📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Conhece as quatro equipas que subiram à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro

- Advertisement -

Terminou este sábado a Série B do Brasileirão e quatro equipas ganharam o acesso à elite do futebol brasileiro. Foram elas o Fortaleza, o Centro Sportivo Alagoano, o Avaí FC e o Goiás EC, emblemas que já fizeram parte do primeiro escalão da competição.

O regresso do Mito

Campeão da Série B, o Fortaleza, comandado por Rogério Ceni, foi sem dúvida o melhor dos vinte candidatos. Numa campanha com 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, a equipa cearense terminou o campeonato com 71 pontos (nove à frente do segundo colocado, o CSA).

Um dos grandes responsáveis pela promoção foi o ídolo do São Paulo FC, Rogério Ceni, ou “Mito”, como é conhecido. O treinador, com o seu estilo de jogo moderno e ofensivo, mostrou que o seu nome ainda vai dar muito que falar no futebol brasileiro. Mesmo com propostas de outros clubes da Série A, espera-se que Ceni permaneça no Fortaleza e tente chegar ainda mais longe.

No entanto, longe de ter um ótimo plantel, a equipa de Ceará precisará de reforçar todos os setores, principalmente o ataque, uma vez que o “artilheiro” da Série B, “Gustagol”, vai retornar ao SC Corinthians.

31 anos de espera

Maceió, capital do pequeno e pobre Estado de Alagoas, está em festa. Na raça, e talvez na sorte, o Centro Sportivo Alagoano (CSA) garantiu, na última jornada, acesso à Primeira Divisão do Brasileirão, após 31 anos fora da elite do futebol nacional. O clube alagoano também foi o primeiro a ir da quarta à primeira divisão em três temporadas.

O emblema de coração da melhor jogadora do mundo, Marta, e a primeira equipa a ser treinada pelo consagrado Luiz Felipe Scolari, o CSA, fará sua terceira participação na Série A do Campeonato Brasileiro. As duas últimas aconteceram quando o sistema de divisões e de pontuação do Campeonato eram diferentes.

O “azulão alagoano” foi vice-campeão da “Segundona”, com 17 vitórias, 11 empates e dez derrotas, e será o único representante do Estado de Alagoas na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Na campanha dos alagoanos, o destaque foi Didira, bom médio ofensivo, o melhor marcador da equipa com sete golos.

Atacante do CSA comemora golo contra o Juventude                                                                          Fonte: Centro Sportivo Alagoano

Velho conhecido

Sob comando do técnico Geninho, o Avaí, de Santa Catarina, sofreu para ficar na terceira posição da Série B. Foi somente no último jogo, um suado empate a 0 com a Associação Atlética Ponte Preta, que o clube da Ressacada pôde comemorar. Mesmo com um investimento pífio em 2018, o Avaí conseguiu 16 vitórias, 13 empates e nove derrotas.

O último acesso do Avaí à Série A tinha acontecido em 2014. No ano seguinte, no entanto, com uma péssima campanha, a equipa voltou à Série B. Agora, passados três anos, o velho conhecido da Série A terá mais uma chance para se manter entres os grandes.

Durante toda a competição, o Avaí foi uma das equipas mais regulares, estando sempre entre os primeiros classificados. Na reta final do Campeonato, porém, com uma enorme queda de rendimento, viu o acesso ao escalão principal ser ameaçado. O Avaí, assim como Fortaleza e CSA, terá de fortalecer todos os setores do plantel, pois apesar da boa posição na Série B, a equipa ainda é muito frágil, principalmente na defesa. O maior destaque foi, sem dúvidas, o treinador Geninho, que, mesmo com um plantel limitado, conseguiu fazer um bom trabalho tático e de organização.

O gigante está de volta

A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2019 será marcada pelo regresso de um dos maiores e mais tradicionais clubes do Centro-Oeste brasileiro. O Goiás, que desde 2015 estava fora da principal competição do Brasileirão, ficou em quarto lugar na “Segundona” deste ano, com 18 vitórias, seis empates e 14 derrotas. Apesar do quarto lugar, a equipa esmeraldina foi a segunda que mais venceu na competição, ficando somente atrás do campeão, Fortaleza.

O maior destaque do Goiás foi o segundo melhor marcador da competição: o atacante Lucão, que provavelmente se mudará para o futebol chinês. Com um remate preciso e perfeição nas jogadas aéreas, Lucão consegui fazer golos importantíssimos para a vitoriosa campanha do “verdão do oeste”. Se mantiver o futebol jogado em 2018, com a força da sua gigante massa adepta, o Goiás será certamente uma pedra no sapato de muitos clubes ricos da Série A.

Foto de capa: Fortaleza Esporte Clube

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.