Íbis – A pior equipa de futebol do mundo

- Advertisement -

O Brasil pode-se honrar de ser a única seleção que é pentacampeã do mundo. Uma honra sem igual para um país que é um verdadeiro celeiro de craques. Mas se o Brasil está no topo em títulos do Mundial, também ocupa a última posição noutro ranking, de ser o país que tem “a pior equipa de futebol do mundo”. Claro que estou falando do glorioso Íbis Sport Club, da cidade de Paulista localizada no estado de Pernambuco.

O Íbis foi fundado em 15 de novembro de 1938, mas o clube ganhou repercussão internacional apenas nos anos 80. O Pássaro Preto, como também é conhecido, ficou sem vencer um jogo oficial por três anos e onze meses e todo esse jejum sem vitórias fê-lo entrar para o Guinness Book (o Livro dos Recordes). Logo, a fama de ser “a pior equipa do mundo” ganhou manchetes no Brasil e em várias partes do planeta. O tempo sem vitórias só não foi maior pois o clube conseguiu vencer o Ferroviário pelo Campeonato Pernambucano de 1980. Antes desse triunfo, o clube já vivia uma seca de dois anos sem vitórias, ou seja, em sete anos, o Íbis venceu apenas um jogo em 43 partidas disputadas.

Isso seria motivo de revolta para qualquer adepto de qualquer clube do mundo, certo? Não no caso dos adeptos do Íbis. Na temporada passada, o clube venceu os dois primeiros jogos do Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão e ao invés da direção do clube receber o carinho dos torcedores, esta foi alvo de protesto. Os adeptos colocaram na porta de um estabelecimento em Paulista, a frase “Fora Diretoria”, já que estavam revoltados com os resultados positivos, pois isso não era manter a tradição do verdadeiro Íbis que eles aprenderam a amar.

Também na última temporada, o clube anunciou o seu Programa de Sócio Torcedor. Para ser sócio do Íbis o adepto deve pagar uma mensalidade de R$ 2,00. Sim, apenas dois reais. O mote da campanha é “Ajude o Íbis a perder” e graças as boas publicidades e divulgações nas redes sociais, o clube tem conseguido atrair sócios até de fora do estado de Pernambuco. O perfil “Íbis Mania” é um sucesso no Facebook e no Twitter e atrai muitas pessoas pelo bom humor dos seus posts. O perfil brinca até com gigantes brasileiros como o Corinthians.

Mauro Shampoo é o maior ídolo da história do Íbis e o garoto propagando do Programa Sócio Torcedor do clube
Fonte: Íbis Mania

O homem que dá cara à campanha do Programa de Sócio Torcedor é o maior ídolo da história do clube, o ex-avançado Mauro Shampoo. O antigo ponta-de-lança foi titular da equipa por 10 anos e nesse tempo conseguiu marcar apenas um golo. Sobre o seu tento ele disse ao portal Lance: “Só fiz um golo na carreira, e mesmo assim dizem que foi contra. O guarda-redes defendeu a bola e a bola caiu na marca do penálti. Fiz o golo e corri o estádio todinho. O estádio estava lotado… Lotado de espaço vazio. Perdemos 8-1, mas eu fiz um golaço. Não há registo, por isso dizem que foi contra. Dói no coração. É o golo da minha vida.

O Íbis Sport Club chega a ser um matrimónio do futebol brasileiro e por mais folclórico que chegue a ser o Pássaro Preto, mostra uma outra realidade do nosso futebol. No clube existem jogadores que desejam vingar na carreira e não ser apenas parte de uma equipa perdedora. Jogadores que passam por sérias dificuldades, mas são “alimentados” pelo sonho de progredir como jogador.

Mas isso talvez seja assunto para outros textos. O Íbis, que é questão de orgulho e alegria para muitos, disputará novamente a Segunda Divisão Estadual esse ano. A expectativa da massa adepta é a mesma das últimas temporadas, estar com o clube mesmo após as prováveis derrotas. Afinal, a tradição tem que ser mantida.

Foto de Capa: Íbis Mania

Artigo revisto por: Jorge Neves

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Semedo foi acusado de violência por parte de uma mulher e já reagiu nas redes sociais: «As máscaras vão cair»

Rúben Semedo foi acusado de violência por parte de uma mulher. O defesa-central português do AVS SAD já reagiu nas redes sociais.

Thiago Almada quebra silêncio sobre futuro no Atlético Madrid e confessa: «Houve bastantes rumores durante este tempo»

Thiago Almada admitiu o desejo de continuar no Atlético Madrid, apesar de não estar a ser a primeira opção para Diego Simeone na temporada.

Matheus Reis deixa mensagem após ser expulso no Arouca x Sporting: «Contra tudo e contra todos»

Matheus Reis deixou uma mensagem nas redes sociais. O defesa do Sporting foi expulso na reta final do encontro frente ao Arouca.

Kylian Mbappé dedica ‘Panenka’ a Brahim Díaz: eis o motivo

Kylian Mbappé foi o autor da grande penalidade convertida no Villarreal x Real Madrid. O internacional francês dedicou o golo a Brahim Diaz.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira derrota São Paulo e regressa às vitórias no Campeonato Paulista

O Palmeiras de Abel Ferreira recebeu e derrotou o São Paulo por 3-1, em jogo da quinta jornada do Campeonato Paulista.

Eis os onzes prováveis do Benfica x Estrela da Amadora da 19ª. jornada da Primeira Liga

O Benfica recebe o Estrela da Amadora na 19ª. jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das equipas.

Rui Borges responde ao Bola na Rede e elogia reforço do Sporting: «Fez uma segunda parte soberba»

O Sporting venceu o Arouca por 2-1 na 19.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.