📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Roberto Firmino: Uma Estrela em Ascensão

- Advertisement -

Roberto Firmino pode passar despercebido aos mais desatentos, mas para quem segue futebol com atenção este é um nome a reter e a seguir. O virtuoso brasileiro é, com vinte e dois anos, uma das figuras emergentes do campeonato alemão e o craque de serviço no Hoffenheim.

Desde 2010/11 por terras alemãs, o jovem jogador vem firmando créditos e tem confirmado todo o potencial que lhe era atribuído.
Na sua época de estreia, Carlos Eduardo, entretanto desaparecido na Rússia, despontava com a camisola dez e tapava todos os caminhos a um franzino craque vindo do Figueirense. Nesse meio-campo também já sobressaía um jovem austríaco que mais tarde se viria a afirmar como um dos melhores, se não o melhor, lateral-esquerdo da actualidade, David Alaba, na altura emprestado pelo Bayern de Munique.

Apesar de marcar alguns tentos e de se destacar a espaços, um dos motivos que vinham adiando a confirmação de todo o seu talento era o seu posicionamento em campo. Os treinadores insistiam em colocá-lo numa das linhas ou a jogar num sistema de três médios em que as preocupações mais defensivas não o deixavam soltar as amarras e desbravar caminho com fintas estonteantes e entradas fulminantes na área contrária.

firmino
Firmino a estreou-se a marcar esta época com um golo de bandeira
Fonte: bundesliga.de

A deslocação em definitivo para as costas do avançado veio confirmar tudo o que prometia e a época que passou foi, sem sombra de dúvida, brilhante. Marcou dezasseis golos e fez doze assistências no campeonato. Mas não é só de estatísticas que se faz um jogador e com a maior maturidade adquirida conseguiu finalmente exponenciar todas as ferramentas que fazem dele um dos maiores valores que passeiam pela Alemanha.
Capacidade goleadora, último passe e técnica assombrosa são só alguns dos seus principais atributos. O único senão é a agressividade excessiva, que o leva a acabar demasiadas vezes com o amarelo na ficha de jogo.

A selecção brasileira, neste momento, parece um local utópico, por onde, apesar da juventude, já merecia ter uma passagem. Firmino foi figura numa das mais competitivas ligas e conseguiu o feito de ser o melhor marcador brasileiro na Europa, ultrapassando Neymar e outros craques.
Com a renovação em curso na canarinha pode ser que surja uma oportunidade, mas para já Dunga deixou-o de fora das primeiras convocatórias pós-Mundial. Talvez as oportunidades apareçam com uma mudança para um emblema de maior prestígio…

O maior mistério continua a ser a manutenção do dez num clube de média dimensão e cliente habitual do meio da tabela, isto depois de um defeso onde foi associado a vários tubarões como o Inter ou o Arsenal. O próprio jogador assumiu que queria continuar no clube para não queimar etapas e renovou até 2017, mas a sua capacidade actual já exige voos mais altos. O início de época é prometedor e esta poderá bem ser a última época na pequena vila alemã.

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: as 16 equipas apuradas para os oitavos de final da Taça de Portugal

Estão definidos os 16 clubes que estão apurados para os oitavos de final da Taça de Portugal. Há equipas de vários escalões.

Union Berlin vence St. Pauli e aproxima-se dos lugares europeus: Eis os resultados do dia na Bundesliga

O Union Berlin venceu o St. Paulo por 1-0, em jogo a contar para a décima primeira jornada da Bundesliga. Diogo Leite jogou os 90 minutos.

Braga apanha susto contra o Nacional da Madeira mas segue para os oitavos de final da Taça de Portugal

O Braga recebeu e venceu o Nacional da Madeira por quatro bolas a duas, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Manchester City disposto a chegar aos 180 milhões de euros por craque do PSG

O Manchester City está interessado em Désiré Doué, jogador que representa o PSG. O atleta pode ter um custo de 180 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool define o futuro de Arne Slot

Arne Slot vai manter-se como treinador do Liverpool. O treinador não corre o risco de ser despedido, apesar dos maus resultados.

Eberechi Eze guia Arsenal a goleada frente ao Tottenham

O Arsenal recebeu e venceu o Tottenham por quatro bolas a uma na tarde deste domingo, em jogo da 12.ª jornada da Premier League.

Luís Castro soma empate pelo Nantes para a Ligue 1 em jogo onde antigo jogador da Primeira Liga foi herói e vilão

O Nantes empatou contra o Lorient a uma bola durante a tarde deste domingo, em jogo da 13.ª jornada da Ligue 1.