Intensa disputa pela Libertadores

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

No Brasileirão 2016 existe uma novidade:  não serão apenas os quatro primeiros classificados a ter a oportunidade de jogar a Copa dos Libertadores da América – o torneio internacional mais importante a nível do subcontinente sul-americano. As vagas estenderam-se, igualmente, ao quinto e sexto.

Houve quem não concordasse com isto. Como já escrevi, muita gente acha que é uma banalização da competição, tornando mais fácil o acesso e, ao mesmo tempo, havendo equipas que a partir de agora joguem apenas para se classificar para esta competição, esquecendo a proeza de ganhar o título brasileiro.

Na minha opinião, isso até pode ser verdade. Mas temos que concordar que o Brasil já merecia mais vagas. Sem esquecer que o vencedor da Copa do Brasil (equivalente à nossa Taça de Portugal) também se apura diretamente para a Libertadores. Então, são sete vagas, embora apenas quatro diretas: vencedor da Copa do Brasil, e três primeiros classificados.

Botafogo com boas prespectivas de qualificação para a Libertadores Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo
Botafogo com boas perspectivas de qualificação para a Libertadores
Fonte: Vitor Silva, Esporte Interativo

Quanto ao vencedor da Copa do Brasil, ele será ou Grémio ou Atlético Mineiro. Se for o segundo, abre uma vaga na classificação do Brasileirão, visto o Galo estar na zona que dá acesso á Libertadores (quarto lugar). Se for o tricolor do Rio Grande do Sul, aplica-se a norma que já explicámos. Em relação à tabela do Brasileirão, pelo menos nos lugares cimeiros, ainda que com mexidas, ela não oferece grandes dúvidas: O Palmeiras, o Santos e o Flamengo, tal como o Galo, apurar-se-ão. Resta saber em que lugar. O Botafogo também está em posição muito favorável, isoladíssimo no quinto lugar, com mais quatro pontos que o Atlético Paranaense, que é sexto. Porém, nesta última posição que garante uma passagem à Libertadores da América há muita competitividade. O Corinthians, o próprio Grêmio e o Fluminense, espreitam um lugar, visto que ainda faltam quatro jogos, e estão todos bem próximos.

Seja como for, estas quatro jornadas finais do Brasileirão prometem alterações. Tanto ao nível da colocação de cada clube na tabela, bem como a própria questão do título de campeão. Está tudo em aberto.

 

Foto de Capa: Goal.com

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

Odysseas Vlachodimos está em destaque no Sevilha e pode regressar a clube que já representou

O futuro de Odysseas Vlachodimos está sob dúvidas. O Panathinaikos quer intrometer-se no interesse do Sevilha no guarda-redes.

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.

Sérgio Conceição continua a somar vitórias no Al Ittihad: «Isto é apenas o começo»

Sérgio Conceição reagiu nas redes sociais à vitória do Al Ittihad sobre o Al Kholood. Foi o sexto triunfo consecutivo para o treinador português.

Liam Rosenior e o cargo de treinador do Chelsea: «Em França fui gozado, mas sou bom no que faço»

Liam Rosenior realizou a sua primeira conferência de imprensa como técnico do Chelsea e mostrou-se confiante nas suas próprias capacidades.