Intensa disputa pela Libertadores

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

No Brasileirão 2016 existe uma novidade:  não serão apenas os quatro primeiros classificados a ter a oportunidade de jogar a Copa dos Libertadores da América – o torneio internacional mais importante a nível do subcontinente sul-americano. As vagas estenderam-se, igualmente, ao quinto e sexto.

Houve quem não concordasse com isto. Como já escrevi, muita gente acha que é uma banalização da competição, tornando mais fácil o acesso e, ao mesmo tempo, havendo equipas que a partir de agora joguem apenas para se classificar para esta competição, esquecendo a proeza de ganhar o título brasileiro.

Na minha opinião, isso até pode ser verdade. Mas temos que concordar que o Brasil já merecia mais vagas. Sem esquecer que o vencedor da Copa do Brasil (equivalente à nossa Taça de Portugal) também se apura diretamente para a Libertadores. Então, são sete vagas, embora apenas quatro diretas: vencedor da Copa do Brasil, e três primeiros classificados.

Botafogo com boas prespectivas de qualificação para a Libertadores Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo
Botafogo com boas perspectivas de qualificação para a Libertadores
Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo

Quanto ao vencedor da Copa do Brasil, ele será ou Grémio ou Atlético Mineiro. Se for o segundo, abre uma vaga na classificação do Brasileirão, visto o Galo estar na zona que dá acesso á Libertadores (quarto lugar). Se for o tricolor do Rio Grande do Sul, aplica-se a norma que já explicámos. Em relação à tabela do Brasileirão, pelo menos nos lugares cimeiros, ainda que com mexidas, ela não oferece grandes dúvidas: O Palmeiras, o Santos e o Flamengo, tal como o Galo, apurar-se-ão. Resta saber em que lugar. O Botafogo também está em posição muito favorável, isoladíssimo no quinto lugar, com mais quatro pontos que o Atlético Paranaense, que é sexto. Porém, nesta última posição que garante uma passagem à Libertadores da América há muita competitividade. O Corinthians, o próprio Grêmio e o Fluminense, espreitam um lugar, visto que ainda faltam quatro jogos, e estão todos bem próximos.

Seja como for, estas quatro jornadas finais do Brasileirão prometem alterações. Tanto ao nível da colocação de cada clube na tabela, bem como a própria questão do título de campeão. Está tudo em aberto.

 

Foto de Capa: Goal.com

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal atinge registo inédito com a vitória na Dinamarca e faz história

Portugal nunca tinha marcado quatro golos na casa de uma seleção no top-25 do Ranking UEFA. Vitória contra a Dinamarca foi histórica.

Samu Aghehowa recorda caminho das trevas na recuperação da lesão e destaca regresso no Clássico: «Foi tudo como sonhei»

Samu Aghehowa concedeu uma entrevista. Avançado falou do regresso aos relvados depois da lesão e da recuperação.

Liga das Nações: Chipre de Marcus Edwards leva a melhor sobre a Arménia

O Chipre bateu a Arménia por duas bolas a zero durante a tarde desta sexta-feira, num encontro relativo à Liga das Nações.

Al Wasl de Rui Vitória goleia a contar para a Taça da Liga dos EAU

Al-Wasl, equipa comandada por Rui Vitória, venceu por 4-0 o Kalba, na segunda jornada da Taça da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Caso ‘Cristiano Ronaldo’: já existem contactos para que possa existir reunião entre o ponta de lança e Jorge Jesus

Pedro Proença encetou os primeiros contactos de maneira a que Cristiano Ronaldo se possa reunir com Jorge Jesus.

Carlos Espí substitui Ferran Torres na Seleção Espanhola

Carlos Espí foi o escolhido para substituir Ferran Torres no estágio da Seleção Espanhola. O jovem avançado do Real Madrid estreia-se nas convocações séniores.

Sporting: notas sobre Souleymane Faye causam preocupação

Souleymne Faye não tem sido titular pelo Lorient, bem pelo contrário. O extremo encontra-se emprestado pelo Sporting.