📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As novidades no mercado de transferências do Brasil

- Advertisement -

Dezembro e janeiro são meses em que os grandes times do futebol no Brasil entram em recesso, já os bastidores, no entanto, permanecem a todo vapor. As trocas de comando técnico e administrativo de alguns clubes e principalmente as transferências de jogadores fazem com que o futebol do país, mesmo sem os tão esperados jogos de quarta e domingo, seja alvo de uma audiência frenética, sobretudo daqueles torcedores que esperam bons jogadores para seus times.

Até o momento, as transferências realizadas pelas equipes série A, B e C no Brasil já passam de 800, número expressivo que até fevereiro, dependendo das especulações, pode dobrar ou triplicar.

O Corinthians está sendo, até o momento, a equipe da série A mais ativa e certeira do mercado brasileiro. O alvinegro reformulou praticamente todo o time, com a volta do treinador Fábio Carrile – campeão brasileiro em 2017 – e com as contratações de Mauro Boseli do León; Ramiro do Grêmio; Richard do Fluminense; André Luiz da Ponte Preta; Michel Macedo do Las Palmas e Gustavo do Coritiba.

Palmeiras e Flamengo, pela estrutura e poder financeiro, hoje, disputam os melhores nomes do mercado nacional e os “renegados” milionários que estão atuando na Ásia e em alguns países da Europa. Até agora, o Palmeiras já contratou o meia Zé Rafael, do Bahia; Arthur, do Ceará; Matheus Fernandes, do Botafogo; Felipe Pires, do Hoffenheim e Carlos Eduardo do Pyramids FC do Egito. Já o Flamengo, conseguiu, até agora, fechar somente com o zagueiro Rodrigo Caio do São Paulo.

Atacante Pablo sendo apresentado oficialmente como jogador do São Paulo FC
Fonte: Divulgação SPFC

Santos e São Paulo, com bem menos movimentações, foram pontuais em suas contratações. O peixe trouxe ao Brasil a principal “atração” até o momento: o treinador Jorge Sampaoli. O São Paulo, por sua vez, fez a maior transação financeira até agora (R$ 31 milhões), com a contratação do destaque do brasileirão do ano passado, o atacante Pablo do Athletico Paranaense, além do goleiro Tiago Volpi do Querétaro – Mex e o meia Hernanes, que estava no Hebei China Fortune Football Club.

Atlético MG e Cruzeiro também se movimentaram no mercado, com destaques para as contratações do defensor Luiz Orejuela do Ajax pelo Cruzeiro e do zagueiro Réver do Flamengo pelo Galo. Os cariocas Botafogo, Vasco e Fluminense também fizeram algumas contratações pontuais, mas apenas de jogadores medianos, para compor os elencos já fragilizados, situação idêntica ao recém-promovidos da série B, Goiás, CSA, Avaí e Fortaleza. Grêmio e Internacional, com boas campanhas no ano passado, pretendem manter a base de suas equipes. O meia Montoya, do Cruz Azul – Mex foi a principal contratação do Grêmio e o veterano Rafael Sobis, que defendeu o Cruzeiro em 2018 é até o momento a contratação mais “empolgante” do Colorado.

O recesso no futebol do país também é o período preferido – e mais lucrativo – para os grandes empresários da bola, que com suas “experiências” no mercado, provocam especulações que mechem com a paixão até dos torcedores mais comedidos. Ricardo Goulart, que atua pelo clube chinês Guangzhou Evergrande é um sonho antigo do Palmeiras, que parece estar perto de se concretizar neste ano, isso se o Palmeiras conseguir pagar o salário milionário do jogador. O meia Paulo Henrique Ganso do Amiens – FRA está na mira de São Paulo e Santos, Clubes que, curiosamente, o jogador já atuou no Brasil.

Já o Flamengo pretende contratar – ou tentar – o lateral Rafinha, que atua pelo Bayern de Munique. A possível contratação é vista como fundamental, tanto pela torcida rubro-negra quanto pela nova diretoria do clube, que pretende mostrar serviço, já no começo do ano. O clube também está tentando fechar com o atacante Gabriel Barbosa – o tal do Gabigol -, mas este está sendo disputado pelo seu clube de origem, o Santos e pelo West Ham da Inglaterra.

Foto de Capa: Santos FC

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé ativa modo melhor do mundo e Real Madrid goleia Athletic

O Real Madrid foi ao País Basco vencer o Athletic por três bolas a zero, em jogo adiantado da 19.ª jornada da La Liga.

Alemanha acolhe Europeu Feminino de 2029

A UEFA confirmou que o Campeonato da Europa Feminino de 2029 será na Alemanha. Portugal chegou a candidatar-se, mas acabou por retirar a proposta.

Problema para resolver em janeiro? Jogador termina contrato em 2028 e continua sem entrar nos planos de Rui Borges no Sporting

Rafael Pontelo continua sem somar minutos pelo Sporting esta temporada. A saída no mercado de janeiro é um cenário provável.

David Carmo fala sobre 2025/26: «Jogar com medo não ajuda. A confiança é o que nos pode ajudar a sair dessa situação»

David Carmo abordou a atual temporada ao serviço do Real Oviedo, equipa que luta pela manutenção na La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Seabra segue no comando técnico do Arouca

Vasco Seabra vai continuar no Arouca. A direção dos arouquenses entendeu que o técnico tem capacidades para atingir bons resultados.

Fábio Silva conta com interessado na Serie A (mas decisão de Ruben Amorim pode travar negócio)

Fábio Silva é um dos nomes que está a ser analisado pela AS Roma para a posição de ponta de lança. Joshua Zirkzee é a prioridade.

Benfica homenageia atletas encarnados que conquistaram o Mundial Sub-17 por Portugal

O Benfica homenageou os atletas Sub-17 das águias que se sagraram campeões do mundo. Rui Costa rasgou elogios aos 9 jovens, junto do plantel principal.