📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Intensa disputa pela Libertadores

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

No Brasileirão 2016 existe uma novidade:  não serão apenas os quatro primeiros classificados a ter a oportunidade de jogar a Copa dos Libertadores da América – o torneio internacional mais importante a nível do subcontinente sul-americano. As vagas estenderam-se, igualmente, ao quinto e sexto.

Houve quem não concordasse com isto. Como já escrevi, muita gente acha que é uma banalização da competição, tornando mais fácil o acesso e, ao mesmo tempo, havendo equipas que a partir de agora joguem apenas para se classificar para esta competição, esquecendo a proeza de ganhar o título brasileiro.

Na minha opinião, isso até pode ser verdade. Mas temos que concordar que o Brasil já merecia mais vagas. Sem esquecer que o vencedor da Copa do Brasil (equivalente à nossa Taça de Portugal) também se apura diretamente para a Libertadores. Então, são sete vagas, embora apenas quatro diretas: vencedor da Copa do Brasil, e três primeiros classificados.

Botafogo com boas prespectivas de qualificação para a Libertadores Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo
Botafogo com boas perspectivas de qualificação para a Libertadores
Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo

Quanto ao vencedor da Copa do Brasil, ele será ou Grémio ou Atlético Mineiro. Se for o segundo, abre uma vaga na classificação do Brasileirão, visto o Galo estar na zona que dá acesso á Libertadores (quarto lugar). Se for o tricolor do Rio Grande do Sul, aplica-se a norma que já explicámos. Em relação à tabela do Brasileirão, pelo menos nos lugares cimeiros, ainda que com mexidas, ela não oferece grandes dúvidas: O Palmeiras, o Santos e o Flamengo, tal como o Galo, apurar-se-ão. Resta saber em que lugar. O Botafogo também está em posição muito favorável, isoladíssimo no quinto lugar, com mais quatro pontos que o Atlético Paranaense, que é sexto. Porém, nesta última posição que garante uma passagem à Libertadores da América há muita competitividade. O Corinthians, o próprio Grêmio e o Fluminense, espreitam um lugar, visto que ainda faltam quatro jogos, e estão todos bem próximos.

Seja como for, estas quatro jornadas finais do Brasileirão prometem alterações. Tanto ao nível da colocação de cada clube na tabela, bem como a própria questão do título de campeão. Está tudo em aberto.

 

Foto de Capa: Goal.com

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.