📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Intensa disputa pela Libertadores

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

No Brasileirão 2016 existe uma novidade:  não serão apenas os quatro primeiros classificados a ter a oportunidade de jogar a Copa dos Libertadores da América – o torneio internacional mais importante a nível do subcontinente sul-americano. As vagas estenderam-se, igualmente, ao quinto e sexto.

Houve quem não concordasse com isto. Como já escrevi, muita gente acha que é uma banalização da competição, tornando mais fácil o acesso e, ao mesmo tempo, havendo equipas que a partir de agora joguem apenas para se classificar para esta competição, esquecendo a proeza de ganhar o título brasileiro.

Na minha opinião, isso até pode ser verdade. Mas temos que concordar que o Brasil já merecia mais vagas. Sem esquecer que o vencedor da Copa do Brasil (equivalente à nossa Taça de Portugal) também se apura diretamente para a Libertadores. Então, são sete vagas, embora apenas quatro diretas: vencedor da Copa do Brasil, e três primeiros classificados.

Botafogo com boas prespectivas de qualificação para a Libertadores Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo
Botafogo com boas perspectivas de qualificação para a Libertadores
Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo

Quanto ao vencedor da Copa do Brasil, ele será ou Grémio ou Atlético Mineiro. Se for o segundo, abre uma vaga na classificação do Brasileirão, visto o Galo estar na zona que dá acesso á Libertadores (quarto lugar). Se for o tricolor do Rio Grande do Sul, aplica-se a norma que já explicámos. Em relação à tabela do Brasileirão, pelo menos nos lugares cimeiros, ainda que com mexidas, ela não oferece grandes dúvidas: O Palmeiras, o Santos e o Flamengo, tal como o Galo, apurar-se-ão. Resta saber em que lugar. O Botafogo também está em posição muito favorável, isoladíssimo no quinto lugar, com mais quatro pontos que o Atlético Paranaense, que é sexto. Porém, nesta última posição que garante uma passagem à Libertadores da América há muita competitividade. O Corinthians, o próprio Grêmio e o Fluminense, espreitam um lugar, visto que ainda faltam quatro jogos, e estão todos bem próximos.

Seja como for, estas quatro jornadas finais do Brasileirão prometem alterações. Tanto ao nível da colocação de cada clube na tabela, bem como a própria questão do título de campeão. Está tudo em aberto.

 

Foto de Capa: Goal.com

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ausência de minutos de Arthur Cabral explicada por Davide Ancelotti: «Está a sacrificar-se porque tem problemas nas costas»

Arthur Cabral tem perdido tempo de jogo ao serviço do Botafogo. Em declarações è imprensa brasileira, Davide Ancelotti justificou a ausência.

Avançado do Real Madrid admite: «Hoje, Lamine Yamal é melhor do que eu e Lionel Messi é o melhor jogador do mundo»

Franco Mastantuono concedeu uma entrevista na qual reconheceu que Lamine Yamal é, atualmente, um jogador superior ao avançado do Real Madrid.

Portugal representado nos Globe Soccer Awards: Sporting e Cristiano Ronaldo aparecem entre os os nomeados

Já são conhecidos todos os nomeados para os prémios dos Globe Soccer Awards. Portugal está representado em várias frentes.

Pablo Sarabia coloca Cristiano Ronaldo como referência e fala da experiência no Sporting: «Estou muito agradecido»

Pablo Sarabia recordou os momentos que viveu como jogador do Sporting. O avançado internacional espanhol apontou Cristiano Ronaldo como referência.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente da Federação do Curaçau e o apuramento histórico: «Já ganhámos o Mundial»

O Curaçau vai pela primeira vez ao Mundial. Gilberto Martina é o presidente da Federação e já reagiu ao apuramento.

Olheiro BnR | Álvaro Zamora

Os beirões já contam atualmente com cinco vitorias consecutivas, uma delas frente ao Gil Vicente e Zamora tem sido figura.

Luis Suárez analisa vitória da Colômbia e faz balanço: «Representar o país é um prémio pelo trabalho feito no Sporting»

Luis Suárez falou sobre a vitória da Colômbia sobre a Austrália. Avançado do Sporting fez ainda balanço dos últimos meses.