Liga Brasileira: Meta à vista

- Advertisement -

brasileirao

Quando se começa a ver a luz ao fundo do túnel, depois de uma aventura longa, parece que as coisas ainda se complicam mais. O corpo enfraquece e a mente desaba. As pernas ficam moles e os braços não conseguem suportar o peso do que vem aí. É isso que diferencia os campões dos que não o são. Claro que há grandes equipas não campeãs, que mereciam, igualmente, obter esse título. Mas no final de uma jornada prolongada exigem-se forças redobradas e provisões, de modo a ajudar a enfrentar o final. Sim, o final. Tudo chega ao fim. E os campeonatos também. Faltam apenas 15 pontos para o Corinthians se sagrar hexacampeão do Brasil. Veremos se o alvinegro terá força suficiente para manter a vantagem de (agora) sete pontos para o Atlético Mineiro; clube que vem logo atrás na classificação.

O Gavião ficou à mercê do título neste fim-de-semana, quando venceu o Figueirense por 3-1 e depois soube da escorregadela do Galo com o – imagine-se – lanterna vermelha Joinville. Mas a demanda pela Taça ainda tem de esperar. Faltam 10 partidas e muita coisa pode acontecer. Uma delas é precisamente um Atlético-Corinthians. Claro que um e outro ainda vão perder pontos. Ninguém vence 10 jogos seguidos: muito menos no Brasileirão. Ora, posto isto, há duas teorias: a de que em campeonatos menos competitivos, isto é, onde os campeões são quase sempre os mesmos, uma vantagem de sete pontos a esta altura garante praticamente o título; mas também existe outra face da moeda – a de que por ser um Campeonato competitivo (quatro campeões diferentes nos últimos seis anos, na Série A) – também é igualmente crucial. Sim, os paulistas vão perder pontos. Mas o problema é que os mineiros também os vão perder. O jogo que certamente decidirá o título (ou não, depende dos acontecimentos até lá) é o tal Atlético MG vs Corinthians, em Belo Horizonte. Neste momento, jogou-se a 28ª jornada. Esse jogo será na 33ª. Precisamente a seis rodadas do término. Agora vai ser hora de decisões. E nervos de Aço.

Elias (de costas) está em grande forma no Timão. Fonte: sportv.globo.com
Elias (de costas) está em grande forma no Timão. Fonte: sportv.globo.com

P.S. – Ronaldinho Gaúcho anunciou o abandono do Fluminense. Depois de ter assinado em Julho, chegou ao fim o vínculo com o tricolor carioca. Menos de 80 dias ligaram o astro ao clube das Laranjeiras. Não era assim que, certamente, Gaúcho tencionava terminar os seus dias como futebolista. Mas, lá está, tudo tem um fim. É um fim. Não interessa se bom ou mau. Desinspirado, torcida sem paciência. Falou-se em muito café e cigarros… Assis, irmão e empresário do (ainda) jogador, tentou convencê-lo a ficar mais uns dias. Se o ex-Sporting e Estrela da Amadora não o tivesse feito, o seu irmão e cliente até poderia ter saído antes. É com pena que vejo isto acontecer. Mas, lá está, a vida não tem só coisas boas.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Edenílson confirmado como reforço do Botafogo

O Botafogo anunciou a contratação de Edenílson, que rescindiu com o Grémio. O médio de 36 anos assinou até ao final de 2026, e esteve ao serviço do Grémio quase dois anos.

Para Francesco Farioli ter em atenção? Lateral do FC Porto B em destaque

Dinis Rodrigues encontra-se ao serviço do FC Porto B e tem sido um habitual titular no conjunto orientado por João Brandão.

André Gomes confirmado como reforço do Columbus Crew da MLS

André Gomes deixa o Lille e prossegue a carreira na Columbus Crew, clube da MLS, após disputar apenas dois jogos na presente temporada.

Gustavo Guerra assina primeiro contrato profissional com o FC Porto

Gustavo Guerra assinou o primeiro contrato profissional da carreira e prolongou a ligação ao FC Porto, clube que representa desde 2016.

PUB

Mais Artigos Populares

União de Leiria: recuperação do estádio vai custar 4 milhões de euros

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, casa da União de Leiria, terá que ser reabilitado, depois de ter sofrido danos graves com a passagem do mau tempo por Portugal.

Deixou o Sporting e foi apresentado esta sexta-feira na Bélgica

Chris Grombahi foi confirmado esta sexta-feira como o mais recente reforço do Club Brugge, sendo emprestado pelo Sporting.

Pep Guardiola e o alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid: «Paguem mais aos professores. É assim que se resolve»

Pep Guardiola, técnico do Manchester City, tomou uma posição em relação ao alegado caso de racismo ocorrido no Benfica x Real Madrid.