira, dia 1 de julho. Morten Hjulmand e Pedro Gonçalves vão apresentar-se ao serviço.

Selecionador de Marrocos: «Somos imparáveis se jogarmos o futebol que sabemos jogar»

Mohamed Ouahbi analisou o desfecho do Países Baixos x Marrocos. Seleção marroquina avançou para os oitavos de final do Mundial 2026.

Selecionador do Paraguai após eliminar a Alemanha: «26 guerreiros entraram em campo e saíram como lendas»

O Paraguai eliminou a Alemanha nos 16 avos de final do Mundial 2026. Esta é a reação de Gustavo Alfaro, selecionador do Paraguai.

Juventus avança por antigo guarda-redes do Benfica

Mile Svilar conta com interesse dentro de Itália. Juventus contacta AS Roma por causa do antigo guarda-redes do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonardo Spinazzola prolonga o contrato com o Nápoles até 2028

O Nápoles renovou com Leonardo Spinazzola. O italiano estava em final de contrato e assinou por dois anos.

Farense despede-se do capitão Marco Matias

O Farense oficializou a saída de Marco Matias. O clube algarvio despede-se do capitão de equipa depois de quatro temporadas de ligação.

Cristiano Couto Brito estreia-se como treinador principal no Trofense

Cristiano Couto Brito foi oficializado como novo treinador do Trofense e vai estrear-se como técnico principal aos 36 anos.