Reportagem BnR – Outra mentalidade, outro espetáculo: um(a) Fortuna no Futebol

- Advertisement -

Imagina que estás em Portugal e o teu clube está abaixo da chamada «linha de água», quantos adeptos estariam no estádio? Eu digo-te o atual cenário das últimas equipas da Primeira Liga Portuguesa nos seus últimos jogos. O Portimonense SC teve 2.522 espetadores e o CD Aves teve 1.779 (e a média total da Liga Portuguesa é de 11.692, em 2019). Digamos que, para além da falta de cultura desportiva, temos o problema de a maioria ser de um dos ditos «três grandes», mas com uma certa tentativa de mudança à vista.

Agora imagina estares na Alemanha e o teu clube estar nessa mesma posição? Com uma média de audiência de 43.441 espetadores (2019), a 1. Bundesliga, principal Liga Alemã, conhece um clube que luta ferozmente pela permanência na mesma. Uma liga onde o difícil não é subir, mas sim ficar e se não existir um bom investidor a sua estadia na elite do Futebol alemão será efémera.

Ora, pois bem, estamos a dia 15 de fevereiro de 2020 e a situação do Fortuna Düsseldorf 1895 é entre o lugar do play-off de descida e os lugares que dão bilhete direto para a 2. Bundesliga. O adversário desta jornada é o Borussia VfL Mönchengladbach, um «rival» da cidade que para muitos devido à sua boa relação não o consideram como um. Mas, ainda assim, era um jogo com essa envolvência de dérbi.

Neste artigo, vou tentar demonstrar, através de palavras, a enorme cultura desportiva que este país tem e também o ambiente completamente diferente daquele que é vivido no nosso país. Talvez, tenhamos muito que aprender com o Futebol por estes lados da Europa (Talvez não. Temos mesmo). Sejam bem-vindos a Düsseldorf e ao Merkur Spielarena.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC regressa aos triunfos com uma ‘mão cheia’ frente ao Tondela

O Vitória SC goleou o Tondela por cinco bolas na 28.ª jornada da Primeira Liga. Gil Lameiras venceu pela primeira vez desde que assumiu o cargo.

Dragões querem manter ou alargar ainda mais a distância | FC Porto x Famalicão

Após a última paragem para compromissos das seleções, a Liga está de regresso e o FC Porto volta a entrar em campo neste sábado

O substituto de Luis Suárez na frente de ataque do Sporting para o jogo contra o Santa Clara

Luis Suárez está castigado e ficou fora da ficha de jogo do Sporting x Santa Clara. Rafael Nel é o seu substituto na frente de ataque.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola critica paragem de seleções antes do embate com o Liverpool: «O risco de lesões é enorme e não faz realmente sentido»

Em antevisão ao Manchester City x Liverpool, Pep Guardiola voltou a criticar o calendário e abordou o peso do jogo na corrida pelo título da Premier League.

Diogo Brito recorda Pedro Neto: «Era um jogador em que, com 12 anos, já jogava com o pé direito e com o esquerdo»

Pedro Neto foi um dos nomes que marcou a passagem de Diogo Brito pelo Vianense. Em entrevista exclusiva ao Bola na Rede, o defesa-central português recorda o antigo colega e sublinha a sua qualidade desde os escalões de formação.

Diogo Brito recorda tempos em que foi colega de Francisco Trincão: «Era um jogador mais refinado, mais de classe»

Francisco Trincão foi recordado por Diogo Brito no Vianense. Em entrevista exclusiva ao Bola na Rede, o defesa-central português fala do antigo colega e da qualidade que este já mostrava desde cedo.