Liga Brasileira: Meta à vista

- Advertisement -

brasileirao

Quando se começa a ver a luz ao fundo do túnel, depois de uma aventura longa, parece que as coisas ainda se complicam mais. O corpo enfraquece e a mente desaba. As pernas ficam moles e os braços não conseguem suportar o peso do que vem aí. É isso que diferencia os campões dos que não o são. Claro que há grandes equipas não campeãs, que mereciam, igualmente, obter esse título. Mas no final de uma jornada prolongada exigem-se forças redobradas e provisões, de modo a ajudar a enfrentar o final. Sim, o final. Tudo chega ao fim. E os campeonatos também. Faltam apenas 15 pontos para o Corinthians se sagrar hexacampeão do Brasil. Veremos se o alvinegro terá força suficiente para manter a vantagem de (agora) sete pontos para o Atlético Mineiro; clube que vem logo atrás na classificação.

O Gavião ficou à mercê do título neste fim-de-semana, quando venceu o Figueirense por 3-1 e depois soube da escorregadela do Galo com o – imagine-se – lanterna vermelha Joinville. Mas a demanda pela Taça ainda tem de esperar. Faltam 10 partidas e muita coisa pode acontecer. Uma delas é precisamente um Atlético-Corinthians. Claro que um e outro ainda vão perder pontos. Ninguém vence 10 jogos seguidos: muito menos no Brasileirão. Ora, posto isto, há duas teorias: a de que em campeonatos menos competitivos, isto é, onde os campeões são quase sempre os mesmos, uma vantagem de sete pontos a esta altura garante praticamente o título; mas também existe outra face da moeda – a de que por ser um Campeonato competitivo (quatro campeões diferentes nos últimos seis anos, na Série A) – também é igualmente crucial. Sim, os paulistas vão perder pontos. Mas o problema é que os mineiros também os vão perder. O jogo que certamente decidirá o título (ou não, depende dos acontecimentos até lá) é o tal Atlético MG vs Corinthians, em Belo Horizonte. Neste momento, jogou-se a 28ª jornada. Esse jogo será na 33ª. Precisamente a seis rodadas do término. Agora vai ser hora de decisões. E nervos de Aço.

Elias (de costas) está em grande forma no Timão. Fonte: sportv.globo.com
Elias (de costas) está em grande forma no Timão. Fonte: sportv.globo.com

P.S. – Ronaldinho Gaúcho anunciou o abandono do Fluminense. Depois de ter assinado em Julho, chegou ao fim o vínculo com o tricolor carioca. Menos de 80 dias ligaram o astro ao clube das Laranjeiras. Não era assim que, certamente, Gaúcho tencionava terminar os seus dias como futebolista. Mas, lá está, tudo tem um fim. É um fim. Não interessa se bom ou mau. Desinspirado, torcida sem paciência. Falou-se em muito café e cigarros… Assis, irmão e empresário do (ainda) jogador, tentou convencê-lo a ficar mais uns dias. Se o ex-Sporting e Estrela da Amadora não o tivesse feito, o seu irmão e cliente até poderia ter saído antes. É com pena que vejo isto acontecer. Mas, lá está, a vida não tem só coisas boas.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro reafirma ligação a Portugal: «Em termos futebolísticos, sinto-me mil vezes mais português do que escocês»

O treinador escocês do Estoril Praia, Ian Cathro refletiu sobre a sua ligação com Portugal, depois de quase duas temporadas a treinar na Primeira Liga.

AS Roma interessada trazer estrela do Bodo/Glimt de volta à Serie A

A AS Roma está a ponderar avançar pela estrela do Bodo/Glimt, Jens Petter Hauge. O norueguês de 26 anos alinhou pelo AC Milan na época 2020/21.

Bruno Alves é o novo Diretor Técnico do Rio Ave

O Rio Ave anunciou, esta sexta-feira, que o ex-internacional português Bruno Alves assumiu o cargo de Diretor Técnico dos vilacondenses.

Baixa de última hora no FC Porto antes da receção ao Arouca na Primeira Liga

O guarda-redes Cláudio Ramos não foi incluído na ficha de jogo do FC Porto x Arouca, devido a uma lombalgia.

PUB

Mais Artigos Populares

Mudanças nos onzes iniciais de FC Porto e Arouca na 24.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Arouca em jogo da 24.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes iniciais das duas equipas.

Lei ‘Anti-Piqué’ impede Cristiano Ronaldo de jogar na La Liga: Eis os detalhes

Cristiano Ronaldo adquiriu recentemente 25% do Almería, o que o impede de alinhar na La Liga devido à lei 'Anti-Piqué'.

Benfica suspende cinco sócios por atos racistas no Estádio da Luz frente ao Real Madrid

O Benfica emitiu um comunicado oficial no qual revelou que cinco sócios do clube foram suspensos e perderam o Red Pass, podendo ainda ser expulsos.