Os convocados de Tite para os primeiros jogos do ano

- Advertisement -

O técnico Tite convocou os 23 jogadores que disputarão os primeiros amistosos da Seleção Brasileira em 2019. O Brasil enfrentará o Panamá, no Porto, e a República Checa, em Praga. Os jogos servirão de preparação para a Copa América que será disputada no Brasil em junho e julho desse ano. Podemos considerar que o amistoso contra o Panamá será mais um que não acrescentará muita coisa para a seleção. A CBF arranjou mais um jogo contra uma seleção tecnicamente muito inferior e que não deverá criar resistência ou exigir muito do Brasil. Talvez o jogo valha mais pela festa em que o Estádio do Dragão se transformará, afinal muitos brasileiros vivem na Invicta e os próprios portugueses costumam prestigiar a seleção canarinha. Se analisarmos bem, nem o jogo contra a República Checa será de grande desafio para o Brasil.

Contudo os jogos estão marcados e a convocação está feita. Veja a lista dos convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

Defensores: Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (PSG), Danilo (Manchester City), Éder Militão (Porto); Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Thiago Silva (PSG);

Meio-campistas: Allan (Napoli), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Felipe Anderson (West Ham), Lucas Paquetá (Milan) e Philippe Coutinho (Barcelona);

Atacantes: Everton (Grêmio), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton) e Vinicius Junior (Real Madrid).

No gol as convocações de Alison e Ederson eram esperadas. O terceiro goleiro chamado foi Weverton que faz boa temporada no Palmeiras.

Nas laterais, se pensarmos em Copa América a convocação do Daniel Alves faz sentido, pois ainda é um jogador de qualidade. Porém, se considerarmos que o Brasil já deva começar a sua preparação para a Copa do Mundo de 2022 o jogador do PSG não deveria ser mais lembrado. Afinal, na Copa do Catar Dani Alves terá 39 anos e nem sabemos se ainda estará atuando. Ainda nas laterais faltou algo novo. O lateral do FC Porto, Alex Telles, há algum tempo pede passagem na seleção e encaixaria perfeitamente no lugar do Filipe Luís. Também não podemos ignorar a ausência do Marcelo que mesmo não vivendo a sua melhor fase, ainda é um jogador de extrema qualidade.

Na zaga a grande novidade é o excelente Éder Militão. O Portista é um zagueiro moderno e que tem uma ótima saída de bola. A princípio a zaga titular deve ser formada por Marquinhos e Thiago Silva. Mas Militão poderá virar protagonista na próxima Copa do Mundo. Para o lugar do Miranda quem deveria ter sido lembrado é o Dedé, do Cruzeiro. O cruzeirense vive melhor fase e merece uma chance na Seleção Brasileira.

Vinícius Júnior terá a sua primeira experiência na seleção principal do Brasil. A expectativa sobre o ex-jogador do Flamengo é alta.
Fonte: CBF

No meio campo a surpresa é Felipe Anderson do West Ham. O jogador faz uma bela Premier League e a convocação faz juz. Lucas Paquetá também terá a sua chance na seleção. O atleta recém-chegado ao Milan tem tudo para evoluir taticamente e isso lhe acrescentará muito. Pensando em um time titular, Paquetá pode jogar a frente do Arthur e do Casemiro. Talvez a única convocação contestável para o setor seja do Philippe Coutinho. Desde que chegou ao Barcelona o ex-atleta do Liverpool não se encontrou. O jogador foi contratado para fazer a linha de três do Barça com Suarez e Messi, mas vê o jovem francês Dembelé se sobressair e tomar o seu espaço. Não descarto o Coutinho em futuras convocações, mas nessa quem poderia ter tido uma chance é o atacante Dudu do Palmeiras. O palmeirense vem jogando muito bem e foi eleito o melhor jogador do último brasileirão. Porém, na seleção não vem tendo chances.

Mas é no ataque que vem a grande, e grata, novidade do Tite. A convocação do Vinícius Júnior é justa e pode mostrar a “nova cara” da seleção. Talvez o jogador do Real Madrid até divida as atenções com o Neymar. Vinícius Júnior vem demonstrando muita personalidade na Espanha. Com apenas 18 anos é titular da sua equipe e o jogador mais acionado em campo. De certa maneira assumiu a responsabilidade deixada pelo português Cristiano Ronaldo. Apesar que essa responsabilidade não deveria ser dele, afinal é muito jovem e acabou de chegar ao clube. Com essa idade ainda vai evoluir, essa evolução passa por decidir melhor como definir as jogadas e melhorar a sua finalização. Entretanto, o seu início de carreira é promissor e empolgante.

Agora vamos aguardar os amistosos para podermos avaliarmos como o “novo Brasil” após Copa do Mundo irá atuar. Ressalto que os adversários não darão muito parâmetro para uma análise mais profunda, mas de qualquer maneira poderemos observar algumas questões dentro de campo.

Foto de capa: CBF

 

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Sidny Lopes Cabral aterra na Turquia para reforçar o Trabzonspor

Sidny Lopes Cabral vai assinar um contrato de quatro temporadas pelo Trabzonspor, deixando o Benfica a troco de 10 milhões de euros.

Silas Andersen pronto para viajar até Lisboa para assinar pelo Sporting

Silas Andersen espera pela ordem para viajar até Lisboa. Médio dinamarquês será oficializado como reforço do Sporting esta quarta-feira.

WWE Clash in Italy: Só há um Tribal Chief

A WWE aterrou na semana passada na Europa (onde, relembre-se, vai fazer um house show em Portugal esta quarta-feira) e teve um premium live event em Turim, Itália, no domingo. O cartaz estava fortíssimo e as expetativas para um bom show eram altas, vamos ver se a WWE foi capaz de corresponder.

Golo de Éder continua a pesar na memória de Didier Deschamps: «Teria sido invalidado caso o VAR existisse…»

10 anos depois, Didier Deschamps referiu que o golo decisivo de Éder na final do Euro 2016 devia ter sido anulado.

PUB

Mais Artigos Populares

Harry Kane: «Sem contar com o Mundial, acho que mereço ganhar a Bola de Ouro»

Harry Kane coloca-se como candidato a conquistar a Bola de Ouro. Avançado do Bayern Munique leva 61 golos e sete assistências em 51 jogos.

Tudo a postos para o Mundial 2026: Eis as 48 convocatórias

Já são conhecidas todas as 48 convocatórias para o Mundial 2026. Torneio arranca com México x África do Sul, às 20h do dia 11 de junho.

Lembras-te de Ansu Fati? Vai deixar o Barcelona em definitivo por 11 milhões de euros

O AS Monaco fechou a contratação definitiva de Ansu Fati. Emblema da Ligue 1 paga 11 milhões de euros ao Barcelona pelo avançado.