- Advertisement -

Cabeçalho Futebol InternacionalApós uma sequência de seis jogos sem vitória e três eliminações no ano, Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, a direção do São Paulo decidiu demitir o treinador Rogério Ceni. O antigo goleiro do São Paulo assumiu o clube em dezembro do ano passado e teve um aproveitamento de 50%. Realmente, o ano do Tricolor não tem sido bom, pois além das três eliminações do time na temporada o clube se encontra atualmente na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O Brasileirão é a única competição que o clube irá disputar pelo restante da temporada e isso, em tese, beneficiaria o São Paulo na maior competição nacional, pois tem mais tempo para preparar a equipe para os jogos do que tem os seus maiores rivais. O Palmeiras, por exemplo, está disputando três competições no momento, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, e o seu rendimento está acima do tricolor.

A demissão do Rogério Ceni é complicada por diversos fatores, vou elencar três:

FINANCEIRO

Tem uma clausula no contrato do Rogério Ceni que prevê que se ele tiver mais de 47% de aproveitamento e o clube decidir demiti-lo, o São Paulo teria que paga-lo cinco milhões de reais de indenização. Como o treinador tem 50% de aproveitamento o valor indenizatório poderá ser cobrado. Esse valor é muito alto para o Tricolor. O São Paulo vive uma grave crise financeira que ninguém de fora do clube sabe ao certo como se deu. O que é de conhecimento de todos que as últimas gestões do clube acabaram atolando o São Paulo em dividas e todo balanço financeiro anual o clube fecha no vermelho. Para um clube do tamanho do São Paulo fechar todo ano no vermelho é por que estava sendo muito mal administrado. Nem dentro do campo os resultados estavam vindo. A maior despesa Tricolor no momento é com a dívida bancária. A “bomba” estourou esse ano. Apesar da cara contratação do atacante argentino Lucas Pratto, junto ao Atlético Mineiro, o clube se vê na posição de negociar seus principais jogadores e jovens revelações. Como aconteceu no caso do promissor atacante David Neres que foi negociado por 15 milhões de euros para o Ajax da Holanda. O zagueiro Maicon, ex-Porto, também saiu recentemente para o futebol turco.

 

A DEMISSÃO DO MAIOR JOGADOR DA HISTÓRIA SÃO PAULINA

Rogério Ceni é o maior jogador da história do clube. A sua contratação como treinador foi exclusivamente por esse motivo. Tudo bem que o ex-goleiro fez curso na Europa e se qualificou. Mas não era o momento dele começar a sua carreira no time profissional de um grande clube. A falta de experiência como treinador foi percebido em vários momentos, inclusive em muitas das suas entrevistas coletivas. Em campo o time parece não ter um bom horizonte pela frente. Não evolui e demonstra muita fraqueza tática e de qualidade técnica. Entretanto, apesar de considerar que não era o momento dele assumir o São Paulo, não posso julga-lo por isso. Afinal ele considerou que já estava apto para iniciar a sua carreira de treinador em um grande clube e quem o contratou também apostou nisso. Ceni “caiu de pé” e certamente não teve a sua imagem manchada com a torcida Tricolor. Nessa situação o maior culpado pelo fracasso da equipe na temporada é a diretoria São Paulina. A direção do São Paulo parece ter contratado o Rogério Ceni apenas para desviar as atenções dela. Contrataram o “Mito” e com isso criaram um “escudo” para se proteger das cobranças. Agora a direção terá que conviver com cobranças ainda maiores vindo da torcida.

Rogério Ceni continuará a sua carreira de treinador em outro clube e a torcida São Paulina nunca o esquecerá Fonte: globoesporte.com
Rogério Ceni continuará a sua carreira de treinador em outro clube e a torcida São Paulina nunca o esquecerá
Fonte: globoesporte.com

PLANEJAMENTO

Qualquer clube que demite o seu treinador no meio da temporada atesta que o seu planejamento para o futebol no ano foi mal planejado. O São Paulo vem perdendo vários jogadores e pode perder outros durante a janela europeia que abriu.  Simultaneamente a saídas de jogadores, o clube tenta se reforçar. O meio campista Petros – que estava no Betis da Espanha – mal foi apresentado e já virou titular do time. Essa inconstância no plantel Tricolor prejudicaria qualquer treinador. Sendo assim podemos considerar que o treinador Rogério Ceni foi prejudicado no andamento do seu trabalho.

O FUTURO

O São Paulo está prestes a anunciar o treinador Dorival Júnior que teve ótima passagem pelo Santos na última temporada. Na verdade o Dorival é o único alento disponível no mercado de treinadores no Brasil nesse momento. Cabe a direção estabilizar o ambiente Tricolor para que o trabalho do futuro treinador seja bem feito.

Já o Rogério Ceni tem o seu futuro incerto. Rogério é treinador de futebol, ponto. Mas a sua imagem vinculada ao São Paulo é enorme e os outros clubes sabem disso. Profissionalmente isso não teria que ter influência alguma, mas na cabeça dos torcedores e dos dirigentes pode influenciar essa ligação do técnico com o clube paulista. Talvez seja melhor o Rogério começar por baixo. Ser treinador de algum time de base ou assumir algum clube de menor expressão e até mesmo de divisão inferiores à Série A. Assim como quase todo treinador começa a sua carreira. Exemplo maior é o técnico Tite que iniciou a sua carreira de treinador no interior do Rio Grande do Sul. Considero o Rogério Ceni um profissionalmente inteligente e promissor. Portanto, com o tempo e com outras experiências na área ele tem tudo para evoluir.

Foto de Capa: visãonoticias com

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Neemias Queta fundamental no regresso dos Boston Celtics às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors em mais uma madrugada da NBA. Neemias Queta esteve imperial no jogo.

Iñigo Martínez aborda regresso ao Barcelona: «É impossível Joan Laporta soltar tanta pasta»

Iñigo Martínez abordou a hipótese de regressar ao Barcelona e comentou a transferência de João Cancelo para o clube catalão.

Rayan Lucas e Rômulo Júnior querem convencer o Sporting até ao verão

Rayan Lucas e Rômulo Júnior pretendem continuar no Sporting e vão tentar convencer a estrutura leonina na segunda metade da época.

Tribunal espanhol rejeita recurso e médio do Sporting condenado a pagar 1 milhão de euros

Mateo Tanlongo foi condenado pelo Tribunal Supremo de Espanha ao pagamento de uma indemnização de um milhão de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.