Liga Brasileira: Meta à vista

- Advertisement -

brasileirao

Quando se começa a ver a luz ao fundo do túnel, depois de uma aventura longa, parece que as coisas ainda se complicam mais. O corpo enfraquece e a mente desaba. As pernas ficam moles e os braços não conseguem suportar o peso do que vem aí. É isso que diferencia os campões dos que não o são. Claro que há grandes equipas não campeãs, que mereciam, igualmente, obter esse título. Mas no final de uma jornada prolongada exigem-se forças redobradas e provisões, de modo a ajudar a enfrentar o final. Sim, o final. Tudo chega ao fim. E os campeonatos também. Faltam apenas 15 pontos para o Corinthians se sagrar hexacampeão do Brasil. Veremos se o alvinegro terá força suficiente para manter a vantagem de (agora) sete pontos para o Atlético Mineiro; clube que vem logo atrás na classificação.

O Gavião ficou à mercê do título neste fim-de-semana, quando venceu o Figueirense por 3-1 e depois soube da escorregadela do Galo com o – imagine-se – lanterna vermelha Joinville. Mas a demanda pela Taça ainda tem de esperar. Faltam 10 partidas e muita coisa pode acontecer. Uma delas é precisamente um Atlético-Corinthians. Claro que um e outro ainda vão perder pontos. Ninguém vence 10 jogos seguidos: muito menos no Brasileirão. Ora, posto isto, há duas teorias: a de que em campeonatos menos competitivos, isto é, onde os campeões são quase sempre os mesmos, uma vantagem de sete pontos a esta altura garante praticamente o título; mas também existe outra face da moeda – a de que por ser um Campeonato competitivo (quatro campeões diferentes nos últimos seis anos, na Série A) – também é igualmente crucial. Sim, os paulistas vão perder pontos. Mas o problema é que os mineiros também os vão perder. O jogo que certamente decidirá o título (ou não, depende dos acontecimentos até lá) é o tal Atlético MG vs Corinthians, em Belo Horizonte. Neste momento, jogou-se a 28ª jornada. Esse jogo será na 33ª. Precisamente a seis rodadas do término. Agora vai ser hora de decisões. E nervos de Aço.

Elias (de costas) está em grande forma no Timão. Fonte: sportv.globo.com
Elias (de costas) está em grande forma no Timão. Fonte: sportv.globo.com

P.S. – Ronaldinho Gaúcho anunciou o abandono do Fluminense. Depois de ter assinado em Julho, chegou ao fim o vínculo com o tricolor carioca. Menos de 80 dias ligaram o astro ao clube das Laranjeiras. Não era assim que, certamente, Gaúcho tencionava terminar os seus dias como futebolista. Mas, lá está, tudo tem um fim. É um fim. Não interessa se bom ou mau. Desinspirado, torcida sem paciência. Falou-se em muito café e cigarros… Assis, irmão e empresário do (ainda) jogador, tentou convencê-lo a ficar mais uns dias. Se o ex-Sporting e Estrela da Amadora não o tivesse feito, o seu irmão e cliente até poderia ter saído antes. É com pena que vejo isto acontecer. Mas, lá está, a vida não tem só coisas boas.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli fala sobre Diogo Costa: «Temos um dos melhores guarda-redes do mundo que, quando é preciso, faz grandes defesas»

Francesco Farioli falou sobre Diogo Costa em conferência de imprensa após o jogo entre Académico de Viseu e FC Porto.

CD Nacional confirma contratação de Minkyu Song para as próximas duas temporadas

O CD Nacional anunciou a contratação de Minkyu Song. O avançado sul-coreano assinou um contrato válido até 2028.

Lionel Messi faz um póquer na goleada do Inter Miami de 7-1 frente ao CF Montréal

O Inter Miami goleou o CF Montréal por 7-1. A equipa argentina assumiu o segundo lugar, depois de um encontro em que Leo Messi fez um póquer e uma assistência.

Alvo antigo de volta à mira: Benfica já tem sucessor de Dodi Lukebakio definido

Benfica define Sergio Arribas como alvo. Águias só avançam se Dodi Lukebakio sair até ao fim do mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe anuncia contratação de Kojo Peprah Oppong

O Fenerbahçe anunciou a contratação de Kojo Peprah Oppong. A comitiva de Istanbul rescindiu também com Sofyan Amrabat.

Reforço para Xabi Alonso: Chelsea oficializa novo guardião

Emiliano Martínez é reforço do Chelsea. O guardião argentino assinou contrato até 2029 com os Blues.

Sofyan Amrabat oficializado como reforço do Ajax

O Ajax anunciou a contratação de Sofyan Amrabat. O médio marroquino assinou um contrato válido até 2028.