📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Conhece as quatro equipas que subiram à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro

- Advertisement -

Terminou este sábado a Série B do Brasileirão e quatro equipas ganharam o acesso à elite do futebol brasileiro. Foram elas o Fortaleza, o Centro Sportivo Alagoano, o Avaí FC e o Goiás EC, emblemas que já fizeram parte do primeiro escalão da competição.

O regresso do Mito

Campeão da Série B, o Fortaleza, comandado por Rogério Ceni, foi sem dúvida o melhor dos vinte candidatos. Numa campanha com 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, a equipa cearense terminou o campeonato com 71 pontos (nove à frente do segundo colocado, o CSA).

Um dos grandes responsáveis pela promoção foi o ídolo do São Paulo FC, Rogério Ceni, ou “Mito”, como é conhecido. O treinador, com o seu estilo de jogo moderno e ofensivo, mostrou que o seu nome ainda vai dar muito que falar no futebol brasileiro. Mesmo com propostas de outros clubes da Série A, espera-se que Ceni permaneça no Fortaleza e tente chegar ainda mais longe.

No entanto, longe de ter um ótimo plantel, a equipa de Ceará precisará de reforçar todos os setores, principalmente o ataque, uma vez que o “artilheiro” da Série B, “Gustagol”, vai retornar ao SC Corinthians.

31 anos de espera

Maceió, capital do pequeno e pobre Estado de Alagoas, está em festa. Na raça, e talvez na sorte, o Centro Sportivo Alagoano (CSA) garantiu, na última jornada, acesso à Primeira Divisão do Brasileirão, após 31 anos fora da elite do futebol nacional. O clube alagoano também foi o primeiro a ir da quarta à primeira divisão em três temporadas.

O emblema de coração da melhor jogadora do mundo, Marta, e a primeira equipa a ser treinada pelo consagrado Luiz Felipe Scolari, o CSA, fará sua terceira participação na Série A do Campeonato Brasileiro. As duas últimas aconteceram quando o sistema de divisões e de pontuação do Campeonato eram diferentes.

O “azulão alagoano” foi vice-campeão da “Segundona”, com 17 vitórias, 11 empates e dez derrotas, e será o único representante do Estado de Alagoas na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Na campanha dos alagoanos, o destaque foi Didira, bom médio ofensivo, o melhor marcador da equipa com sete golos.

Atacante do CSA comemora golo contra o Juventude                                                                          Fonte: Centro Sportivo Alagoano

Velho conhecido

Sob comando do técnico Geninho, o Avaí, de Santa Catarina, sofreu para ficar na terceira posição da Série B. Foi somente no último jogo, um suado empate a 0 com a Associação Atlética Ponte Preta, que o clube da Ressacada pôde comemorar. Mesmo com um investimento pífio em 2018, o Avaí conseguiu 16 vitórias, 13 empates e nove derrotas.

O último acesso do Avaí à Série A tinha acontecido em 2014. No ano seguinte, no entanto, com uma péssima campanha, a equipa voltou à Série B. Agora, passados três anos, o velho conhecido da Série A terá mais uma chance para se manter entres os grandes.

Durante toda a competição, o Avaí foi uma das equipas mais regulares, estando sempre entre os primeiros classificados. Na reta final do Campeonato, porém, com uma enorme queda de rendimento, viu o acesso ao escalão principal ser ameaçado. O Avaí, assim como Fortaleza e CSA, terá de fortalecer todos os setores do plantel, pois apesar da boa posição na Série B, a equipa ainda é muito frágil, principalmente na defesa. O maior destaque foi, sem dúvidas, o treinador Geninho, que, mesmo com um plantel limitado, conseguiu fazer um bom trabalho tático e de organização.

O gigante está de volta

A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2019 será marcada pelo regresso de um dos maiores e mais tradicionais clubes do Centro-Oeste brasileiro. O Goiás, que desde 2015 estava fora da principal competição do Brasileirão, ficou em quarto lugar na “Segundona” deste ano, com 18 vitórias, seis empates e 14 derrotas. Apesar do quarto lugar, a equipa esmeraldina foi a segunda que mais venceu na competição, ficando somente atrás do campeão, Fortaleza.

O maior destaque do Goiás foi o segundo melhor marcador da competição: o atacante Lucão, que provavelmente se mudará para o futebol chinês. Com um remate preciso e perfeição nas jogadas aéreas, Lucão consegui fazer golos importantíssimos para a vitoriosa campanha do “verdão do oeste”. Se mantiver o futebol jogado em 2018, com a força da sua gigante massa adepta, o Goiás será certamente uma pedra no sapato de muitos clubes ricos da Série A.

Foto de capa: Fortaleza Esporte Clube

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Biel sobre o jogo menos conseguido na final da Taça Sul-Americana: «Disse que iria entrar para decidir não sabia que infelizmente era para atrapalhar»

Biel assumiu a frustração depois da derrota do Atlético Mineiro nas grandes penalidades frente ao Lanús, na final da Taça Sul Americana. O jogador brasileiro falhou uma das cobranças.

FIA desclassifica Lando Norris e Oscar Piastri após GP de Las Vegas

FIA desclassificou Lando Norris e Oscar Piastri no GP de Las Vegas. Em causa está detalhes nos carros que não atendiam ao regulamento.

Ciclismo: Andrés Iniesta compra a polémica Israel Premier Tech e equipa passa a chamar-se NSN Cycling

A equipa que gerou protestos nas grandes voltas muda de dono, de nome e até de país. A estrutura passa a ser controlada por uma empresa ligada a Andrés Iniesta e deixa oficialmente a ligação a Israel.

Já há árbitro definido para o Ajax x Benfica e João Pinheiro vai estar no Manchester City x Bayer Leverkusen da Champions League

O Ajax x Benfica vai ter arbitragem do alemão Sven Jablonski. Quanto a João Pinheiro vai estar a liderar a equipa de árbitros do Manchester City x Bayer Leverkusen.

PUB

Mais Artigos Populares

Paul Pogba voltou aos relvados e até Bruno Fernandes reagiu: «O futebol não acabou para mim»

Paul Pogba voltou aos relvados neste sábado. O médio internacional francês alinhou na partida do AS Mónaco e até Bruno Fernandes reagiu ao retorno do jogador nas redes sociais.

João Palhinha responde a lenda do Liverpool: «Algumas pessoas precisam de falar mal sobre as outras para aparecerem nos ecrãs de televisão»

João Palhinha não deixou passar em claro as críticas de Jamie Carragher e garantiu que está a viver um bom momento na temporada.

Nuno Espírito Santo lamenta empate do West Ham frente ao Bournemouth: «A oportunidade escapou das nossas mãos»

Nuno Espírito Santo analisou o empate do West Ham frente ao Bournemouth na Premier League. O técnico lamentou que a equipa não tenha conseguido vencer o encontro.