Cruzeiro e o bicampeonato: inédito?

- Advertisement -

brasileirao

Sei, meu caro leitor, que volto a frisar o mesmo ponto em que toquei algumas vezes. Não, não estou a falar daquele ponto específico feminino – e por sinal muito sensível – que uma equipe de investigação veio agora desmentir. Vamos discutir a classificação do Campeonato Brasileiro de Futebol. Falemos do poleiro mais apetecido de todos: o de campeão.

Quem se encontra em melhor posição para acabar nesse posto é o Cruzeiro. Uma igualdade com o campeonato anterior. O Cruzeiro Esporte Clube está perto de alcançar essa proeza pela segunda vez consecutiva. Seria o tetra e um bicampeonato. Mas antes de falar nisso; vocês estão a pensar – “Sim, Daniel, nós sabemos ver uma tabela e interpretá-la. É fácil. O Cruzeiro tem 56 pontos, o São Paulo tem 49, etc, etc. Ou seja, o Cruzeiro tem sete pontos de vantagem para o segundo classificado, com 27 jogos disputados, faltando jogar 11 partidas”. Tudo verdade. Mas também nem tudo se resume a números. Penso que efetivamente a Raposa tem claras hipóteses de renovar o título. Tem o mesmo técnico – a mão de mestre de Marcelo de Oliveira -, mexeu pouco na equipa e tem uma organização preparada. Às vezes é melhor pegar o embalo da onda do que remar contra ela. E esta onda é de vitórias.

Para além do mérito do Cruzeiro, vem depois a singularidade do Brasileirão: a perda de pontos de todos os concorrentes, em vários campos. Não decorre uma jornada em que não haja um clássico. E a clássico não me refiro a encontros disputados entre equipas campeãs. Refiro-me a partidas entre clubes que sabem o que é ser campeão mais do que uma vez e que têm atualmente equipa para bater os oponentes. Mesmo já tendo perdido o comboio do título a esta altura. Ou seja, mesmo que uma equipa consiga ganhar pontos e subir numa jornada, na outra tudo pode acontecer de maneira diferente. O Brasileirão deverá ser, com toda a certeza, a Liga do mundo com mais mexidas na tabela por rodada. Uma vantagem de sete pontos numa Liga onde todos perdem pontos acaba por ser boa. Não determinante. Apenas boa. Mesmo o Cruzeiro tendo perdido o último jogo. E o São Paulo ganho.

cruzeiro2
Uma imagem que todos os cruzeirenses querem ver repetida
Fonte: veja.abril.com.br

Voltemos à vaca-fria: porquê inédito? Já houve bicampeões seguidos tantas vezes: Flamengo, Palmeiras, Santos, Internacional… Porque apenas o São Paulo conseguiu, no novo sistema de pontos, alcançar a glória de seguida. E foram três vezes. 2006, 2007 e 2008. É claro que não é inédito para o Brasileirão. Já uma equipa o conseguiu. Inédito significa algo novo. Mas seria a primeira vez que outro clube para além do São Paulo o fizesse. Isso, sim, é algo inédito.

Engraçado é que se pensarmos que a luta está acesa entre os dois, podemos concluir que o São Paulo luta pelo campeonato, mas também luta para que seja ele o único a ter a glória consecutiva. Só o tempo (ah, sempre ele, o mariola!) ficará encarregado de nos informar sobre o que acontece.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e a exibição de Andreas Schjelderup: «Este Schjelderup é melhor do que aquele que encontrei»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote é claramente diferenciado, a música é outra»

Rui Borges esteve presente na sala de imprensa do San Mamés, de forma a reagir ao encontro entre o Sporting e o Athletic.

José Mourinho reage à vitória frente ao Real Madrid na Champions League: «Fizeram o que pedi: ou matamos ou morremos»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Federico Valverde: «O Benfica é uma grande equipa, com grandes jogadores»

Federico Valverde analisou o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as 8 equipas já apuradas para os oitavos de final da Champions League

Depois das 18 partidas em simultâneo, a fase de liga da Champions League terminou. Conhece as oito equipas apuradas para os oitavos de final.

Eis as 16 equipas que vão jogar os playoffs da Champions League

Depois das 18 partidas em simultâneo, a fase de liga da Champions League terminou. Conhece as 16 equipas apuradas para os playoffs.

Anatoliy Trubin e o golo do apuramento do Benfica: «Vi toda a gente a dizer-me para subir, vi também o míster, então subi, fui para...

Anatoliy Trubin analisou o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.