Os convocados de Tite para os primeiros jogos do ano

- Advertisement -

O técnico Tite convocou os 23 jogadores que disputarão os primeiros amistosos da Seleção Brasileira em 2019. O Brasil enfrentará o Panamá, no Porto, e a República Checa, em Praga. Os jogos servirão de preparação para a Copa América que será disputada no Brasil em junho e julho desse ano. Podemos considerar que o amistoso contra o Panamá será mais um que não acrescentará muita coisa para a seleção. A CBF arranjou mais um jogo contra uma seleção tecnicamente muito inferior e que não deverá criar resistência ou exigir muito do Brasil. Talvez o jogo valha mais pela festa em que o Estádio do Dragão se transformará, afinal muitos brasileiros vivem na Invicta e os próprios portugueses costumam prestigiar a seleção canarinha. Se analisarmos bem, nem o jogo contra a República Checa será de grande desafio para o Brasil.

Contudo os jogos estão marcados e a convocação está feita. Veja a lista dos convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

Defensores: Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (PSG), Danilo (Manchester City), Éder Militão (Porto); Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Thiago Silva (PSG);

Meio-campistas: Allan (Napoli), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Felipe Anderson (West Ham), Lucas Paquetá (Milan) e Philippe Coutinho (Barcelona);

Atacantes: Everton (Grêmio), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton) e Vinicius Junior (Real Madrid).

No gol as convocações de Alison e Ederson eram esperadas. O terceiro goleiro chamado foi Weverton que faz boa temporada no Palmeiras.

Nas laterais, se pensarmos em Copa América a convocação do Daniel Alves faz sentido, pois ainda é um jogador de qualidade. Porém, se considerarmos que o Brasil já deva começar a sua preparação para a Copa do Mundo de 2022 o jogador do PSG não deveria ser mais lembrado. Afinal, na Copa do Catar Dani Alves terá 39 anos e nem sabemos se ainda estará atuando. Ainda nas laterais faltou algo novo. O lateral do FC Porto, Alex Telles, há algum tempo pede passagem na seleção e encaixaria perfeitamente no lugar do Filipe Luís. Também não podemos ignorar a ausência do Marcelo que mesmo não vivendo a sua melhor fase, ainda é um jogador de extrema qualidade.

Na zaga a grande novidade é o excelente Éder Militão. O Portista é um zagueiro moderno e que tem uma ótima saída de bola. A princípio a zaga titular deve ser formada por Marquinhos e Thiago Silva. Mas Militão poderá virar protagonista na próxima Copa do Mundo. Para o lugar do Miranda quem deveria ter sido lembrado é o Dedé, do Cruzeiro. O cruzeirense vive melhor fase e merece uma chance na Seleção Brasileira.

Vinícius Júnior terá a sua primeira experiência na seleção principal do Brasil. A expectativa sobre o ex-jogador do Flamengo é alta.
Fonte: CBF

No meio campo a surpresa é Felipe Anderson do West Ham. O jogador faz uma bela Premier League e a convocação faz juz. Lucas Paquetá também terá a sua chance na seleção. O atleta recém-chegado ao Milan tem tudo para evoluir taticamente e isso lhe acrescentará muito. Pensando em um time titular, Paquetá pode jogar a frente do Arthur e do Casemiro. Talvez a única convocação contestável para o setor seja do Philippe Coutinho. Desde que chegou ao Barcelona o ex-atleta do Liverpool não se encontrou. O jogador foi contratado para fazer a linha de três do Barça com Suarez e Messi, mas vê o jovem francês Dembelé se sobressair e tomar o seu espaço. Não descarto o Coutinho em futuras convocações, mas nessa quem poderia ter tido uma chance é o atacante Dudu do Palmeiras. O palmeirense vem jogando muito bem e foi eleito o melhor jogador do último brasileirão. Porém, na seleção não vem tendo chances.

Mas é no ataque que vem a grande, e grata, novidade do Tite. A convocação do Vinícius Júnior é justa e pode mostrar a “nova cara” da seleção. Talvez o jogador do Real Madrid até divida as atenções com o Neymar. Vinícius Júnior vem demonstrando muita personalidade na Espanha. Com apenas 18 anos é titular da sua equipe e o jogador mais acionado em campo. De certa maneira assumiu a responsabilidade deixada pelo português Cristiano Ronaldo. Apesar que essa responsabilidade não deveria ser dele, afinal é muito jovem e acabou de chegar ao clube. Com essa idade ainda vai evoluir, essa evolução passa por decidir melhor como definir as jogadas e melhorar a sua finalização. Entretanto, o seu início de carreira é promissor e empolgante.

Agora vamos aguardar os amistosos para podermos avaliarmos como o “novo Brasil” após Copa do Mundo irá atuar. Ressalto que os adversários não darão muito parâmetro para uma análise mais profunda, mas de qualquer maneira poderemos observar algumas questões dentro de campo.

Foto de capa: CBF

 

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Pazes feitas e conflito resolvido: ânimos estão sanados entre Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo e treinador vai explicar tudo

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo reuniram-se no final do dia de terça-feira. Caso ficou resolvido e polémicas colocadas para trás.

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão esperam por reviravolta do Sporting: «Tem de ser de uma noite épica»

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão fizeram a antevisão do Sporting x Brondby. Leoas esperam por reviravolta na Europa Cup.

«Vemos mais treinadores e jogadores não a jogar futebol na praia, mas a jogar futebol de praia» – Entrevista Bola na Rede a Madjer

Pela alcunha de Madjer, são poucos os que não se lembraram nas genialidades de um dos melhores de sempre a jogar na areia, futebol de praia e não futebol na praia

Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançam novo jogo histórico do Torreense: «Podemos gerir os tempos e momentos de jogo de forma criteriosa e inteligente»

O Torreense está em vantagem na eliminatória contra o Kharkiv na Europa Cup. Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançaram eliminatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Benfica derrotado pelo Torrelavega em estreia na Liga Europeia

O Benfica perdeu com o Torrelavega por 31-24 no primeiro jogo da Liga Europeia de andebol. Jogo decorreu na Luz.

Gana de Carlos Queiroz derrotado com reviravolta: eis todos os resultados do dia da qualificação para a CAN

O Gana de Carlos Queiroz perdeu com a Gâmbia por 4-2 na qualificação para a CAN. Fica com todos os resultados do dia.

Benfica: Eis a lista de convocadas para o jogo com o Bayern Munique na Champions League Feminina

Já são conhecidas as convocadas do Benfica para enfrentar o Bayern Munique na segunda jornada da Campions League Feminina.